quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Petit Gâteau do Papai

Continuando a nossa conversa deliciosa da comemoração dos Dias dos Pais, do singelo almoço, a lasanha da infância e tal, resolvi caprichar na sobremesa e desta vez todos foram meus Ratatouilles (cobainhas). Foi a primeira vez que fiz esta sobremesa. Primeiro, dei uma pesquisada em alguns blogs rapidamente (desculpe se alguém tem uma boa receita) , mas por insegurança achei melhor entrar no site do Olivier Anquier. Lá tem o vídeo também e eu estava encasquetada com a história de por os ovos batidos no chocolate derretido. Todos falam que não pode cozinhar-los, e já estava me imaginando mexendo uma omelete de chocolate.
Visto tudo com muita atenção. Ele, apesar daquele jeito engraçado, é muito simpático e explica muito bem, resolvi colocar mãos à obra. Lá vai a receita:
Para 5 porções:
Ingredientes:
  • 120g de chocolate amargo picado
  • 100g de manteiga
  • 2 ovos inteiros
  • 2 gemas
  • 1/4 de xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Prepare o petit gâteau assim:

  • Derreta o chocolate em uma panela em banho-maria e junte a manteiga, até que fique homogêneo, liso e brilhante. (No vídeo ele derreteu só chocolate, quando estava tudo derretido e liso e jogou os pedaços de manteiga, desligou o fogo e deixou-a derrentendo, talvez seja este o segredo para baixar um pouco a temperatura do chocolate para não cozinhar os ovos, hahah!).
  • Em uma vasilha, bata os ovos, as gemas e o açúcar até que os ingredientes fiquem bem encorporados. ( eu usei o fouet, igual a ele).
  • Retire o chocolate do fogo, (nesta hora dei mais uma boa mexida para derretar totalmente a manteiga, como ele fez); despeje aos poucos na vasilha os ovos misturados. (Ele foi derramando em fio com uma mão e mexendo com a outra), até que os ingredientes estejam integrados.
  • Misture suavemente a farinha de trigo.
  • Unte forminhas pequenas, próprias para petit gâteau, com manteiga e farinha. (eu usei minhas forminhas de muffins, quem não tem gâteau...).
  • Coloque a massa nas forminhas e deixe na geladeira por duas horas. (Foi nesse tempo em que assei a lasanha e almoçamos).
  • Asse em forno pré-aquecido a 250º por 4 a 5 minutos, não mais, senão seca. (teste uma forminha antes, para saber a temperatura correta de seu forno: o petit gâteau deve estar consistente por fora (nas bordas), mas em cima meio-mole e mole por dentro. E tem o lance do choque térmico, você tira da geladeira e já coloca no forno bem quente.
  • Desenforme num prato e sirva com sorvete de creme. Delicie-se!

17 comentários:

laila radice disse...

nossa parece ótimo e fico molinho do jeito q tem q ser mesmo né Clau... adorei as dicas1 bjos

Cris disse...

Primeira!!! Consegui!!! Petit gateau está entre meus favoritos, o caseiro então... hummmmmm, de babar! Beijos!

Cris disse...

Olha, a Laila e eu postamos exatamente ao mesmo tempo! Veja o reloginho. hehe, um dia ainda consigo. Bjs!

Laurinha disse...

É exatamente esta a minha receita preferida do petit gateau! Sempre faço, sempre dá certo! Realmente, melhor não conheço. E o seu ficou perfeito, hummmm delícia!
Beijinhos,

Joaninha disse...

Querida Cláudia! Primeira vez que volto aqui depois das férias e deparo-me logo com esse maravilhoso pecado que adoooooro! :)))) Apesar disso nunca fiz, por isso vou ter de experimentar esta escolhida por si porque tenho a certeza que enquanto não a fizer não vou descansar... :D
Beijinhos!

Marizé disse...

Que delicia de sobremesa. Ficou lindo.

Sheila disse...

Sempre tive essa mesma preocupação com os ovos, mas pelo jeito deu tudo certo. Só pela foto, deu água na boca! Adoro essa sobremesa!
bjão

Natércia Ramalho disse...

Cláudia que maravilha adorei.um bjs Natércia...

Silvia Arruda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvia Arruda disse...

Eu tb nunca fiz petit gateau... o seu deve ter ficado delicioso!! é uma das minhas sobremesas preferidas! :)

Patricia Scarpin disse...

Ficou maravilhoso, Cláudia!
Há anos não como petit gateau, fiquei com vontade!

Gourmandisebrasil disse...

Esta é uma daquelas sobremesas que sempre fazem sucesso! bjo.

. disse...

Oi,Claudia...
Quem resiste a um petit gateau?
Aquele chocolate molinho que derrete na boca,é irresistível,não é mesmo?
Claudia,vc quem me perguntou sobre a mussarela de búfala,que minha amiga tráz de Minas?

Eli disse...

Cláudia que maravilha!!! Aff, fiquei babando! :)

Agdah disse...

Menina, isso vicia.

Nani disse...

Eu não gosto de chocolate, mas os chocolatras aqui de casa vive pedindo pra eu fazer pra eles.É bom ver que alguém fez e deu certo.
A sua fota da com uma carinha linda!!!

Heidi disse...

Lindo lindo Claudia!!!
Abraços.

Blog Widget by LinkWithin