Cada dia que experimento uma comidinha árabe fico pensando como a nossa culinária brasileira é rica. Podem perguntar: _ O que é que tem a haver a comida árabe com a brasileira? _ Tem tudo, respondo. A nossa comida árabe, é a comida árabe incorporada à brasileira. Vá à Arabia Saudita e com certeza será tudo diferente, assim como nem sabemos o que é sírio, líbanes, etc. Deixo este assunto para pesquisadores e historiadores da gastronomia. Mas o que ficou para nós, é nosso. O que os "Salim" deixaram para nós ao longo dos anos é exclusividade. A variedade que temos em nossa maneira de se alimentar é imensurável. O falafel é um exemplo disso. A primeira vista pode ser visto como um simples bolinho, mas a combinação de seus ingredientes dizem o contrário. Desperta em nós a fantasia das mil e uma noites...
falafel
ingredientes
- 1 1/2 xícara de grão de bico
- 1 cebola pequena picada
- 2 dentes de alho pequenos
- 1 pimenta vermelha picadinha (sem sementes)
- 1/4 de coentro ou salsinha picadinha
- 1 colher (café) de fermento
- 1 colher (café) de pimenta síria
- Zatar a gosto
- Cominho (1 colher de chá), usei tabel (ganhei da Fabrícia)
- Sal a gosto
- óleo para fritar
preparo:
Deixar o grão de bico de molho durante 24 horas ou de uma noite até a manhã. Coar, escorrer, retirar as cascas (não retirei, só as que sairam facilmente).
Colocar no liquidificador ou processador de alimentos todos os ingredientes acima, menos o óleo. Bater tudo até obter uma pasta grossa. Retire do liquidificador ou processador e deixe descansar por meia hora aproximadamente. Faça bolinhas com o auxílio de duas colheres de sopa e vá fritando os bolinhos à colheredas em óleo aquecido (não muito quente para não queimar), dourando os bolinhos. Escorra sobre papel absorvente. Sirva como petisco, acompanhemento, ou com tabule e homus. Servi acompanhado de uma saladinha de tomate picadinho com cebola e hortelã. Com arroz fica muito bom também.