segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Jantar Mexicano

Depois de tantas comidinhas mexicanas serem postadas na blogosfera, e uma faz ali, outra aqui, e assim vamos gostando e experimentando pratos Tex-Mex-Brasilex. Eu e uma amiga resolvemos fazer um jantar mexicano para nossas famílias, antes de entrar nos cardápios natalinos. Foi um noite inesquecível, por toda animação, risadas, papo descontraído e é claro, o calor da amizade genuína. Este prato é o Chili com Carne, feito pela Paula, ela colocou queijo mussarela ralado por cima e levou ao forno antes de servir. Ficou divino. A receita está aqui.
Fizemos tortilhas para acompanhar, usando a massinha da pizza crocke, numa frigedeira anti-aderente, esquentamos e dobramos ao meio, dando o formato quando ainda estão mornas, como as tortilhas compradas prontas para colocar o recheio. Não são as originais, mas também são muito gostosas. A salsa também estava presente. Fizemos desta vez uma salsa brasileira, só tomate picadinho, um pouco de sal e limão. Bem suave para fazer contraste com as outras iguarias picantes. Humm!
Guacamole não podia faltar, vai bem com tudo e é super refrescante, picante. A a receita está aqui. Com Dippas, e guaca mole, só isso já está bom para mim. Impossível comer um só!
A nossa mesa estava muito alegre como a comida e o povo mexicano são. Só que somos brasileiros e acredito que calor humano como o nosso povo, não há em nenhum lugar do mundo!

sábado, 24 de novembro de 2007

Maminha ao Molho de Shoyo com Cebolas Roxas

Esta carne foi o acompanhamento do risoto de espinafre da postagem anterior e como havia informado que ela seria a próxima receita, aí vai:
Ingredientes:
  • 1 peça de maminha não muito grande ( aprox.: 1,1 kg) sem gordura, bem limpa.
  • tempero de sal e alho a gosto
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1/2 xícara de vinho tinto (opcional)
  • 1 xícara de shoyo
  • 1 xícara de água
  • 2 colheres (sopa) de molho inglês
  • 2 cebolas roxas em rodelas
  • 1 colher (sobremesa) de alho picadinho ou triturado
  • 1 colher (sobremesa) de maizena
  • Sal (não coloquei) a gosto e pimenta do reino moída na hora a gosto
Preparo:
  • Primeiro tempere a carne inteira passando nela o alho e o sal com a mão em toda sua superfície. Coloque o óleo numa panela de pressão de 4,5 litros, espere aquecer um pouco e coloque a carne na panela e deixe dourar primeiro de um lado e depois do outro, selando-a. Após a carne estar toda dourada, acrescente o alho picadinho e o molho inglês e dê mais uma leve refogada. Coloque o vinho, deixe-o evaporar e em seguida misture o shoyo e a água e coloque na panela para cozinhar a carne, antes de fechar a panela de pressão coloque as cebolas por cima da carne e feche a panela de pressão. Deixe pegar pressão e cozinhe aproximadamente por 45 min. ou verifique antes, até que a carne esteja macia.

  • Não se esqueça de tirar toda a pressão da panela antes de abri-la (no jato de água ou espere acabar a pressão com a panela tampada).

  • Tire a carne da panela, reserve em outra vasilha. Deixe as cebolas no caldo do cozimento, misture e dissolva a maizena em um pouco de água fria e acrescente ao molho para engrossar. Despeje o molho por cima da carne já fatiada e pronta para servir.

  • Esta carne acompanha bem arroz, risotos leves, massas, batatas e legumes.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Risoto de Forno de Espinafre, Queijo e Nozes Pecan

Este risoto me surpreendeu. Primeiro, porque é de forno. Segundo, porque a consistência fica igual ao do risoto tradicional em que você vai acrescentando o caldo. Terceiro, o sabor é delicado e perfeito para acompanhar uma carne. A receita eu tirei do blog da Patrícia do Technicolor Kitchen, e a receita original está aqui. Segui a risca a receita, e fiz como ela num refratário redondo para não secar muito rápido.(Usei aquela panela Vision, lembram-se?) e o resultado ficou ótimo. A única mudança que fiz, que deu certo também, ao invés de nozes (não tinha), fiz com nozes pecan tostadas como ela falou, e o adocicado delas ficou perfeito com o espinafre.
O próximo post será o da carne: Maminha de Panela ao Molho de Shoyo e Cebolas Roxas. Aguardem.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Bolo de Fubá com Creme de Goiabada

