quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Corrente da Amizade

Corrente da Amizade

A Natércia do blog Fiel ao Tacho, convidou-me a participar na corrente da amizade entre blogueiras que funciona da seguinte forma: cada pessoa escolhida indica mais dez com o objetivo de agradecer a gentileza que tiveram de compartilhar conosco as suas artes, pensamentos e um pouco da sua vida. Depois de escolhidas as participantes, devemos fazer uma visitinha ao blog de cada uma e deixar um comentário avisando da corrente. Passo esta corrente a:

Cris, do From our Home to yours, pelo encanto, criatividade, sofisticação com simplicidade.

Eliana, dos Sabores da Lica, pelo dom de cozinhar com amor e compartilhar seu jeito de ser por dentro, espalhando a paz e alegria para as pessoas à sua volta.

Dinha, do Coisas Simples, por sua ótimas receitas brasileiras e orientais, nos ensinando muitas coisas sobre a cultura japonesa no Brasil.

Laurinha, do Pitadinhas, uma graça de pessoa que sempre esta fazendo o melhor para sua família com amor e carinho e espalha graça no seu blog.

Edna, do Banana Skater, nova blogueira, que tem muita sensibilidade, vocês não tem noção do que ainda está por vir em matéria de culinária.

Silvinha Arruda, do Doce Casinha, uma gracinha de pessoa, que tem amor para dar aos amigos e sempre nos dá receitas práticas e gostosas, ótimas para todas que não têm tempo a perder.

Cris, do Alma Zen, entende do assunto, é irreverente e descolada e nos passa uma energia muito boa.

Camila, do Food,Family and Fun que nos surpreende com receitas que parecem difíceis, mas o seu jeito de explicar as tornam fáceis de fazer nos incentivando a nos arriscar na cozinha.

Sheila, do Entre Erros e Acertos , que é moderna, prendada (uma verdadeira "Dirce") que está sempre antenada e nos passa, além de ótimas receitinhas, dicas "In".

Verena, do Mangia che te fa bene, que é completa desde petiscos até os pratos mais saborosos e pães maravilhosos. E acredito tem um ótimo astral.

Beijos à todas e claro que gosto de muito mais blogs. Mas por enquanto é só dez. Poderia ficar escrevendo horas sobre a minha admiração por todas que já conheci.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Guacamole

Aqui no Brasil, culturalmente, comemos o abacate amassadinho com açúcar e limão. Lembro-me do meu avô materno, que tinha uma chácara e sempre trazia frutas de lá. Na casa de minha avó sempre tinha abacate. Lembro-me deles se deliciando, comendo na própria casca. Eu gostava batido no liquidificador com leite, açúcar sem limão.
Tempos depois, vi que em outros países, o abacate era muito comum em saladas, com sal e limão. Resolvi experimentar numa bela salada de alface com abacate cortado em canoas e sal e limão. Desse dia em diante, eu adoro abacate, seja doce ou salgado ou apimentadinho como o guacamole.
Eu faço assim:
  • 1 abacate maduro, mas não muito mole. (no ponto, macio e verde por dentro)
  • 1 cebola pequena picadinha
  • 1 tomate picadinho sem as sementes
  • 2 colheres (chá) de coentro (uso o seco), mas pode usar o fresco também
  • 1 /2 colher (chá) de cominho em pó
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão fresco
  • 2 colheres (sopa) de salsinha fresca (opcional, mais brasileiro)
  • Sal e pimenta vermelha (dedo de moça, malagueta) ou jalapenho a gosto

Amasse o abacate com o garfo deixando-o cremoso mas com alguns pedacinhos e misture todos os ingredientes restantes. Coloque numa cumbuca e sirva com dippas, pães, torradinhas. O que quiser. Fica ótimo também em sanduíches com folhas e tomate, no lugar da maionese.

sábado, 25 de agosto de 2007

Bloggers' Café

Na última quinta-feira tivemos o privilégio de começar muito bem o dia.

Ingredientes para se começar muito bem um dia:

  • Cheirinho de café sendo feito;
  • Cheirinho de pão caseiro acabando de assar;
  • As amigas vão chegando com tortas, cookies, pães franceses, patês...
  • A mesa vai sendo colocada, café pronto, leite, pão, manteiga, geléias, ovos mexidos....
  • Todas vão se sentando e conversando, as conhecidas (Cris, eu, Paula, Edna, Sílvia) nos abraçamos na alegria do "doce encontro", e as novas (Edna e Paula e Simony, e eu ) nos apresentamos e recebemos o carinho de uma nova amizade.

