terça-feira, 14 de outubro de 2008

Apple Crisp - Crisp de Maçã

Apesar de simples não é uma sobremesa qualquer, acredite. O aroma da maçã assando no forno com canela e cardamomo espalha-se pela casa perfumando-a toda, e o calor do assado forma uma caminha quente para repousar o sorvete de baunilha gelado que funde os sabores, as texturas e a temperatura na medida certa. Esta receita é da nossa querida Cinara, fiz pequenas modificações como a inclusão do cardamomo e polvilhei um pouquinho mais de açúcar sobre a mistura antes de assar.
Ingredientes:

5 maçãs picadas

1/2 colher (sopa) de canela em pó

3/4 xícara de farinha de trigo

1/4 xícara de aveia em flocos finos

1/2 xícara de açúcar

1/2 xícara de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de fermento

1 ovo

1/2 colher (chá) de cardamomo em pó

1/3 xícara de açúcar

1 colher (sopa) de margarina derretida

Pré-aqueça o forno a 150 graus centígrados. A temperatura mínima do meu forno é 180ºC, mas deu certo. Misture a farinha, a aveia, os açúcares, o fermento e o ovo. Misture as maçãs picadas com 1/2 colher (sopa) de canela em pó e o cardamomo e espalhe-as no fundo de um refratário quadrado ou oval, untado. Espalhe a mistura de farinha sobre as maçãs. Misture 1 colher (sopa) de canela em pó e 1/3 de xícara de açúcar, e espalhe sobre a mistura de farinha. Em seguida, cubra tudo com a margarina derretida. Asse por uma hora. Sirva quente, com sorvete de creme.

É delicioso puro também.

22 comentários:

Cristina Momentos Preciosos disse...

Nunca comi este doce de maçã,mas é-me bastante tentador,tenho que experimentar.Bjs

Mari disse...

Cláudia, que delícia! Maçã, canela e cardamomo é uma combinação perfeita... quentinha, com um sorvete de creme então... hummmm... é de se comer e chorar por mais... =D
Beijos, querida!

Eli disse...

Claudia eu faço parte do time que acredita fielmente que não existe sobremesa melhor que a união de maçã com sorvete de baunilha, eu fiquei encantada com essa sua receita!!

Anônimo disse...

Parece-me muito bom mesmo!A combinação da mça com o gelado de baunilha deve ser uma delícia!
Beijinhos

Tânia disse...

Eu também fique salivando tentando sentir o sabor...que deve ser maravilhoso!
Ah, claro que vou fazer!
Beijinhos

Vivian disse...

Claudinha, que bela apressentação. Com sorvete deve ser muito gostoso, vc me deixou com água na boca.
bj

Cláudia Marques disse...

Claudinha, não é difícil acreditar que seja MUITO delicioso mesmo, com ou sem sorvete, a julgar pelo aspecto e pelos ingredientes. Só não conheço o cardamomo, mas mesmo assim imagino este doce deve ter uma textura mesmo "crisp". Que beleza!
Bjs

Odete disse...

Adoro os 'crisps' de frutas, o de maca meu favorito. Muito boa a adicao do cardamomo, deve ter ficado super aromatico.

Beijos

Glau disse...

Combinação de sorvete, maça e cardamomo.. deve ter ficado ótimo! parece que senti o cheirinho daqui!

Bjo, Glau

ameixa seca disse...

Tenho uma grande paixão por maça com canela. E ainda bem que tenho cardamomo e flocos de aveia em casa. Terei que experimentar :)

Priscila Beneducci disse...

Oi Camila, te conheci hoje, lendo um comentario seu lá no blog da Cinara (Cinara´s Place). Li seu blog inteiro de cabo a rabo. Amei muito. As fotos postadas sobre o fundo preto, ficaram mais valorizadas. Camila anotei a receita do seu Bolo Alemão de Natal (receita da familia do seu marido). Eu trabalho só com receitas demoradas e trabalhosas, já em casa, acho que por pura canseira e também para não topar com uma louça de de ceia Natal (que é a minha rotina normal de trabalho), para uma confeiteira é até vergonhoso: eu também asso Bolo de Caixinha de supermercado, sempre é uma versão Bolo de Caixinha Melhorado em casa. A sua receita é justamente o gênero que eu curto. Nozes é o que não me falta por aqui. Eu tenho como obrigação manter um estoque mínimo de 1kg, para não ficar na mão. Agora seu blog tem um link direto registrado no meu. Muito prazer em te conhecer... Um abraço de Minas (Contagem). Pri

Cris disse...

Oi Claudia... eu perco toda a classe quando tem numa mesa receitas de maçã e canela... como muito... amo de paixão... podia ser menos tentador né, esta bola de sorvete aí tá matando, heheh. Bjs!

Daniel Santos disse...

também quero exprimentar....

Luciana Macêdo disse...

É daquelas sobreesas que nos dão socorro quando queremos algo diferente sem muito trabalho. Adorei.
Bjs!

Téia disse...

Claudia querida, me dica como uma receita da Ci e feita por você, e ainda, com estes ingredientes pode ficar menos que maravilhosa, tenho certeza que não é uma receita qualquer. Ah tenho....Bj grande lindona.

Simone Izumi disse...

hmmmmmmmmmmmmm.......arrasouuuu!!!
vou ter que fazer!!!!
bjs!!!

Lua Limaverde disse...

Cláudia, eu adoro essa receita, faço sempre, todo mundo adora. Ficou linda a tua arrumação no prato! :D

Claudia Lima disse...

Sou super fã de crisps. Vim a conhecer aqui nos EUA.
Gosto muito do de pera, faço com freqüência nesta época do ano.
Bjs :)

Valentina disse...

Eu que sou louca por cardamomos e maças teria me acabado.

Nani disse...

A combinação dos ingredientes é perfeita, fico imaginando o aroma delicioso que deve ser isso assando, e eu prefiro com o sorvete, rs
Beijos

Cinara disse...

Cláudia, que bom que você gostou da receita! E o cardamomo que você acrescentou deve ter dado um toque super especial... Também adorei a arrumação do prato com sorvete, ficou muito chique! ;o)
Beijos!

NJenn disse...

Never found a recipe for apple crisp that I really loved cuz I loved loads of topping. I think you've done it! The bottom crust might just be the answer. Can't wait to give it a try. I'm thinking my work buddies are getting another treat this week.

Blog Widget by LinkWithin