Há tanto bolos deliciosos, de nos fazer delirar...,mas não nego que adoro o simples bolo de fubá com uma xícara de café. O meu marido adora com um copo de leite.
Desta vez fiz minha receitinha com creme de goiaba. Pensei em fazer com a própria goiabada, mas não tinha, então peguei um doce cremoso de goiaba de mesclei o bolo. Não ficou muito doce, pois a quantidade não foi muita, mas o sufiente para dar o gosto especial. Depois polvilhei-o com o açúcar de confeiteiro.
A minha receita deu para duas formas de bolo inglês da pequena. Uma eu levei numa reunião de estudo bíblico com um grupo de amigas e outra deixei para nós. Ficou ótimo.
Quem me deu a idéia foi a Laurinha, do Pitadinhas que fez o meu bolo de fubá e o deixou mais gostoso ainda com goiabada e me deixou com água na boca. Agora a revanche! (hehehehe).
A receita do bolo está aqui.

domingo, 18 de novembro de 2007

Muffins de Abóbora com Especiarias

Esta receita deliciosa eu adaptei da Ana, do Kitchen Spaces. Usei abóbora kabochan (japonesa) e a cozinhei no vapor, ela ficou bem cremosa, não aguada, então para dar a consistência ideal, acrescentei um ovo. A receita original está aqui e minha adaptação abaixo:
Ingredientes:
  • 1 xícara de purê de abóbora
  • 1 ovo
  • 1/3 xícara de água
  • 1/3 xícara de óleo de canola
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 2/3 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • ½ colher (chá) de bicarbonato
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1/2 colher (chá) de canela
  • 1/2 colher (chá) de cravo em pó
  • ½ colher (chá) de cardamomo em pó
  • 1 xícara (chá) de gotas de chocolate ou uvas passas ou qualquer recheio de sua preferência (nozes, avelãs, ameixas secas)
Modo de Fazer:
Aqueça o forno a 350º. Prepare as formas de muffins forradas com papel para muffins, ou unte bem as forminhas. Junte a abóbora, a água, o óleo, a baunilha, e o ovo. Bata na batedeira por pelo menos um minuto até que a massa fique clara e bem misturada. Reserve. Em outra vasilha misture todos os ingredientes secos: as farinhas, o açúcar, o fermento, o bicarbonato, a canela, o cravo e o cardamomo. Misture bem. Adicione o a mistura de abóbora e misture bem com uma colher de pau ou uma espátula grande até ficar homogênea. Adicione as gotas de chocolate, deixando um pouco para por em cima dos muffins. Coloque a mistura nas forminhas, preenchendo 2/3 delas. Asse por 30-35 minutos até quando inserir um palito ele sair limpo. Deixe esfriar 5 minutos na forma e depois coloque-os numa grade.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Molho Pesto de Abobrinha da Paula

Minha querida amiga e vizinha Paula, um belo dia trouxe este prato para mim. No maior capricho, quentinho, com o aroma se espalhando pelo ar. Desta vez os créditos são todos dela.
Com vocês: Paula, ainda não é blogueira, mas será um dia, pois cozinheira de mão cheia, isso ela é!
Ingredientes:

  • 500 g de penne
  • 3 abobrinhas italianas pequenas
  • 2 colheres (sopa) de azeite + 1/2 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem para bater o molho pesto
  • 40 folhas de manjericão ou um maçinho, a gosto
  • 150 g de queijo parmesão ralado
  • 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco ou 2 colheres (sopa) de creme de leite (lata) mussarela de búfala em bolinhas (aprox. 250g)
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho inteiros
  • Salsinha à gosto
  • Sal e pimenta do reino moída na hora à gosto

