segunda-feira, 21 de maio de 2007

Frango Caipira com Polenta Cremosa

Ingredientes:
· 1 frango caipira cortado em pedaços
· 4 colheres (chá) de alho picado
· ½ colher (chá) de tempero completo pronto (Sabor Ami ou Arisco)
· 1 colher (sobremesa) de tempero feito com cebola e salsa batido no liquidificador ou num mini processador ( 1 cebola + 3 colheres de salsa picada sem sal)
· 2 xícaras (chá) de vinho branco seco
· 1 tomate picado
· 1 macinho de manjerona para o final do cozimento do frango.
· 2 colheres (sopa) de salsa picada.
1. Misturar todos os temperos esfregando no frango numa vasilha e misturar o vinho branco, deixar marinar por 3 a 4 horas.
2. Depois deste tempo, colocar um pouquinho de óleo numa panela de pressão e dourar o frango nela. Depois de dourar, colocar o tomate e juntar uma xícara de água e tampar a panela de pressão* e cozinhar o frango caipira por 30 minutos em fogo baixo. Após este tempo, desligar a panela de pressão, esperar a pressão da válvula acabar (pode-se colocar a panela tampada embaixo de um jato de água da torneira para acelerar o processo) e só depois abrir a panela, verificar se o frango já está cozido (a carne se solta levemente dos ossos), acrescentar a manjerona e a salsinha e deixar no fogo com a panela aberta por mais 2 minutos.
Ingredientes para a Polenta:
5 xícaras (chá) de água – 4 para ferver, 1 para dissolver o fubá; para não empelotar.
1 sache ou cubinho de caldo de galinha
um fio de azeite extravirgem.
1 xícara (chá) de polenta pré-cozida
1 xícara (chá) de queijo minas meia-cura ralado
Preparo da Polenta Cremosa:
Coloque para ferver 4 xícaras (chá) de água numa panela. Enquanto espera a ebulição, misture separadamente 1 xícara de fubá pré-cozido numa vasilha com uma xícara de água fria para dissolver o fubá. Depois que a água ferveu, coloque um sache ou cubinho de caldo de galinha na água, acrescente a mistura do fubá com a água e mexa até ferver por alguns minutos. Acrescente um fio de azeite extravirgem, misture. Coloque numa travessa e salpique o queijo minas meia-cura ralado por cima. Sirva o frango com esta polenta e uma salada de rúcula.
* Nunca abra a panela de pressão até que ela tenha perdido toda a pressão da válvula.
Posted by Picasa

8 comentários:

Cláudia A. disse...

Oi Clau, esta combinação é tudo. Para mim é impossível recusá-la. Delícia.

Elvira disse...

Já noeti que existem inúmeras receitas brasileiras com frango. Deliciosas, todas. Essa, vou experimentar. :-)

Silvia Arruda disse...

Cláudia, querida, vc está se superando com estas fotos!! Já pensou em mandar um currículo para fotografar os pratos na revista Cláudia Cozinha? :)
Bjos

Ana disse...

Ai claudia, agora voce mexeu fundo com minhas memorias culinarias... Frango ao molho com polenta eh uma das minhas comidinhas preferidas!
Minha avo fazia um frango caipira que era a coisa mais gostosa do mundo.
Agora eh minha mae quem toma conta do pedaco, e sempre q eu vou p/ o Brasil eu peco a ela p/ fazer frango com polenta! O pior eh q a maioria das vezes eu vou no verao... mas minha "mami" sempre faz e eu amo, amo, amo!!
Lindo seu franguinho e sua polenta ta demais, q vontade menina, que vontade!!!
Ana

Eli disse...

Menina você quer me matar?! Olha o frango com polenta já seria demais, mas não se contentando com isso você fez frango caipira que eu amo de paixão. Delícia pura!!

Cris disse...

Claudia, que delícia, eu me lembro muito de minas quando vejo esta receita... bateu uma saudade enorme dos tempos que íamos para o sítio de minha sogra e ela fazia no inverno uma polentinha assim... hummmmm

Cláudia disse...

Realmente, muitas lembranças nos vêem através da culinária. Ela faz parte do nosso subconsciente e da nossa vida, cultura, origem e tudo mais. E mexe com as nossas emoções também.
Bjs a todas
=^.^=

winnie disse...

Gostei deste frango.

Blog Widget by LinkWithin