quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Puchero

O puchero é uma receita preparada à base de carnes e embutidos, legumes, verduras, ovos cozidos e, em alguns casos, banana e grão de bico. Todos os ingredientes cozidos juntos e com temperos picantes dão origem a um dos pratos mais populares da Espanha. O puchero também é considerado uma versão espanhola do cozido português. Este que preparei é um puchero brasileiro. Pode-se acrescentar frango, carne em cubos, ou até ambos. Eu fiz um quase vegetariano, só coloquei uma linguiça calabresa para incrementar o sabor. A pimenta coloquei depois na porção individual (por causa das crianças). Cai muito bem umas gotas de tabasco ou pimenta dedo de moça, malagueta ou murupi. (Sou fã das pimentas da "Cia das Ervas").
Ingredientes:
  • 250g de grão de bico (cru)
  • 1,5 litros de água
  • 250g de linguiça calabresa fatiada em rodelas
  • 1 repolho bem pequeno fatiado ou metade de um médio
  • 1 pimentão verde cortado em cubos (eu não usei)
  • 2 cenouras pequenas fatiadas
  • 1 batata doce grande cortada mais ou menos em cubos (2,5 cm)
  • 2 cebolas pequenas picadas
  • 1/2 xícara (chá) de molho de tomate

  • 2 cubinhos de caldo de galinha (eu usei 2 envelopes 0% de gordura)
  • 2 colheres de (chá) de alho picado ou a gosto. Sal a gosto (não coloquei)

  • 1/2 colher (chá) de cominho em pó

Preparo:

Deixe o grão de bico de molho por 8 horas ou de um dia para o outro. Depois cozinhe em panela de pressão por aproximadamente 20 minutos. Acrescente os demais ingredientes e cozinhe com a panela destampada por mais 30 minutos ou até encorpar o caldo e ficar saboroso.

Após desligar, salpique salsinha fresca.

18 comentários:

laila radice disse...

nossa Cris seu puchero tá lindo! em casa minha abuelita faz...o dela tem bastante carnre, de vários tipos, mas ela cozinha as carnes separadas das verduras pra nao ter tanta gordura, depois na hora de servir mistura tudo...é maravilhoso!bela escolha! bjos

Laranjinha disse...

Que delícia. Deve ser óptimo.

Marizé disse...

Que maravilha Cris, confesso que não conhecia este prato e fiquei muito entusiasmada.
Beijocas e bom fim de semana

Laurinha disse...

Que rico, saudável, gostoso, bonito para os olhos e barriguinhas! Adorei!
Beijinhos,

Sheila disse...

Isso é uma delícia!!!!
Adoro, principalmente pela presença de tantos legumes que ficam derretendo na boca *o*

anna disse...

Brasileiro, espanhol ou português é um prato super confortável para os dias de frio que hão-de vir por aí...
Gostei muito!

Nani disse...

Eu já tinha ouvido falar nesta receita mas nunca tinha tido contato com foto ou com a receita.
Parece-me maravilhoso!

Agdah disse...

Eu adoro puchero, cozido ou seja lá que nome tiver.

Heidi disse...

Hummmm, isso me deixou de água na boca, está maravilhoso Claudia! abraços.

Gourmandisebrasil disse...

Está muito apetitoso! Adoro estes tipos de cozidos, uma ótima opção para sair do feijão cozido.
bjinho,
Nina.

Natércia Ramalho disse...

Querida essa receitinha está devinal.um bjs Natércia...

Anônimo disse...

CLAUDINHA, amo essa receita ela é tudo de bom ,podeomos faze-la juntas qualquer dia, batendo aquele papo gostoso como sempre.
Beijos Paula

valentina disse...

cláudia, comida com cara de outono.e vou fazê-la pois já estamos no outono estes ingredientes sÃo bárbaros.Obrigada por participar.Desculpe o atraso a postar mas tive uma semana meio punk.

Eli disse...

Cláudia querida que maravilha essa sua escolha! A foto está linda!!

Sheila disse...

Oi Clau,
tem uma coisinha pra vc lá no blog =)
bjus

Beatriz Belliard disse...

que delica este puchero !! bj

semente de sésamo disse...

Deve ser delicioso!

Cris disse...

Claudia, desculpe, achei que tivesse comentado aqui. Ficou lindo, quando fizer estas coisas gostosas, pode guardar um pouquinho para mim no freezer... eu vou buscar minha marmitinha. :-)

Blog Widget by LinkWithin