terça-feira, 18 de setembro de 2007

Bolo de Chocolate com Morangos

Este bolo fiz para o aniversário da minha filha que completou 12 anos no dia 13/09. Modéstia a parte, eu nunca tinha acertado tanto num bolo, mas também agora com blogs e amigas que dão receitas e dicas, o mérito não é só meu. A massa é uma receita que eu já tinha, e o recheio e a cobertura eu tirei do Devore-me da Rosi. E depois, eu inventei moda com o chocolate meio amargo que sobrou e mesclei o bolo, fazendo dois tons de marrom. Meio maluco, mas ficou legal, não ficou?
Massa do Bolo:
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açucar
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de óleo (girassol ou canola), são mais suaves no sabor
1 copo de leite
3 ovos grandes
Modo de Preparar:
Misturar todos os ingredientes secos numa vasilha e, em seguida, juntar os outros. Não bater em batedeira. Deixar a massa suave e mole ( para isso ir adicionando o leite aos poucos). Untar uma assadeira (redonda de 30 cm de diâmetro) com manteiga ou margarina e polvilhar com farinha de trigo. Despejar a massa na assadeira e levar ao forno já pré-aquecido (200º), médio, por 20 a 25 minutos, ou até que enfiando um palito ele saia limpo. Mas não deixe a superfície secar muito.
Desenformei o bolo morno, e com cuidado cortei-o ao meio para rechear. Assim que abri, umedeci a parte de baixo e de cima com uma mistura de 1/2 xícara de leite gelado com açúcar à gosto (1 colher de sopa) e uma colher (café) de baunilha.
Coloquei o recheio na parte de baixo e cobri com morangos frescos, já bem lavados, escorridos e secos. Lavei com os cabinhos para não ficarem aguados e só tirei na hora de usá-los. Coloquei a outra metade do bolo por cima e também cobri o bolo com a mesma mistura da cobertura. Enfeitei com mais morangos frescos e aproveitei o que sobrou do chocolate(100g), derreti mais um pouco no microondas ou em banho maria, como vc se ajeitar melhor, coloquei mais um pouco de creme de leite e mesclei o bolo coloquei mais chocolate sobre os morangos.
Ingredientes:
300g de chocolate em tablete ( usei o meio amargo)
1 lata de creme de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de baunilha
Preparo:
Derreter o chocolate em banho-maria. Bater na batedeira a manteiga, o acúcar e a baunilha, acrescentar aos poucos (sem parar de bater) o chocolate derretido. Juntar por último o creme de leite, bater por alguns minutos. Deixe gelar um pouco, recheie e cubra o bolo.

32 comentários:

Julie Sol disse...

Que beleza,estava procurando um recheio assim cremoso.
SÓ TENHO UMA DUVIDA :
a sua" xícara chá " que medida é que tem.
obrigada ,beijo

Mila disse...

Nossa...
esse bolo parece estar mto bom... so por curiosidade qual é a textura do recheioe da cobertura?
fiquei curiosa..

Gourmandisebrasil disse...

Eh! parabéns para vc pelo bolo e para a filha pelo aniversário!
bjo,
Nina.

laila radice disse...

humm que danada...o bolo está lindo! e aposto que todos gostaram..parabens pra filhota! bjos

Fer Guimaraes Rosa disse...

que visao estonteante! maravilhoso! e deve ter ficado delicioso. nada que vah morango e chocolate pode nao ficar otimo. parabens para a sua filhota! :-)

Elvira disse...

Uau! Essa maravilha parece que foi comprada numa pastelaria fina de tão bonita que é!

Parabéns! Eu gostava de saber fazer bolos tão lindos assim. :-)

Agdah disse...

Afff, ficou lindo.

Marizé disse...

Está fantástico, adorei a cobertura com os dois chocolates.
Beijocas

Natércia Ramalho disse...

Cláudia mas isso é crime comer essa maravilha sem mandar uma fatia.um bjs Natércia...

Silvia Arruda disse...

Meu deus, Claudia!! Vc me mata com este bolo. Chocolate + morangos é a combinação perfeita para mim! :)

Cris disse...

Claudia, esta sua cobertura está de matar amiga... E você ainda mesclou, ficou lindo. Já vou anotar aqui, o A. vai amar, já sabe que ele é chocólatra né... Parabéns para a filhota, ela está cada dia mais linda! Bjs! :-)

Rosi disse...

Claudia, ficou ma-ra-vi-lho-so o seu bolo e esse cobertura � dez, sempre gostei!
Fico feliz por ter dividido com vc e em um momento t�o especial!
Que Deus ilumine suas filhas e as aben�oe com muita sa�de, nosso bem mais valioso! Bjos.
Rosi.

