sábado, 22 de setembro de 2007

Cubinhos de Carne de Porco com Gergelim

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de gergelim branco (cru)

  • 1/4 xícara (chá) de shoyo

  • 1/4 xícara (chá) de saquê-mirim ( para cozinhar)
  • 1 colher (sopa) de suco de limão

  • 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim

  • 1 colher (sopa) de açúcar

  • 2 cebolinhas picadas

  • 2 colheres (chá) de alho picadinho

  • 2 colheres (chá) de gengibre ralado ou picadinho , se for em pó use 1 colher (chá)

  • Aprox. 1/2 kg de carne de porco cortada em cubinhos ou tirinhas ( eu usei pernil sem gordura)

  • 1 colher (chá) de maisena dissolvida em 2 colheres (sopa) de água;

  • Legumes (opcional) - desta vez usei ervilha torta e cenoura cortadas em diagonal.

Preparo:

  • Doure as sementes de gergelim numa frigideira anti-aderente sem óleo. Fique mexendo a frigideira para elas dourarem por igual, é rápido, senão elas queimam. Combine os ingredientes numa tigela, menos o óleo, misture bem e deixe marinar na geladeira por 4 horas à uma noite. ( eu fiz em 2 horas). Numa wok, frite a carne com o óleo de gergelim. Nesta hora acrescente os legumes e cozinhe rapidamente deixando-os "al dente". Pegue o caldo da marinada que ficou na tigela, coloque a maisena, dissolvendo bem e jogue sobre a carne até engrossar o caldinho. Se precisar coloque mais um pouquinho de água. Jogue a cebolinha picada no final. Sirva com arroz japonês.

14 comentários:

Silvia Arruda disse...

Este prato fica deve ficar mto bom!! Gosto do tempero japonês :)

Natércia Ramalho disse...

Cláudia mas que maravilha essa receitinha, dessas mãozinhas só saem coisas boas um bjs Natércia))

Eli disse...

Aí meu Deus!! Tem uma cumbuquinha dessa aí pra mim ainda?! :) Delícia amiga!!

Gourmandisebrasil disse...

Estou com fome esta foto está tentadora...gostaria de um potinho para o almoço...
bjo,
Nina.

Célia disse...

O que é gergelim? tenho uma certa dificuldade em saber muitas vezes o que são alguns dos vossos ingredientes.

Anônimo disse...

Linda foto, Claudia! A receita parece divina!
Beijos!


www.mangiachetefabene.wordpress.com

Cláudia disse...

Célia, obrigada por visitar o meu cantinho. Gergelim é semente de sésamo ou simplesmente sésamo.
bjs

Laranjinha disse...

Parabéns, tem muito bom aspecto.

Laurinha disse...

Que delícia que ficou, um visual muito apetitoso!
Beijinhos,

Sheila disse...

ADORO culinaria oriental!!! Foto super convidativa hein?
Só falta minha wok ¬¬'
rsrs

Heidi disse...

Claudia este prato está muito apetitoso, não paro de salivar, que delícia...

Nani disse...

Nossa eu fiz pão para hamburguer e exagerei na compra do gergelim, vou fazer esta tua receita para aproveitar um pouco o meu.
Beijocas!!!

Cris disse...

Claudia, eu amei seus bowls... estes que vieram na mala do maridex? Vou procurar o saque-mirim para comprar e fazer esta receita que está de dar água na boca! Você caprichou nos detalhes desta foto, está linda! Bjs!

Beatriz Belliard disse...

me deu fome agora olhando esta foto !! bj

Blog Widget by LinkWithin