domingo, 1 de julho de 2007

Ratatouille - (Receita Tradicional Francesa)

Quando falamos em cozinha mediterrânea, logo associamos à Grécia, Itália e ao sul da França. Na verdade, esta maravilhosa cozinha engloba receitas de regiões de vários países banhados pelo mar Mediterrâneo: Itália, França, Mônaco, Espanha, Croácia, Bósnia, Eslovênia, Albânia, Turquia, Israel, Líbano, Síria, Egito, Tunísia, Marrocos, Argélia, e alguns outros localizados nos três continentes abençoados por aquelas águas.
É marcante a presença dos seguintes ingredientes: azeitonas e azeites; uvas e vinhos (presentes em todas as refeições); trigo e pães; ervas, em especial alecrim, salsinha, cebolinha, tomilho, hortelã, manjericão, orégano; tomate, alho: peixes e frutos do mar; legumes em abundância, como berinjela, abobrinha e pimentão; leite, coalhada e queijos; mel, e frutas frescas e secas e oleaginosas (amêndoas, avelãs, e nozes). Dependendo do tipo de solo de cada região, os grupos alimentares propiciam também uma variação. Diferentes tipos de azeitonas, azeites e vinhos, e assim por diante. O que se come em cada país mediterrâneo tem bastante diferença de acordo com a disponibilidade do produto - os frutos do mar, por exemplo, estão presentes nos pratos espanhóis e italianos, mas é raro encontrá-los nos países árabes.
Cada país desenvolveu as suas receitas mediterrâneas de acordo com os seus hábitos, cultura e paladares e isso propiciou uma cozinha muito rica e saudável. Para isso, é claro, você não precisa necessariamente elaborar as receitas mediterrâneas, mas aproveitar ao máximo os seus ingredientes usando a nossa criatividade brasileira, mas como esses países nos presenteiam com tantas receitas maravilhosas, por que não arriscaríamos a prepará-las?
Ingredientes
  • 6 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 5 cebolas picadas
  • 1 buquê garni ( é essencial, veja abaixo)
  • 3 pimentões vermelhos cortados em quadrados
  • 2 berinjelas cortadas em cubos
  • 3 abobrinhas italianas cortadas em cubos
  • 6 tomates médios cortados em meia-lua
  • Sal à gosto
  • 1 limão

1/2 xícara (chá) de salsinha fresca fresca picada

Modo de Preparo:

  1. Numa panela, aqueça duas colheres de azeite de oliva, acrescente a cebola e o buquê garni e refogue até a cebola ficar dourada. Adicione o pimentão e cozinhe até ficar macio, mas não mole. Transfira para uma tigela e reserve. Deixe o buquê garni na panela.
  2. Na mesma panela, aqueça mais 2 colheres de azeite e refogue a berinjela. Retire do fogo, coloque em outra tigela e reserve. Adicione o azeite restante, refogue a abobrinha, retire do fogo, coloque em outra tigela e reserve.
  3. Volte a mistura de cebola e pimentão à panela, junte o tomate e refoque por 10 minutos. Adicione os refogados de berinjela e abobrinha e deixe no fogo por 5 minutos. Tempere com sal, transfira para uma tigela e leve à geladeira por 24 horas.
  4. Retire o buquê garni e sirva em temperatura ambiente ou quente. Esprema por cima o suco de limão, regue com azeite de oliva extravirgem e polvilhe a salsinha. Sirva com pão.

Buquê Garni: Coloque 10 ramos de salsinha, 8 grãos de pimenta-do-reino, 1/2 colher (chá) de tomilho, 1/2 colher (chá) de erva-doce e 1 folha de louro sobre um pedaço de pano fino e amarre, formando um saquinho ou trouxinha. (o pano fino deve ser de algodão tipo fralda ou amorim).

Receita: Revista Menu

Texto: Cláudia B.

14 comentários:

Gourmandisebrasil disse...