  • Eu, Cláudia, a anfitriã, que com muito prazer aguardei esse momento, como nossa tradição, tive que preparar algo simples e significativo para falar. O meu texto foi baseado no livro "Firme Seus Valores" de Charles Swindoll, e numa manhã ensoladara, falei sobre o Lazer na vida do cristão. Resumindo, temos que parar um pouco o nosso ritmo para poder entender que Ele (Cristo) faz. "Sede imitadores de Deus, como filhos amados (Ef.5.1). Reagir diante dos problemas da vida, como Ele reage. Para entendermos o valor da calma e tranquilidade, é necessário de que nos convençamos que temos que nos afastar um pouco do barulho, tumulto e pressa da vida de hoje, ampliando nossa mente com uma visão do alcance eterno do tempo. Em nosso mundo que adora o deus "trabalho", aprender a desfrutar a vida não é fácil. A maioria das pessoas, inclusive os cristãos, tem uma vida voltada à grandes realizações, muita produção, muito ganho. Trabalhar doze a quinze horas por dia, hoje é regra, não exceção. O bastante já não basta mais. Em "Sl 46.10, Ele exige que nos aquietemos." Pense nisso quando estiver com aquela carga pesada sobre os seus ombros. Tire um tempo para meditar e pensar no Deus Criador, crie você também, faça algum trabalho com as mãos, jardinagem, artesanato, etc. Pense num Deus que se comunica. Tire um tempo para conversar com os seus filhos, seus amigos, seu parceiro(a), tire o relógio, olhe nos olhos das pessoas quando falar e ouvir. Descanse sem culpa. Jesus sempre depois de um dia duro, diante das multidões que o seguiam, sempre dava um jeitinho de se afastar para descansar, comer junto com seus discípulos e falar com seu Pai. Dê um tempo na sua vida para o relacionamento com as pessoas, para ajudar e ser ajudado. Pode ter certeza, a vida ficará mais colorida!

Participantes do Bloggers' Café

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Smoothie Light de Morango com Melissa

É tanto morango que temos que inventar alguma coisa para usá-los. Sempre como algo entre as refeições, como uma fruta, uma barrinha de cereais, iogurte. Ontem no meu lanche da tarde resolvi preparar um smothie (que nada mais é do que uma versão menos calórica dos milk shakes da vida) só que o meu foi mais light ainda.
Ingredientes para um copo e mais um chorinho:
  • 1 xícara(chá) de morangos lavados.
  • 1 copinho de iogurte light gelado
  • 1/2 xícara de chá de leite desnatado gelado
  • Açúcar ( 2 colheres de sobremesa, ou a gosto): ou adoçante à gosto.
  • Folhinhas de melissa ( aproximadamente 5 ou 6 folhas).

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até ficar bem espumante. Coloque num copo, enfeite com morango e folhinhas de melissa e tome imediatamente. Pode comer as folhinhas e o moranguinho. Super refrescante!

sábado, 18 de agosto de 2007

Sopa de Letrinhas com Mini-Biscuits

Sopa de Letrinhas de Carne com Legumes acompanhada de Mini-Biscuits

Quando preparo para o almoço uma deliciosa carne de panela com legumes, já fico imaginando que no jantar vou transformá-la numa deliciosa sopa. Desta vez aproveitando a campanha da Akemi, dou os parabéns a ela pois é uma idéia muito importante, pois devemos reaproveitar tudo o que sobra. Primeiro, porque eu não me sinto bem em jogar comida fora, principalmente nós brasileiros que enfrentamos nossa dura realidade social. Segundo, se no momento não temos para quem dar esta comida, temos também que economizar, pois os alimentos no mundo inteiro, estão ficando cada vez mais caros. E economizar seja o que for é uma medida ecológica.

No caso dos alimentos diria reaproveitar e reinventar, economizando tempo de cozimento e energia.

