segunda-feira, 7 de maio de 2007

Sopa Creme de Milho Verde e Mandioca

Ingredientes:

  • 300g de mandioca descascada e cortada em pedaços
  • 1 lata de milho verde escorrido ou milho verde cortado na faca de duas espigas pequenas
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 dente de alho amassado
  • 2 xícaras (chá) de água fervente ou um pouco mais, se ficar muito grossa.
  • 1 xícara (chá) de leite
  • Sal à gosto

Em uma panela aqueça o azeite, junte a cebola, o alho, a mandioca e cozinha até a mandioca ficar macia, aprox. 20 min. Desligue o fogo, espere amornar e bata no liquidificador até ficar cremosa.

Acrescente 1/2 lata de milho ou metade da milho retirado da espiga com uma faca, com o leite no liquidificador. Volte o creme à panela, tempere com sal adicione o restante do milho verde e leve novamente ao fogo brando por uns 10 min. Decore com galhos de dill ou salsinha picadinha.

Sirva bem quente com croutons. Dica: com o milho natural fica melhor, com o sabor mais parecido com o tradicinal creme de milho ralado brasileiro. Só que nos dias de hoje, esta é uma sopa mais rápida de fazer quando chegamos cansadas à noite e também muito gostosa.

Posted by Picasa

6 comentários:

valentina disse...

Cláudia, que delicia de sopa.Adorei a mandioca. Podes so me dizer quanto de milho que vem nesta lata usada em gramas - pequena ou grande?

Cláudia disse...

Oi, Valentina. As latas tem o padrão aqui de peso líquido 225g, peso drenado 200g. OK? Agora as espigas de milho variam demais de tamanho e depende do tipo de milho e região. Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição.
bjos

Cris disse...

Claudia, que delícia, eu vi a foto rapidamente no rei da colher e não sabia que era sua a receita! Vou fazer esta receita logo logo...

anouska disse...

sopa e prato lindos!!! ainda bem que aqui no rio agora começou a fazer um tempo mais ameno, oque significa que a gente já pode sonhar com sopinhas como essa no jantar. bela dica! bjs

Silvia Arruda disse...

Que delícia de sopa, Cláudia!!! E que prato lindo!! Já anotei a receita e com ctz vou fazer em casa. Qdo eu fizer, vou contar no Doce Casinha, tá?
Bjo

Ana disse...

Eu adoro milho e gosto da sopa tbem, mas nunca comi assim com mandioca. Acho q meu pai iria adorar, ele eh super fa de mandioca! hehe!
Claudia, vc perguntou sobre o papel de arroz no meu blog, eu compro o meu em loja de produtos orientais por aqui. Creio q ai no Brasil vc deve achar em lojas do tipo ou entao em lugares q vendam coisinhas orientais. Tente se informar com os japoneses locais! hehehe!!

Quanto ao vinagrete de laranja, eu faco meio a olho e as vezes uso aqui um suco de leranja q eh bem concentrado. Mas vc pode fazer tranquilamente com a laranja normal. Vou te dizer mais ou menos como eu faco e passar p/ vc dois links com receitas parecidas e vc da uma olhada, ta??
Eu misturo suco de laranja com azeite em uma proporcao de 3 p/ 1 (3 partes suco p/ 1 parte azeite - as vezes adiciono mais azeite p/ ficar do meu gosto). Digamos assim, eu coloco 1/2 de xicara de suco de laranja, umas 3 colheres (sopa) de azeite, 1 colher (sopa) de vinagre branco (ou vinagre de arroz q eh mais levinho no sabor - outra coisinha da loja orienta). Ai adiciono sal e pimenta a gosto, e se necessario uma pitadinha de acucar ou mel (vai do gosto do fregues!).
Espero q vc tenha entendido... hehehe!
Ai vao dois links com receitas de orange vinaigrette bem parecidos com o q eu faco. A "garden salad" eu ja fiz varias vezes e a-d-o-r-o! O citrus vinaigrette dela eh delicioso! Eu adoro orange vinaigrette em salada, principalmente com saladas q tem abobrinha,ou com espinafre, eh a melhor!
Qualquer coisa me manda um e-mail e eu tento te ajudar mais, ok?!!
Beijos!
Ana

http://food.cookinglight.com/cooking/recipefinder.dyn?action=displayRecipe&recipe_id=630184

http://food.cookinglight.com/cooking/recipefinder.dyn?action=displayRecipe&recipe_id=1097015

Blog Widget by LinkWithin