O sabor do café tem seu sabor determinado por vários fatores: a qualidade do solo, a altitude das regiões produtoras, o momento da colheita, os tipo de grãos, a torra, a moagem e os blends. Cada uma dessas características proporcionará sensações únicas aos amantes do café.
O blend é a alma do café. E cada café é único porque tem uma combinação exclusiva de diferentes grãos. O aroma pode ser leve ou intenso; o corpo leve ou encorpado e a torra, clara, média ou escura proporcionando um café mais suave ou forte, mais ou menos amargo.
As espécies: Arábica: o mais nobre, responsável pelos aromas do café. Cultivada em altitudes acima de 800 m. E o Conillon ou Robusta Africana: Tem sabor e aromas próprios e o dobro da cafeína da espécie arábica. Cultivada ao nível do mar.
Segredos do Café
Café tem história. Há centenas de anos, acordos de paz, cerimônias de coroações de reis e califas eram regadas a café. Hoje o café é uma bebida universal. Sem dúvida, é a bebida mais popular do mundo. Na Europa, as primeiras casas de café eram chamadas de Escolas de Sábios, onde sorvendo lentamente o café, os estudiosos discorriam sobre os últimos poemas ou relembravam fábulas e lendas até alta madrugada. Aprenda a sentir os diferentes sabores e aromas do café. Você vai se surpreender. Conheça um pouco dos tipos de cafés e suas características: Gourmet - grão 100% da espécie arábica. Possuem sabores mais acentuados, frutados, com baixo amargor, levemente adocicados. Aromatizados - Elaborados com grãos 100% da espécie arábica. Possuem aromas de chocolate, trufas, canela, baunilha, amêndoas. Podem ser misturados ao seu café habitual, dando um toque especial. Orgânicos - Plantados sem a utilização de agrotóxicos, mantém o sabor autêntico. Descafeínados - São cafés com teor de cafeína reduzido. São mais suaves, levemente encorpados e adocidados. Sua finalização apresenta um leve toque achocolatado. Fonte de Pesquisa: ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Torrefação e Moagem do Café. Pão de Açúcar - www.pacafes.com.br
4 comentários:
Claudia
Vc tocou num assunto que eu adoro.
Eu sou apaixonada por café...e gosto dele moído na hora e orgânico.
Toda vez que vou para Minas, trago vários pacotes e em grão.
Tenho uma amiga em Pouso Alegre que tem uma fazenda só de café orgânico...mas é uma delícia...o dia que vc quiser, eu trago para vc alguns pacotes,ok?
Aqui em casa quando minhas amigas aparecem, faço questão de servir um cafézinho, moído e coado na hora e de preferência,servido nas minhas canequinhas de ágata que trago lá de Minas...
Vc tb está convidada...
Beijos no coração...
Sonia Novaes
Oi Clau, também gosto muito de café mas meu maridão é maluco por isso. Amei o post. A foto do bule branco é linda. Um beijo.
Nao ha cafe como o do Brasil!
Claudia, respondendo as suas perguntas sobre o milho la no meu blog....
"Ear" eh a espiga!! Uma espiga de milho eh chamado de ear, mas tbem tem o nome de "cob". Ouve-se muito "corn on the cob", que seria o milho cozido na espiga.
"Kernels" seria traduzido p/ "grao", meio q os graozinhos de milho, cada milhozinho eh um "kernel", sabe?!!
Espero ter ajudado, qualquer outra duvida eh so perguntar!
Sabe q eu acomodei com o blog em ingles, mas ja estou pensando seriamente em escrever um em portugues viu! hehehe!!!
Beijos!
Ana
Claudia, aqui começamos o dia com um cafezinho, o aroma do café de manhã é o que mais gosto, e me deixa feliz. Eu tomo várias xícaras durante o dia todo, de preferência preto com um pouco de açúcar. De vez em quando uso creamer. Bjs!
Postar um comentário