sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Salsa de Manga e Abacate

Salsa é uma invenção latino-americana mais precisamente dos países como México e também encontradas nos países da América Central. As salsas são nada mais que molhos, assim como chamamos aqui o nosso molhinho vinagrete que acompanha as carnes de um bom churrasco. As salsas servem tanto de molho como de acompanhamento. Contém pouca gordura e são feitas a base de frutas e legumes picados. Salvo raras exceções, são feitas com ingredientes crus e naturais. Além de todas essas vantagens, substituem muito bem os molhos tradicionais, a mostarda, o ketchup, a maionese. Acompanham carnes brancas, vermelhas, peixes e sanduíches. Também podem ser servidas simplesmente com pão torrado e com as famosas tortilhas e burritos tex-mex como o quacamole é usado. No verão são um contraponto refrescante para os pratos quentes.
Ingredientes:
  • 1 xícara (chá)de polpa de manga picada
  • 1 xícara (chá) de polpa de abacate picado
  • 1/2 xícara (chá) de pimentão verde ou vermelho sem sementes picado (não tinha, usei tomates sem sementes, mas com pimentão ficará melhor, pois dá crocância).
  • 6 colheres (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (sopa) de raspas de limão
  • 1/2 xícara de cebola picadinha
  • 4 colheres (sopa) de coentro picado
  • 1 dente de alho picadinho
  • 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
  • Sal a gosto
  • Algumas gotas de molho de pimenta jalapeño/habanero/malagueta ou a gosto (opcional)

Modo de Fazer:

  1. Coloque todos os ingredientes numa tigela, misture e tempere com sal a gosto.
  2. Cubra a tigela com filme plástico e guarde na geladeira por 30 minutos antes de servir.

10 comentários:

Cris disse...

Adoro salsas!!! E nunca comi com manga... hum, amei sua receita. Bom final de semana para vocês!

Mari disse...

Comida mexicana é bom demais! Está linda sua salsa, Cláudia..
Um super beijo pra ti, e ótimo fim de semana!!

Claudia Lima disse...

Vejo muitas receitas nas revistas e é um acompanhamento bonito e saudável, mas até hoje nunca preparei em casa.
Me apetece com frango grelhado, pena que eu não tenha um grill como é costume aqui.
Bjs e bom findi! :)

Glau disse...

Que delícia de acompanhamento.. super refrescante! fora a combinação de cores que fica lindona!

Bjos e bom fds,
Glau

Vivian disse...

Adoro saladas com manga.
bom fds
bj

Unknown disse...

Abacate para mim sempre lembrou vitamina hahaha
Tirando a comida mexicana, não consigo ver em outros pratos do que uma bela vitamina.
Preciso mudar os meus conceitos.
bjs

ameixa seca disse...

Nunca provei mas tem óptimo aspecto :)

Goreti disse...

Que belíssima e gostosíssima combinação Claúdia! Com a proximidade do verão já estou registrando a receita...a bem da verdade, nem sei se vou esperar o verão.

Beijos!!!

Eli disse...

Já corri para salvar a receita, essa não me escapa é só os meus queridos abacates que estão na fruteiras ficaram no ponto. hehehe

Valentina disse...

Adoro estes teus textos explicativos. me delicio na leitura. Esta com manga está convidativa.Tenho abacate mas estou sem manga.Shame.

Blog Widget by LinkWithin