Ingredientes:

  • Sobras de carne de panela e legumes (batata, cenoura, vagem, o que vc tiver preparado)
  • 1 litro de caldo de carne ( pode ser em 2 cubinhos ou envelopinhos de sua preferência)
  • 2 xícaras de chá de macarrão no formato de letrinhas
  • Temperos frescos para colocar no final, como salsinha e cebolinha bem picada.
  • Acertar o sal se precisar

Numa panela grande alta ou um caldeirão, coloque a água para ferver, acrescente os cubinhos de caldo de carne, o restante da carne de panela picada e assim que começar a fervura novamente, acrescente o macarrão para sopa. Deixe cozinhar até o macarrão ficar no ponto. Verifique o sal, ponha mais água se necessário. No final, depois de desligar, acrescente o cheiro verde para ficar bem verdinho.

Aproveitei a receita da Cinara dos Biscuits e a dica dela que eles também podem acompanhar uma sopa e olha, foi um sucesso. Eu fiz com um cortador de biscoitos bem menor e íamos comendo um atrás do outro molhando no caldinho da sopa. Hummm. Delícia.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Petit Gâteau do Papai

Continuando a nossa conversa deliciosa da comemoração dos Dias dos Pais, do singelo almoço, a lasanha da infância e tal, resolvi caprichar na sobremesa e desta vez todos foram meus Ratatouilles (cobainhas). Foi a primeira vez que fiz esta sobremesa. Primeiro, dei uma pesquisada em alguns blogs rapidamente (desculpe se alguém tem uma boa receita) , mas por insegurança achei melhor entrar no site do Olivier Anquier. Lá tem o vídeo também e eu estava encasquetada com a história de por os ovos batidos no chocolate derretido. Todos falam que não pode cozinhar-los, e já estava me imaginando mexendo uma omelete de chocolate.
Visto tudo com muita atenção. Ele, apesar daquele jeito engraçado, é muito simpático e explica muito bem, resolvi colocar mãos à obra. Lá vai a receita:
Para 5 porções:
Ingredientes:
  • 120g de chocolate amargo picado
  • 100g de manteiga
  • 2 ovos inteiros
  • 2 gemas
  • 1/4 de xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Prepare o petit gâteau assim:

  • Derreta o chocolate em uma panela em banho-maria e junte a manteiga, até que fique homogêneo, liso e brilhante. (No vídeo ele derreteu só chocolate, quando estava tudo derretido e liso e jogou os pedaços de manteiga, desligou o fogo e deixou-a derrentendo, talvez seja este o segredo para baixar um pouco a temperatura do chocolate para não cozinhar os ovos, hahah!).
  • Em uma vasilha, bata os ovos, as gemas e o açúcar até que os ingredientes fiquem bem encorporados. ( eu usei o fouet, igual a ele).
  • Retire o chocolate do fogo, (nesta hora dei mais uma boa mexida para derretar totalmente a manteiga, como ele fez); despeje aos poucos na vasilha os ovos misturados. (Ele foi derramando em fio com uma mão e mexendo com a outra), até que os ingredientes estejam integrados.
  • Misture suavemente a farinha de trigo.
  • Unte forminhas pequenas, próprias para petit gâteau, com manteiga e farinha. (eu usei minhas forminhas de muffins, quem não tem gâteau...).
  • Coloque a massa nas forminhas e deixe na geladeira por duas horas. (Foi nesse tempo em que assei a lasanha e almoçamos).
  • Asse em forno pré-aquecido a 250º por 4 a 5 minutos, não mais, senão seca. (teste uma forminha antes, para saber a temperatura correta de seu forno: o petit gâteau deve estar consistente por fora (nas bordas), mas em cima meio-mole e mole por dentro. E tem o lance do choque térmico, você tira da geladeira e já coloca no forno bem quente.
  • Desenforme num prato e sirva com sorvete de creme. Delicie-se!

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Lasanha a Bolonhesa do Papai

No dia dos Pais, nós sempre viajamos e vamos nos encontrar com toda a família que mora fora desta cidade. Desta vez não foi possível, então comemoramos só com o nosso núcleo familiar. Papai, mamãe e nossas filhas. Caprichamos no almoço. Fizemos o seu prato favorito, Lasanha a Bolonhesa com Salada de Rúcula e de sobremesa um delicioso Petit-Gâteau (que será o próximo post).

