Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de trigo para quibe
- água fervente (o suficiente para ficar um dedo acima do nível do trigo)
- 1 xícara (chá) de proteína texturizada de soja (PTS) granulada
- 4 batatas pequenas-médias cozidas e amassadas (cozinhe as batatas com a casca, para evitar que a batata absorva água, o que pode deixar o quibe mole) - eu cozinhei as batatas no microondas, ficaram bem sequinhas).
- 1 xícara (chá) de farinha de rosca
- Temperos à gosto: muita hortelã, 1 cebola grande ralada, sal, pimenta síria, um pouquinho de alho, canela, pimenta do reino...
- Recheio: o que desejar: eu usei requeijão culinário (aquele que vem numa bisnaga de plástico
- Azeite de oliva para pincelar o quibe
- Óleo de soja para untar a forma.
Modo de Fazer:
- Colocar o trigo em uma tigela funda e despejar água fria até cobrir. Deixe de molho por 1 hora (eu deixei 30 min.). Enquanto isso prepare os temperos.
- Coloque a proteína de soja em uma outra tigela e despeje água fria até cobrir. Deixe de molho por 5 minutos, escorra, lave e repita o processo por mais 3 vezes (até a espuma que se forma na superfície desaparecer). Esse processo é importante para que a soja não fique com o famoso "gosto estranho". Quando você faz isso, retira o fitato, presente na casca da soja que dá este gosto que muita gente não gosta. Escorra bem para retirar toda a água.
- Numa tigela bem grande, misture o trigo já espremido, a proteína de soja espremida, a batata amassada e os temperos. Amasse muito bem, vá despejando a farinha de rosca até adquirir uma consistência semelhante ao quibe com carne. Verifique o sal, se necessário coloque mais, deve ser bem temperado.
- Unte um refratário retangular médio com o óleo, coloque metade da massa, coloque o recheio, e coloque o restante da massa. Faça losangos, regue com azeite ou pincele se preferir. Leve ao forno (200º) pré-aquecido por 6 minutos e asse aproximadamente uns 20 a 25 minutos. No final, eu coloquei no modo grill para dar mais cor no quibe por uns 5 a 10 minutos. Sirva com berinjelas e abobrinhas grelhadas.
11 comentários:
achei tua receita bem interessante,
bjs
a receita é fantástica e a foto está linda
parabéns
Que maravilha adorei está linda um beijo. Natércia...
Foto linda prato delicioso.....
Bjcas para ti.
Claudia nunca usei carne de soja mas só pela sua foto vou experimentar! Bjks
humm delícia, será que eu acerto? Nunca consegui fazer carne de soja direito. Sempre fica um pouco amarga no final.
ps.: e sim, sobre os bichinhos de pano. Vamos nos falando por email. Me escreve que eu te respondo... biamlg@yahoo.com.br
eu tenho um tecido lilás de bolinhas igual ao verde que tem lá. Lindinho!!! E quanto ao gato, tenho vários tecidos que podem ser legais... posse te mandar amostras. :)
Muuuito interessante, adorei a ideia!
Vou fazer, pois estou com um pacote de PTS na dispensa e assim como voce estava com a pulga atras da orelha me perguntando "e agora, o q eu faco com ela"!! hehe!
Obrigada mesmo pela receitinha!
Ana
Muito interessante mesmo! Todo mundo tem a mesma dúvida, o que faço com ela??? heheh Claudia, adoro berinjela grelhada e só eu que como aqui... faço no george fore"WOMAN". Bjs!
Tb nunca tive interesse em comprar a carne de soja, mas creio que precisamos conhecer tudo e achei o kibe muito pratico e saudável.bj
Claudia
Olá gostei muito da receita, da foto, do blog, de tudo enfim.
Só uma observação: Se puser o requeijão ou qualquer outro produto de origem animal, deixará de ser vegan.
Bjokas e parabéns pelo blog.
Grazi
Oi, a receita aé bem legal. Mas se vai requeijão não é vegana.
Postar um comentário