terça-feira, 28 de outubro de 2008

Parpadelle ao Molho de Berinjela e Tomatinhos Assados

O sabor da berinjela assada combina muito bem como massas e pães. Não há pizza, foccacia, pães recheados que não fiquem uma delícia quando ela está presente. O eleito para recebê-la hoje foi o parpadelle. Fácil de fazer e realmente impressiona pelo sabor tão bom e tanta simplicidade.
parpadelle ao molho de berinjelas e tomatinhos assados
Ingredientes:
  • 1 berinjela bem grande cortada em cubos e colocadas num escorredor com sal ( o objetivo é fazê-la amaciar e perder um pouco de água - faça isso e deixe uns 15 minutos)
  • 250g de tomatinnhos cereja daqueles redondinhos e pequeninos
  • Sal gourmet aromatizado com tomilho fresco a gosto ( compre o sal e coloque num vidro com o tomilho e deixe tomar gosto, dura bastante, pois o tomilho vai secando e saborizando o sal, quantidade 1/2 xícara de sal, 3 colheres de sopa de folhinhas de tomilho fresco)
  • 1 colher (sopa) de alho triturado e alguns dentes com casca para assar junto (3 ou 4)
  • orégano a gosto
  • pimenta moída na hora a gosto ( usei o mix de pimentas do reino preta, branca e rosa)
  • azeite para derramar por cima ( 1/2 xícara (chá) ou mais um pouco)

  • um punhado de castanhas-do-pará cortadas e levemente tostadas numa frigideira

Modo de preparo:

  • Pegue uma assadeira e coloque as berinjelas picadas, polvilhe com o sal, coloque os tomatinhos com casca e tudo, coloque o alho, misture tudo, polvilhe o orégano, os dentes de alho inteiros com as cascas e regue com o azeite de oliva.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 200°C e asse por quase 1 hora, veja quando as berinjelas já murcharam e estão com aquela cor bonita, mas não muito pretas e queimadas.
  • Enquanto isso leve água ao fogo para cozinhar o macarrão.
  • Misture uma vez durante o tempo de forno.
  • Quando estiver tudo assado e cheiroso, tire do forno e aproveite a água em que cozinhou o macarrão (duas conchas) e derrame na assadeira e misture para retirar e aproveitar o queimadinho que fica na assadeira, deixando as berinjelas mais molhadinhas. Verifique o sal.
  • Sirva este molho sobre o parpadelle com queijo parmesão ralado na hora e as castanhas por cima.

19 comentários:

Marcos Santos disse...

Olá Claudia!

As berinjelas entraram definitivamente na culinária aqui de casa (aliás, o jiló também. Mas tenho duas perguntas a fazer:

1°) Você já havia colocado sal nas berinjelas para que elas sorassem. É para colocar mais sal antes de enforná-las?

2°) No caso dessa receita, não colocamos sal na água de cozimento do macarão?

Só falta tirar essas dúvidas, para que eu caia dentro dessa receita.

Beijo

ameixa seca disse...

Beringela é deliciosa... nunca fiz assada. Deve ser óptimo!

Cláudia disse...

Marcos, boa pergunta, eu coloquei só um pouco de sal para que elas sorassem. Tanto que foi pouco sal e pouco tempo, não chegaram a ficar murchas, só mais macias. Depois vi que não estavam salgadas e coloquei o sal com o tomilho só umas pitadas (pouquinho). Não ficaram salgadas, bem eu experimentei ela crua, hehe.
Com relação à agua de cozer o macarrão, eu coloco uma colher de sobremesa rasa de sal para uns 5 litros de água.(não sei se é o correto, mas não gosto de salgar muito, se faltar eu ajusto no molho).

Qualquer dúvida...à ordens!

bjs

Mari disse...

Claudia querida, simplesmente deliciosa tua receita!! Uma pena meu marido nao gostar de beringelas, nem dá para acreditar... qdo faço, é porção pequena, só pra mim, pois nao vivo sem.. =D
Beijos flor.

Goreti disse...

Ai amiga, essa visão tá me pegando de jeito.

Beijos!!!

Unknown disse...

Adorei tudo isso hahaha
Apesar que tem gente que vira o nariz para a coitada da berinjela.
Eu amooo como uma boa italiana.
Bjs

Andrea Dohashi disse...

Amo beringelas em tudo! e como não poderia ser diferente, estou babando aqui, rs!
Beijos

Cláudia Marques disse...

Cláudia, que linda que ficou essa comidinha. Só comi beringela umas duas vezes, ainda não me habituei a usá-la com mais frequência (aqui em Portugal as beringelas levam G, ao contrário das vossas...)
Deve ser muito bom, gostei da ideia. Bjs

Simone Izumi disse...

Pára tudo...que milagre! Eu tenho berinjelas e tomatinhos em casa!!!!
É hojjeeeee...
bjs
si

"Manjares da Manu" disse...

Beringela é sempre bem vinda!!!

Bjs...

Dani Bros disse...

Muito bom!!! Amo massas e berinjela!
Bjks

Giovana Martini disse...

Que delícia! Adoro pratos com berinjela!



Beijos!

Cláudia Marques disse...

Cláudinha, quando puder passe lá no meu cantinho, por favor. Mil beijinhos.

Silvia Arruda disse...

Hummm... receita com massa já sabe... eu me apaixono e testo na certa! ;)

Flavinha disse...

Hummm... Deve ter ficado uma delícia!

Beijocas

Nysa disse...

que boa receita, pois muitas vezes nao sei como fazer a berigela para molho de masas. beijocas ;-)

Nani disse...

E massa cai tão bem, seu prato me deixou com água na boca!
Beijos e ótimo fim de semana!

Téia disse...

Clau minha querida, que prato liiiindo e que mistura saudável e deliciosa. Fiquei com muita vontade de um pratinho deste. Humm...Bj amiga.

sonia a. mascaro disse...

Cláudia, que delícia! Já copie para fazer qualquer dia destes!

Estou esperando por você no Ecological Day, agora dia 2! Se puder participar, vou ficar contente.
Beijos.

Blog Widget by LinkWithin