Ingredientes:

  • 2 pacotes de massa de lasanha de sua preferência ( eu usei a pré-cozida Petybon)
  • 400g de mussarela
  • 100 g de queijo provolone em fatias
  • 400g de presunto cozido magro
  • 500g de patinho moído
  • 2 latas de tomate italiano pelado + 1/2 lata de água
  • Temperos a gosto: alho, cebola, azeite, cheiro verde, manjericão e orégano.

Modo de Preparar:

  • Comecei pelo molho. Numa panela grande, coloquei o azeite e alho para dourar. Logo em seguida a carne moída. Fui mexendo até ficar bem frita e soltinha. No liquidificador, bati duas latas de tomate italiano pelado, com uma cebola e mais meia lata de água. Coloquei o molho na panela e deixei refogar por uns 15 minutos no fogo baixo. Acertei o sal, e após desligar o fogo coloquei os temperos: cheiro verde picadinho (3/4 de xícara), manjericão ( 1 colher de sopa) picadinho, orégano (pode colocar o seco) eu coloquei o fresco.

  • Numa travessa comece a montar a lasanha. No fundo eu sempre coloco uma camada de molho para não grudar a massa. Depois a massa, molho, presunto, queijo, massa, molho, presunto, queijo. Deixei para por o queijo provolone nas últimas camadas. Polvilhe com queijo ralado. Coloque um papel alumínio. Seja generosa no molho. Depois de montada a lasanha eu deixo descansar 30 minutos e depois eu coloco no forno por aproximadamente 25 a 30 minutos, forno médio. Só que desta vez eu fiz à noite e só assei no dia seguinte para o almoço. Pois fomos à Igreja de manhã. Passamos agradáveis momentos de alegria, louvor e agradecimento por este dia.

  • Dicas: desta vez eu só fiz com o molho a bolonhesa, mas pode-se colocar molho branco também, junto com o molho vermelho, intercalando as camadas. Ou, há uma receita de família, que foi muito popular anos atrás quando a massa da lasanha não era pré-cozida, colocava-se 1 litro de leite fervido no final na travessa até quase transbordar e cobria-se com o papel alumínio de deixava descansar na geladeira para assar no dia seguinte. Fica muito boa também. Além de ser prática.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Scones Ingleses

De origem escocesa e irlandesa, os scones são ao mesmo tempo pão e bolo. O usual é servi-los cortados em formato triangular. Podem ser servidos no café da manhã e também muito comum no chá da tarde. Fica ótimo com a geléia da sua preferência. Preparei estes scones para levar no café da manhã na casa da Camila com a presença da Cris, Paula, eu e minhas filhotas. Infelizmente a Cinara, Edna e Raquel não puderam comparecer. Foi uma pena. ( Da próxima vez elas não escapam!)

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (360g)
  • 6 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 xícara de leite (120 ml)
  • 1/2 xícara de manteiga gelada (100g)
  • 1 ovo grande
  • 1 gema
  • 1 xícara (chá) de uva passa preta sem caroço (160g)
  • 1 gema batida com 2 colheres (sopa) de água (para pincelar)
  • 1/3 xícara (chá) de açúcar (para polvilhar).

Modo de Preparo:

  • Preaqueça o forno a 180ºa 200º (moderado). Vire uma assadeira de 35 cm de diâmetro para baixo e unte o fundo. (eu usei uma forma grande de pizza de 35 cm).
  • Numa tigela, misture os cinco primeiros ingredientes, adicione a manteiga, e com duas facas, faça movimentos de cortar para obter uma farofa granulosa.
  • Acrescente o leite, o ovo, a gema, as passas e misture ligeiramente apenas para incorporar os ingredientes. Esta massa fica pegajosa. Com as mãos polivlhadas com farinha, achate a massa na forma untada num fazendo um disco de 23 cm de diâmetro, sobre o fundo da assadeira. Sobrará um espaço vazio. Leve para gelar por quinze minutos.
  • Pincele a massa com a gema misturada com a água e polvilhe com o açúcar. Com uma faca grande, marque a massa como se fosse cortar em oito fatias. Leve para assar por 15 a 20 minutos ou até dourar.

