quinta-feira, 24 de maio de 2007

Êta Cafezinho Bão

O sabor do café tem seu sabor determinado por vários fatores: a qualidade do solo, a altitude das regiões produtoras, o momento da colheita, os tipo de grãos, a torra, a moagem e os blends. Cada uma dessas características proporcionará sensações únicas aos amantes do café.

O blend é a alma do café. E cada café é único porque tem uma combinação exclusiva de diferentes grãos. O aroma pode ser leve ou intenso; o corpo leve ou encorpado e a torra, clara, média ou escura proporcionando um café mais suave ou forte, mais ou menos amargo.

As espécies: Arábica: o mais nobre, responsável pelos aromas do café. Cultivada em altitudes acima de 800 m. E o Conillon ou Robusta Africana: Tem sabor e aromas próprios e o dobro da cafeína da espécie arábica. Cultivada ao nível do mar.

Segredos do Café

Café tem história. Há centenas de anos, acordos de paz, cerimônias de coroações de reis e califas eram regadas a café. Hoje o café é uma bebida universal. Sem dúvida, é a bebida mais popular do mundo. Na Europa, as primeiras casas de café eram chamadas de Escolas de Sábios, onde sorvendo lentamente o café, os estudiosos discorriam sobre os últimos poemas ou relembravam fábulas e lendas até alta madrugada. Aprenda a sentir os diferentes sabores e aromas do café. Você vai se surpreender. Conheça um pouco dos tipos de cafés e suas características: Gourmet - grão 100% da espécie arábica. Possuem sabores mais acentuados, frutados, com baixo amargor, levemente adocicados. Aromatizados - Elaborados com grãos 100% da espécie arábica. Possuem aromas de chocolate, trufas, canela, baunilha, amêndoas. Podem ser misturados ao seu café habitual, dando um toque especial. Orgânicos - Plantados sem a utilização de agrotóxicos, mantém o sabor autêntico. Descafeínados - São cafés com teor de cafeína reduzido. São mais suaves, levemente encorpados e adocidados. Sua finalização apresenta um leve toque achocolatado. Fonte de Pesquisa: ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Torrefação e Moagem do Café. Pão de Açúcar - www.pacafes.com.br

4 comentários:

. disse...

Claudia

Vc tocou num assunto que eu adoro.
Eu sou apaixonada por café...e gosto dele moído na hora e orgânico.
Toda vez que vou para Minas, trago vários pacotes e em grão.
Tenho uma amiga em Pouso Alegre que tem uma fazenda só de café orgânico...mas é uma delícia...o dia que vc quiser, eu trago para vc alguns pacotes,ok?
Aqui em casa quando minhas amigas aparecem, faço questão de servir um cafézinho, moído e coado na hora e de preferência,servido nas minhas canequinhas de ágata que trago lá de Minas...
Vc tb está convidada...
Beijos no coração...
Sonia Novaes

Cláudia A. disse...

Oi Clau, também gosto muito de café mas meu maridão é maluco por isso. Amei o post. A foto do bule branco é linda. Um beijo.

Ana disse...

Nao ha cafe como o do Brasil!
Claudia, respondendo as suas perguntas sobre o milho la no meu blog....
"Ear" eh a espiga!! Uma espiga de milho eh chamado de ear, mas tbem tem o nome de "cob". Ouve-se muito "corn on the cob", que seria o milho cozido na espiga.
"Kernels" seria traduzido p/ "grao", meio q os graozinhos de milho, cada milhozinho eh um "kernel", sabe?!!
Espero ter ajudado, qualquer outra duvida eh so perguntar!
Sabe q eu acomodei com o blog em ingles, mas ja estou pensando seriamente em escrever um em portugues viu! hehehe!!!
Beijos!
Ana

Cris disse...

Claudia, aqui começamos o dia com um cafezinho, o aroma do café de manhã é o que mais gosto, e me deixa feliz. Eu tomo várias xícaras durante o dia todo, de preferência preto com um pouco de açúcar. De vez em quando uso creamer. Bjs!

Blog Widget by LinkWithin