sexta-feira, 11 de maio de 2007

SANTOS - SP

Posted by Picasa
A esquina das ruas do Comércio e XV de Novembro é um ponto especial da cidade. Ali fica a sede da Bolsa Oficial de Café, totalmente restaurada, exibindo de novo a imponência dos tempos da inauguração, em 7 de setembro de 1922, durante as comemorações do centenário da Independência. Considerado um dos mais belos edifícios da Cidade e listado pelo Condephaat entre os monumentos de maior valor histórico, cultural e arquitetônico do País, o prédio é resultado de um projeto francês, inspirado no renascimento italiano, que venceu o Salão de Arquitetura de Paris, na primeira década do século. Foi criado para abrir a principal Bolsa de Café e Mercadorias do mundo, pois na época Santos era a maior praça cafeeira do planeta. Tudo nele sugere riqueza, a começar pelas mais de 200 portas e janelas; o pórtico em granito, enfeitado com as figuras de Mercúrio (deus do Comércio) e Ceres (deusa da Agricultura); a torre dos relógios, onde estátuas representam a indústria, o comércio, a lavoura e a navegação; as numerosas colunas, de diversos estilos. No interior, mármore de Carrara, cristais belgas, bronzes franceses, metais tchecos e jacarandá podem ser encontrados nos salões, onde também estão o vitral e três grande telas criadas por Benedito Calixto. Tudo isso levou 14 meses para ser recuperado pela Secretaria de Estado de Negócios da Fazenda, proprietária do imóvel, onde funciona também o primeiro Museu do Café Brasileiro, pela Associação Amigos do Museu do Café. Aos 77 anos, o prédio abriga além do museu, uma cafetaria e espaço para exposição. Os mistérios do fundo do mar estão no Museu do Mar (Ponta da Praia), que expõe ao público tubarões, conchas, crustáceos, peixes e outros elementos marinhos. Alusivo ao mar ainda há o Museu de Pesca (Ponta da Praia), onde o esqueleto de uma baleia com 23 metros de comprimento é a maior atração. Vale a pena ir e curtir, nós adoramos.

3 comentários:

Eli disse...

Cláudia eu adorei conhecer seu cantinho! A sopa creme de milho verde e mandioca vai passar aqui na minha cozinha rápidinho. :) Posso colocar o link do seu blog la no meu?!

Cris disse...

Claudia, que lugar lindo! Esta montagem de fotos ficou linda. Beijos!

Cláudia disse...

Eliana, claro que pode colocar o meu blog na sua lista, fico muito feliz. Eu também adorei o seu e já está na minha lista!
Bjos =^.^=


Cris, obrigada pelo seu comentário. Todas vcs são tão caprichosas que a gente também tem que retribuir.
Bjos =^.^=

Blog Widget by LinkWithin