Obrigada pela sua visita no nosso blog.
Esqueci de mencionar, mas o filtro do "cafezinho diário brasileiro" quando é branco também passa por uma "lavagem" de cloro. Na verdade todo tipo de filtro ou saquinho que seja branquinho tem cloro.
Você tem filhos pequenos? Vendo a receita do seu Ratatouille, lembrei que dia 6 estréia o filme/desenho homônimo. É sobre um ratinho que quer virar chef em Paris, um prato cheio para quem tem prazer em cozinhar.
bjo, Nina.

Natércia Ramalho disse...

Cláudia sem palavras todas as suas receitas é uma melhor que a outra.um bjs Natércia)...

Silvia Arruda disse...

Hummmm que delícia! Amo legumes e tenho ctz que este prato vai me agradar muito!!

Anônimo disse...

Claudia a culinária Mediterranea é MARAVILHOSA mesmo!Hum que sabor que o Buquê Garni deixa...
Lindo prato!

Eli disse...

Nossa a foto está uma maravilha! Fiquei babando!! :) Já anotei a receita e as dicas.

Fer Guimaraes Rosa disse...

eu adoro a cozinha mediterranea, pois eles usam todos os ingredientes que eu nao vivo sem! :-)

aqui so se fala em ratatouille, por causa do desenho da Pixar que estreiou na semana passada! ;-))

bjos,

Cláudia disse...

Oi, Marcel e Nina, que bom que vcs vieram aqui. Mais uma vez obrigada pela info do papel do café. Com relação ao desenho Ratatoiulle, as minhas gatinhas já estão esperando pela a estréia, e é claro que mamãe vai tb!
Bjs

Natércia, as suas receitas é que são imbatíveis! Beijos.

Sílvia, este prato tem nome chique, mas é muito simples. Só não abra mão do buque garni, que deixa os vegetais chiques...!

Duly, é mesmo. Ele que deixa o sabor.

Eliana, tudo Bom? e o Rapha?
Obrigada por ter gostado da foto e do prato também.

Fezoca, foi por causa do desenho que eu lembrei de fazer. Aqui a estréia vai ser dia 6 e todo mundo vai assistir.
Bjos,

Cláudia A. disse...

Oi Clau, adoro ler os seus textos, sabia? Você sempre faz uma introdução tão explicativa. Adorei a receita e aqui em casa também estamos esperando dia 06 ansiosamente. Beijo.

Cris disse...

Eu também estou aguardando este filme e meus filhos estão ansiosos para ir comigo! A cor dos legumes ficou viva, muito lindo seu prato!

Gourmandisebrasil disse...

Existe uma corrente que diz que o chá verde emagrece, mas acho que é apenas um dos benefícos deste chá. Tomo porque gosto, mas ele é antioxidante e diurético. Os chineses e japonese dizem que faz muito bem à saúde. Eu vi uma vez que para fazer efeito em uma dieta, é necessário beber 1L ao dia (mas é codjuvante).
bjo, Nina.

Camila L disse...

Ué, eu tinha postado um comentário aqui ontem e ele sumiu! Mas vamos lá: Lindo, Lindo, Lindo! As cores estão mto vibrantes, eu adoro cozinha mediterrânea!

Cinara disse...

Clau, eu fui assistir Ratatouille ontem, e fiquei morrendo de vontade de experimentar este prato! Já anexei sua receita ao meu del.iciou.us para fazer o quanto antes! Beijos e uma ótima semana para você...

Cláudia disse...

Nina e Marcel, obrigada mais uma vez pela info. Bjs.

Cris, os legumes ficam assim, porque mesmo que a receita peça que fiquem mais cozidos eu não deixo eles desbotarem, cozinho um pouco menos sempre.

Camila, estava fora este feriado e nem cheguei a ver o seu comentário. Mas agora eu vi, as vezes o blogger fica meio louco.Sabia? Obrigada.

Cinara, eu ainda não fui assistir, mas vou assim que puder. O Ratatouille ficou bem gostoso. Obrigada e beijos.

Boa Semana a Todos!

Unknown disse...

Nossa... adorei seu blog! Estava procurando uma receita de ratatouille, justamente, por causa do filme.Adorei! Lerei sempre! E se der... faça uma visitinha ao meu blog... é sobre gastronomia também! Bjs!

www.claraemneve.blogspot.com

Blog Widget by LinkWithin