Unknown disse...

Está lindo. Eu até faço bolos bons para o paladar, mas nunca muito bonitos à vista. O seu está um espectáculo.

Sonya disse...

Olá,entrei no seu blog pelo blog
de uma nova "amiga de infância"
a Sonia Novaes.Nos conhecemos no
Cybercook.
Fiquei encantada com o dela e agora com o seu.
Será que eu vou aprender a lidar
com essas coisas virtuais como voces?
E esse seu bolo então, é tão lindo que chega a dar água na boca!
Parabéns pra sua filha e pra vc tbm!!!!!!
Beijos de sol e paz em seu coração.
Com carinho...Sonia (Toledo)

Heidi disse...

Claudia, Parabéns pelo lindo bolo, eu sou fã de bolos, e concerteza a receita já está na minha lista. Parabéns a sua filhinha linda, ela deve se orgulhar muito dessa mãezona tão dedicada... bjinhos

Carla disse...

Claudia, que bolo lindo! Está magnífico, parabéns!!!

Parabéns à filhota pelo aniversário, muitas felicidades!

Bjs, boa semana

Laurinha disse...

Sabe que eu comentei mas não está aqui....acho que fiz alguma arte!
Bem artista é vc! Que lindo que ficou, combinação perfeita de morangos com chocolate, e esse toque na cobertura, ficou 10!
Parabéns, procê e prá filhota, viu!
E que pena que não vou te conhecer pessoalmente no encontro... mas ficará para o próximo, com certeza!
Beijinhos,

Sheila disse...

Legal?
Ficou uma tentação, isso sim! rsrs

Na boa? Me dá um pedaço? hahahahaha

Anônimo disse...

Hummmmmmm! Que bolo!!!!!
Deve estar delicioso!
Sou do http://ceramicaedicaolimitada.blogspot.com/
e moro em Indaiatuba, porisso me manda o endereço no meu email
veramilunovic@yahoo.com.br
bjo
Vera M

Anônimo disse...

Nossa, que lindo!!!! Ainda sobrou um pedacinho?????
Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Celia disse...

Esse bolo está lindo e com certeza super gostoso. Vou guardar a receita. Bj

Nani disse...

Que bolo lindo!!!

Cinara disse...

Este bolo está um crime, Clau!!!! Existe combinação mais perfeita do que morango e chocolate? Aposto que não sobrou nem uma migalhinha deste bolo... Aproveito para desejar muitas felicidades e muita saúde para a sua filha! Beijos

Ana disse...

Legal nao, ficou lindo! E que cara boa!! Nossa, salivei!
Esta mesmo muito bonito seu bolo, Parabens Claudia!
Nada como a "blogsfera" para nos dar umas dicas culinaria, ne! Eh impressionante o quanto a gente aprende com esse pessoal bacana dos blogs de culinaria! Cada post eh uma nova licao! hehe!
E quanto ao seu comentario la no meu blog, obrigada e boa sorte para voce ai tbem!! (nao eh facil arrumar emprego, ne?!)
Beijos!
Ana

Cláudia disse...

A todos muito obrigada pelo elogios e pelas palavras de incentivo, que são tão boas de ouvir e fazem o nosso dia tão mais alegre.
bjs

Beatriz Belliard disse...

como so agora estou vendo esta maravilha ? nossa estou babando com esta visao, todo este chocolate com morangos, hmmmmm, que delicia !! e parabens para tua filha ! bjs

Eli disse...

Que lindo bolo!!!

katia disse...

olá, Claudia, achei seu blog por acaso,pois estou sempre procurando receitas e etc....adorei esse bolo e fiz agora pro dia das mães, ficou divino, mas s´[o um detalhe, não consegui fazer essa mescla na cobertura, pois ficou toda escura, e fiz a receita ebm direitinho, mas o importante é que todos gostaram e foi o maior sucesso, um abraço.

Unknown disse...

Sempre posso contar com vc para me salvar na hora do sufoco! Amanhã é aniversário do maridão e eu tava querendo um bolo gostoso, prático e barato! Bjs

sofa disse...

HI
I'm quite pleased with the ifonrmation in this post.nice and useful!
thank you!

ana mendes disse...

fiz essa receita ficou maravilhoso,uma delicia.

sofa slipcovers disse...

Hey
Bolo de Chocolate com Morangos
It is a bright light! Thank you for sharing your talent and wholesome information about with us.

Blog Widget by LinkWithin