quarta-feira, 11 de julho de 2007

Bolo de Limão com Sementes de Papoula

Este bolo de limão é totalmente diferente de todos que já provei. As sementes de papoula dão uma textura que vale a pena. Em sua simplicidade, surpreende em seu paladar. Segue abaixo a receita: Fonte: Revista Blue Cooking.
Ingredientes:
  • 3 colheres (sopa) de leite
  • 3 ovos grandes
  • 1 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 1 1/2 xícara (chá) de farinha sem fermento peneirada
  • 3/4 xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (chá) de fermento
  • 1/4 colher (chá) de sal fino
  • 1 colher (sopa) de raspas de limão
  • 3 colheres (sopa) de sementes de papoula
  • 185 g de manteiga sem sal amolecida

Calda de Limão:

  • 1/4 xícara (chá) + 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1/4 xícara (chá) de suco de limão (acabado de espremer)

Modo de Fazer:

1. Aqueça o forno a 180ºC. Unte e polvilhe uma forma tipo bolo inglês. Numa tigela pequena, combine o leite, os ovos e o extrato de baunilha.

2. Numa tigela grande junte a farinha peneirada, o açúcar, o fermento, o sal, as raspas de limão e as sementes de papoula. Com uma batedeira na velocidade mais baixa, misture os ingredientes secos, ( eu nesta parte não usei a batedeira, misturei muito bem com uma colher se não minha cozinha iria ficar toda enfarinha). Junte a esta mistura a manteiga amolecida e metade dos ovos e bata, aumentando gradualmente a velocidade da batedeira (cerca de 2 min.) Adicione em duas vezes o resto da mistura dos ovos, batendo 30 segundos após cada adição.

3. Deite a massa na forma e alise a superfície com uma espátula. Leve ao forno durante cerca de 50 a 55 min. ( no meu forno foi 40 minutos) ou até que enfiando o palito, saia limpo.

4. Pouco antes de terminado o tempo de cozedura, prepare a calda de limão. Numa panela pequena, em fogo médio, misture o açúcar e o suco de limão mexendo até que o açúcar se dissolva completamente. Logo que retire o bolo do forno, e ainda na forma, faça vários furinhos na superfície com a ajuda de um palito. Pincele o bolo com a metade da calda de limão. Deixe arrefecer na forma durante 10 minutos.

5. Desenforme o bolo numa grade ligeiramente untada com manteiga. Faça furinhos na parte de baixo do bolo e pincele com o restante da calda, guardando um pouco de calda para os lados do bolo, se quiser. Volte o bolo para cima e pincele os lados com o restante da calda ou jogue por cima novamente e deixe escorrer. Deixe esfriar completamente.

A Cris foi na minha casa ontem e eu fiz esse bolo para ela. Nós não esperamos o bolo esfriar coisa nenhuma. Com uma xícara de café, mandamos ver. Como a Cris é muito educada, a gente só comeu a metade do bolo, para deixar para os outros.

16 comentários:

Cris disse...

hahahaha, eu me segurei para não comer mais! Realmente, ficou uma delícia, com a caldinha de limão hummmmmmmmmmm!!! E você é uma doce anfitriã, pena que foi pouco tempo, vamos agora combinar uma noite com a família toda. Bjs!

Elvira disse...

Esse bolo é irresistível! :-)

Sheila disse...

Blue Cooking é tudo neh?
E seu bolo está lindão, parece ter ficado uma delícia =)

Heidi disse...

Claudia querida, bolo é dos meus preferidos, e aínda mais acompanhadinho com um café quentinho, meu Deus. Amei esta receita.
Abraços.

Laurinha disse...

Devia estar uma delícia, né....Vou experimentar fazer, já coloquei as sementes de papoula na minha listinha de extras.
Beijinhos,

Silvia Arruda disse...

Esse bolo ficou lindo e deve ser mto saboroso... gosto do toque do limão nas coisas...

Patricia Scarpin disse...

Cláudia, que bolo maravilhoso!! Sou tão doida por coisas com limão que a sua sorte foi EU não ser a sua convidada - eu teria comido muito mais que a Cris. :D

Natércia Ramalho disse...

Cláudia que maravilha de bolo como tudo o que você faz um bjs Natércia))

laila radice disse...

me encantei qdo vi essa receita no exemplar da revista... a ofot dele rachadinho é um deleite...assim como a sua que está super convidativa! beijos

Cláudia A. disse...

Que lindo. Eu também não perco a Blue Cooking. Com esse capricho todo, acho que vou me convidar para o próximo lanchinho das maricotas. Beijo.

Eli disse...

Aí que delícia de encontro!!! E o bolinho deveia estar maravilhoso, quentinho e com café?!?!

Cláudia disse...

Todas estão convidadas de coração para o lanchicho das maricotas.
E quem sabe quando menos a gente esperar estamos nos encontrando e nos conhecendo. Nada é impossível!!!

Lua Limaverde disse...

Cláudia, já fiz um parecido, fica uma delícia o azedinho do limão e a crocância das papoulas. :)

Cláudia disse...

É isso mesmo, Luna, a textura deste bolo é especial.
Bjs.

Patrícia disse...

Olá!
Já fiz este bolo algumas vezes e todos os que provaram até agora têm gostado. Uma delícia!
Sei que saiu na revista blue cooking, mas gostaria que me dissesse, se possível, qual a edição (mês e ano, também número se tiver) e a página, e ainda o nome do autor/autora, no caso de estar especificado. Agradeço desde já pelas informações que me puder dar!

Mais uma vez parabéns por esta receita e por todo o resto do blog, que é divinal!

Celina Belotti disse...

Oi, tudo bem? Então... agora papoulas foram proibidas de entrar no Brasil, o que você colocaria na sua receita para substituir? Eu fiz uma receita parecida, que ia amêndoas também... ai eu simplesmente não coloquei as papoulas... mas sei lá, papoula é um ingrediente que dá uma coisa X muito boa pra comida não é? Eu amo papoulas, pena que elas são usadas como drogas...

Amei o seu blog, está oficialmente nos meus favoritos!!
bjbj

PS:Dê uma passadinha no meu recém fundado blog de culinária para jovens... www.celinicesegulodices.com.br

Blog Widget by LinkWithin