sábado, 2 de maio de 2009

Casquinha de Siri

A falta das casquinhas de vieiras tradicionalmente usadas para as famosas casquinhas de siri não me intimidaram a deixar de fazer esta verdadeira delícia numa noite dessas para a minha família. Ou, melhor, eu comprei tais casquinhas a um bom tempo atrás, mas realmente não sei onde as guardei, então na hora H não as achei, devem estar em algum "muito bem guardadas". Mas de um lado foi ótimo, pois em ramequins vai o dobro da quantidade e a temperatura se mantêm por mais tempo, e convido a quem não tem as casquinhas a não deixar de fazer esta receita em casa só por causa disto. Vá por mim, fica ótima em qualquer cumbuquinha que vá ao forno.
Ingredientes:
  • 1 kg de carne de siri desfiada
  • 3 tomates maduros e firmes bem picados
  • 1 cebola grande picada
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 2 colheres (sopa) de azeite de dendé
  • 1 colher (sopa) de conhaque
  • 200ml de leite de coco
  • ½ xícara de cebolinha verde e salsinha picadinhas
  • 3 fatias de pão de forma (sem casca)
  • 1 colher (chá) de tabasco ou molho de pimenta vermelha (malagueta, dedo de moça) ou a gosto
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • queijo parmesão ralado que baste
  • farinha de rosca que baste
  • limão cortado em quatro para servir
Modo de Preparo
Prepare a carne do siri: Compre a carne de siri pronta que pode ser congelada ou fresca. Lave-a sob água corrente e fria, se desejar, e deixe escorrer numa peneira. Depois vire numa tigela, desfie todinha (eu comprei congelada e desfiada, já pronta, só descongelei). Prepare o pão: Em um prato fundo coloque o leite de coco e esfarele as fatias de pão de forma sem as cascas. Com um garfo misture para que todo o pão fique embebido no leite de coco. Deixe descansar um pouco. Prepare a mistura: Em uma panela aqueça o azeite de oliva e de dendé e ponha a cebola picadinha para dourar. Não deixe queimar, quando estiver no ponto acrescente os tomates e deixe cozinhar mais um pouco. Depois junte a carne de siri, o sal e misture. Em seguida coloque o conhaque e deixe cozinhar por uns 3 minutos. Acrescente o pão de forma amolecido no leite de coco e a cebolinha e salsinha picadinhas. Misture tudo e acrescente a farinha de trigo aos poucos sempre mexendo. A textura deve estar cremosa. Prepare as casquinhas: Coloque um pouco da mistura de siri em metades de conchas de vieiras ou em conchas de porcelana ou mesmo tigelinhas. Misture o queijo parmesão ralado com a farinha de rosca e polvilhe as casquinhas. Transfira-as para uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido para gratinarem por uns 10 minutos mais ou menos. Quando estiverem douradinhas, estarão prontas. Sirva quente. Esprema limão a gosto antes de saboreá-las, fica uma delícia.

20 comentários:

Lourdes Sabioni disse...

Mesmo sem casquinha de vieira, mas com um bom limão e uma pimentinha ficam 10!!!Adoro peixes e frutos do mar...Delícia! Bjs

Claudia Lima disse...

Eu não sou de coisas do mar, mas Casquinha de Siri são realmente deliciosas.
A solução dos ramequins foi prefeita!
Bjs :)

ameixa seca disse...

Eu adoro essas comidinhas com mariscos. Nunca provei casquinha de siri mas deve ser super bom ;)

cucchiaiopieno.com.br disse...

Ficou excelente na tigelinha e o sabor parece excelente! Um abraço. Léia

angela disse...

Claudia, estes dias achei as minhas casquinhas que tambem andavam sumidas e pensei preciso fazer urgente, as suas ficaram lindas e me deram agua na boca. adorei!

Teresa Newman disse...

aff, fiquei aguando de vontade de comer casquinha de siri

Natércia Ramalho disse...

Minha querida mas que maravilha de receitinha amei mesmo como sempre!Um beijinho...

Lets disse...

Hum, delícia!!!
Adoro!!!
Bjokas
Lets

Nani disse...

Amei a sugestão, eu só uma das tais que não tem as forminhas, rs
Beijos

Eli disse...

Eu tenho as casquinhas mas tenho uma certa preguiça de usar pois limpá-las não é um trabalho facil amiga. Amei feitas assim, e vou repetir por aqui!

www.saboresdalica.blogspot.com

Unknown disse...

Claudinha
Passei para "almoçar virtualmente" e deixar um beijão.

Mari disse...

Claudia querida, estou retornando à blogosfera, com uma cozinha nova! Senti mta saudade de vc e das amigas, não deu pra me afastar por mto tempo... risos... =D
Em casa, todos nós amamos casquinha de siri... e tua sugestão para fazê-las nos ramequins foi fantástica, o prato ficou um charme só, como td o q vc faz!!
É mto bom estar de volta!!
Bjo enorme

Mari

Luciana Macêdo disse...

Mesmo sem as casquinhas a apresentação ficou ótima, e me parece que o sabor também.
Bjs!

Verena disse...

Claudia,
amo casquinhas de siri e faz séculos que não como...nunca fiz em casa...como morava na praia era comum comer em restaurantes...mas com leite de côco nunca experimentei!
Adorei a idéia dos ramequins!
Beijos!

Cris disse...

Claudia, estou passando para desejar um bom final de dia das Mães para você, voltamos de viagem a tarde. A casquinha ficou linda, que ótima ideia não se prender às casquinhas para fazer a receita. beijos

Alessander Guerra disse...

Oi Cláudia precisava te mandar um email. Por favor, me passa seu contato para alesguerra@gmail.com

obrigado
Alessander
www.cuecasnacozinha.com

Edilia disse...

Casquina de siri é o melhor que à,quando vou a praia ,o clima já é diferente,é muito mais gostoso.
Edilia

Téia disse...

Clau, este prato está lindo e adorei a receita, mas tô com saudades, some não, tá? Bj grande.

"Manjares da Manu" disse...

Eu simplesmente amo casquinha de siri!!!Delícia!!!

Bjs... Boa semana!!!

Magali disse...

Olá, adorei a receita! Quantos ramequins dá pra fazer (rendimento)? Obrigada!!

Blog Widget by LinkWithin