Obs.: Se quiser preparar esta receita com um dia de antecedência, depois de pronta, espere esfriar e guarde as fatias numa lata bem fechada.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Mousse de Morango

Esta mousse de morango foi tirada do blog antigo da Cris, o Cristina's Place. Ela recomenda o creme de leite de soja Batavo para quem tem intolerância à lactose. Não muda em nada o sabor e as crianças não vão perceber. A receita original está aqui:
Ingredientes:
  • 2 pacotes de gelatina de sabor morango ou framboesa
  • 1 caixinha de creme de soja Batavo
  • 1 colher (sopa) de suco de limão

Preparo: Dissolva os dois pacote em 1/2 litro de água fervente. Bata tudo no liquidificador e leve para gelar em tacinhas. Existe também leite condensado de soja para sofisticar o sabor, fica bem cremoso. Decore com morangos!

Minha mudança:

Resolvi colocar no final do preparo, 2 claras batidas em neve com mais 4 colheres (sopa) de açúcar, para ficar com uma consistência mais aerada por cima. Após bater a mistura no liquidificador, eu incorporei as claras no próprio recipiente em que deixei a gelatina. Ficou lindo com 3 camadas: uma transparente, uma com a gelatina mais o creme e a última bem aerada com as claras cor de rosa! As princesinhas vão adorar esta linda sobremesa!

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Risoto de Lingüiça com champignons e Tomate Seco

Este risoto é ótimo para um jantar de inverno. Pois conforta e o corpo e a alma. Risoto é um prato único. Apenas sugiro um bom vinho tinto seco para acompanhar. Esta receita é para seis porções, eu fiz exatamente a metade, porque seria suficiente para a minha família de 2 adultos e 2 crianças.
Ingredientes:
  • 2 litros de caldo de carne ( eu usei de galinha )
  • 1 cebola média picada (100g)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 200g de lingüiça calabreza defumada cortada em fatias finas
  • 2 xícaras (chá) de arroz cru do tipo arbóreo (400g)
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 3 1/2 xícaras (chá) de champignons cortado em fatias (400g)
  • 1 xícara de tomate seco picado (200g)
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparar:

  1. Numa panela grande, aqueça o caldo até o ponto de fervura.
  2. Em outra panela, leve ao fogo médio a cebola e metade da manteiga, mexendo sempre, até dourar ligeiramente. Acrescente a lingüiça e frite por cerca de 5 minutos.
  3. Abaixe o fogo, junte o arroz e refogue, mexendo sempre, até incorporar bem. Acrescente 1 xícara do caldo e continue mexendo. Tempere com sal e pimenta(opcional).
  4. Vá juntando mais caldo, 1 xícara de cada vez, à medida que for secando. Quando o arroz estiver quase pronto, acrescente o cogumelo e o tomate seco picadinho. Misture e cozinhe até o arroz ficar macio, cremosinho, porém al dente ( cerca de 25 a 30 minutos).
  5. Retire do fogo, adicione a manteiga restante e o queijo parmesão. Misture cuidadosamente, transfira para uma travessa, ou diretamente nos pratos e sirva imediatamente.
Posted by Picasa

Cookies de Férias

Estes cookies já são tradição na família, a gente sempre faz nas férias, para comer sem culpa, um atrás do outro. Ele é do tipo crocante. No último dia das férias, as minhas filhas fizeram sozinhas estes cookies juntamente com muffins de chocolate e de baunilha com gotas de chocolate. Embalaram direitinho e foram vender na vizinhança, várias vizinhas compraram para a alegria delas. Só posso dizer orgulhosa: "Bom trabalho, meninas!"
Ingredientes:
  • 1 xícara de manteiga
  • 2 ovos
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 1 xícara de açúcar comum
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de baunilha
  • Gotas de chocolate à gosto ( aprox. 3/4 xícara)
  • Canela opcional à gosto

Modo de Fazer:

Misturar bem todos os ingredientes numa vasilha com uma colher até a massa ficar bem homogênea. Colocar a quantidade de aproximadamente uma colher de sobremesa rasa, empurrando com uma colherinha para cada cookie (caso não tenha um cookie scoop, como eu) numa assadeira sem untar. Assar em forno de aproximadamente 200ºC por 8 minutos até as bordas ficarem levemente douradas. Tire com um espátula ou garfo, enquanto está bem quente, com cuidado, e deixer esfriar.

Obs.: Quando ele está quente ainda está mole. Só fica crocante depois de frio. É uma delícia com um copo de leite ou um cafezinho.

Blog Widget by LinkWithin