Neste feriado de Finados fomos passar com a minha família, juntando minha mãe, meus tios, primos, marido, cunhados, irmãs, sobrinhos de primeiro e segundo graus. Enfim, um balaio de gatos em matéria de animação e comilança (ai, esqueça o programa verão).
Numa bela tarde minha querida tia Leda teve a feliz idéia de falar: _ Vamos fazer um bolo?!_ e mostrou a embalagem do chocolate que tinha uma receita, por assim dizer, uma proposta indecente. Um lindo Bolo de Chocolate com cobertura de chocolate (puro) e recheio de chocolate branco com laranja.
Aí pensei, vamos tentar, não é?. Nestas alturas já tinha um monte de gente na cozinha querendo ajudar, fazer alguma coisa, nem que fosse untar a forma. Ótimo, pensei. E começamos a prepará-lo. O primeiro passo foi terceirizar a massa do bolo, pois como era uma chácara, não tínhamos tudo o que precisávamos, só o que tínhamos lembrado de levar. Então o bolo foi o Bolo de Chocolate Nina (muito bom por sinal), não parecia bolo terceirizado. Eu fiz o bolo, e na receita pedia para colocar 2 colheres (sopa) de margarina, para não correr o risco dele ficar meio seco, coloquei 3 colheres e ao invés de 3/4 xíc.(chá) de leite, já coloquei 1 xícara. Demorou mais tempo para assar, fogo brando, mas valeu o resultado. Os seguintes passos seguem abaixo:
Recheio:
Derreta 500g de chocolate branco em banho-maria, ou no microondas. Essa foi a parte da minha Gi, depois acrescente 1 xícara (chá) de suco de laranja e raspas de 1 laranja. Misture bem e leve alguns minutos para a geladeira. (Obs.: na receita não pedia, mas acho que poderíamos por um pouco de creme de leite também). Fica para a próxima experiência culinária.
Minha tia abriu o bolo (na maior categoria, com a faca de pão mesmo) para recheá-lo e umideceu o bolo com leite gelado. Colocamos aquele recheio no bolo, e fomos para a...
Cobertura: 500g g de chocolate ao leite derretido em banho-maria ou no microndas com uma caixinha de creme de leite. Novamente Gi entrou em ação. (Obs.: eu preferiria que o chocolate fosse meio amargo, para contrastar com o recheio, mas lá todo mundo é formiga.)
Nesta hora todos estavam na cozinha, não sei o porquê, todo mundo queria ajudar...pegaram colheres, misturavam o chocolate, experimentavam para ver se estava no ponto. Incrível, que solidariedade...!
Mas finalmente acabamos de fazer e valeu a pena o esforço de todos, pois ficou uma delícia.
Por cima da cobertura também é para polvilhar raspas de laranja, praticamente raspas de uma no recheio e raspas da segunda na cobertura. Eis o bolo:
Gostaram?