Modo de Fazer
Cozinhe o penne em água fervente abundante, deixando "al dente". Corte a mussarela em fatias em pedaços menores e reserve. Enquanto a massa cozinha, lave bem as abobrinhas e corte-as em cubos. Aqueça 2 colheres de sopa de azeite, coloque a cebola, o alho e refogue as abobrinhas, cozinhando por aproximadamente 15 minutos, até que fiquem macias. Bata o refogado de abobrinha no liquidificador juntamente com o manjericão, vá acrescentando um fio de azeite até obter uma pasta parecida com a consistência de molho pesto. Volte o molho à panela, acerte o sal e a pimenta do reino moída na hora, acrescente o parmesão e a mussarela de búfala e o creme de leite. Imediatamente sirva sobre a massa cozida “al dente”. Enfeite com folhas de manjericão. Rendimento: 6 porções.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Pudim de Leite Condensado da Mini-Chef

Este pudim, mais tradicional impossível, que tem o sabor de nossa infância quando íamos almoçar aos domingos na casa da vó , por décadas ainda está entre as Top-mind das sobremesas. E não é a toa que toda criança adora prepará-lo sozinha pondo todos os seus ingredientes no liquidificador e depois encantadas contam: Eu que fiz!
A mini-chef desta vez foi Gabriela, que com muito carinho leu a receita inteira antes de fazer, organizou os ingredientes e supervisionou-me fazendo a calda, na medida exata que a receita pedia.Vamos conferir o resultado?
A receita originalíssima está aqui.
No site da Nestlé tem todas as dicas, para os iniciantes explica como fazer a calda, e dificilmente não dará certo. Aproveitem!

Bolo de Chocolate recheado c/ Ganache de Laranja

Neste feriado de Finados fomos passar com a minha família, juntando minha mãe, meus tios, primos, marido, cunhados, irmãs, sobrinhos de primeiro e segundo graus. Enfim, um balaio de gatos em matéria de animação e comilança (ai, esqueça o programa verão).
Numa bela tarde minha querida tia Leda teve a feliz idéia de falar: _ Vamos fazer um bolo?!_ e mostrou a embalagem do chocolate que tinha uma receita, por assim dizer, uma proposta indecente. Um lindo Bolo de Chocolate com cobertura de chocolate (puro) e recheio de chocolate branco com laranja.
Aí pensei, vamos tentar, não é?. Nestas alturas já tinha um monte de gente na cozinha querendo ajudar, fazer alguma coisa, nem que fosse untar a forma. Ótimo, pensei. E começamos a prepará-lo. O primeiro passo foi terceirizar a massa do bolo, pois como era uma chácara, não tínhamos tudo o que precisávamos, só o que tínhamos lembrado de levar. Então o bolo foi o Bolo de Chocolate Nina (muito bom por sinal), não parecia bolo terceirizado. Eu fiz o bolo, e na receita pedia para colocar 2 colheres (sopa) de margarina, para não correr o risco dele ficar meio seco, coloquei 3 colheres e ao invés de 3/4 xíc.(chá) de leite, já coloquei 1 xícara. Demorou mais tempo para assar, fogo brando, mas valeu o resultado. Os seguintes passos seguem abaixo:
Recheio: Derreta 500g de chocolate branco em banho-maria, ou no microondas. Essa foi a parte da minha Gi, depois acrescente 1 xícara (chá) de suco de laranja e raspas de 1 laranja. Misture bem e leve alguns minutos para a geladeira. (Obs.: na receita não pedia, mas acho que poderíamos por um pouco de creme de leite também). Fica para a próxima experiência culinária.
Minha tia abriu o bolo (na maior categoria, com a faca de pão mesmo) para recheá-lo e umideceu o bolo com leite gelado. Colocamos aquele recheio no bolo, e fomos para a...
Cobertura: 500g g de chocolate ao leite derretido em banho-maria ou no microndas com uma caixinha de creme de leite. Novamente Gi entrou em ação. (Obs.: eu preferiria que o chocolate fosse meio amargo, para contrastar com o recheio, mas lá todo mundo é formiga.)
Nesta hora todos estavam na cozinha, não sei o porquê, todo mundo queria ajudar...pegaram colheres, misturavam o chocolate, experimentavam para ver se estava no ponto. Incrível, que solidariedade...!
Mas finalmente acabamos de fazer e valeu a pena o esforço de todos, pois ficou uma delícia.
Por cima da cobertura também é para polvilhar raspas de laranja, praticamente raspas de uma no recheio e raspas da segunda na cobertura. Eis o bolo:

Gostaram?

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Strogonoff de Carne

Esta receita é a preferida das minhas filhas, quando eu faço, qualquer dia parece dia de festa, e geralmente quando há alguma data diferente, um acontecimento ou notícia feliz, a gente faz um jantarzinho especial, e claro, strogonoff de carne ou peito de frango.
Ingredientes:
  • 1,3 kg de filé mignon
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 colher (sopa) de alho
  • 1 colher (sobremesa) de tempero pronto de alho e sal
  • 4 tomates grandes maduros batidos no liquidificador
  • 1 cebola (bata junto com os tomates no liquidificador também)
  • 50 ml de conhaque ou vinho tinto seco
  • 1 caixinha de creme de leite (200g)
  • 300g de champignons
  • 1 colher (sopa) de catchup
  • 1 colher (sopa) de mostarda)
  • 1 colher (sopa) de molho inglês
  • Salsinha picadinha para polvilhar (opcional)
Modo de Preparar:
  • Comece temperando a carne já cortada em cubinhos ou tirinhas para estrogonoff. O açougueiro pode fazer isso por você. Passe o tempero de alho e sal e incorpore bem. Numa panela de pressão de 4,5 l , esquente um pouco o óleo e vá fritando a carne aos poucos, mais ou menos em 3 estapas para não juntar muita água. Vá reservando à parte numa outra vasilha. A carne já frita (selada), não precisa ser muito bem passada porque vai cozinhar mais um pouco.

  • Depois disso, junte toda a carne novamente na panela, coloque mais alho puro triturado ou moído, de mais uma fritadinha e coloque o conhaque ou o vinho e deixe-o evaporar.

  • Após, coloque os tomates batidos com a cebola no liquidificador sobre a carne na panela de pressão. Tampe-a e após pegar a pressão, cozinhe por 15 minutos. Apague o fogo, deixe acabar a pressão e abra a panela. Neste momento deixe em fogo alto para engrossar um pouco o molho de tomate por uns 15 minutos.

  • Acrescente os champignons, o catchup, a mostarda e o molho inglês, misture, prove e veja se está bom de sal. Por último coloque o creme de leite, aqueça mais um pouco e coloque numa travessa para servir. Polvilhe a salsinha. Arroz branco e batata palha acompanham muito bem este prato.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Espaguete Integral com Brócolis e Sementes de Mostarda

Macarrão integral com Brócolis e Sementes de Mostarda-m
Esta é uma receita vapt vupt saudável e ótima para o verão e também acompanhado de mais folhas e legumes numa salada, ótima para manter a forma. Pois o macarrão integral, considerado um carbohidrato complexo, leva mais tempo para ser digerido e contém um índice glicêmico baixo, sustentando por mais tempo, além de conter mais fibras. Aproveitem.
Ingredientes:
  • 250g de espaguete integral, já cozido, escorrido e al dente. (Ver instruções na embalagem do produto
  • 1 brócoli pequeno em buquês, já cozido na água do macarrão nos últimos 3 min. Escorrido junto.
  • 2 colher (sopa) de azeite comum
  • 1 colher (sopa) rasa de alho triturado ou bem picadinho
  • 1 colher (sopa) de mostarda Dijon ou outra de sua preferência
  • Grãos de mostarda para polvilhar
  • Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto ( eu uso o mix de pimentas, rosa , branca e preta) opcional

Modo de Preparo:

Numa panela larga, aqueça levemente o azeite e coloque o alho para dourar muito levemente, acrescente a mostarda e continue mexendo por 30 s. Coloque o macarrão e os brócolis já cozidos na panela e misture, incorporando bem o sabor. Coloque o sal e a pimenta, prove, e passe para a travessa onde irá servir ou já nos pratos. Polvilhe as sementes de mostarda no final. Regue com mais um fio de azeite extra-virgem e sirva com queijo parmesão ralado se quiser.

  • Serve 4 porções.

Blog Widget by LinkWithin