terça-feira, 14 de agosto de 2007

Lasanha a Bolonhesa do Papai

No dia dos Pais, nós sempre viajamos e vamos nos encontrar com toda a família que mora fora desta cidade. Desta vez não foi possível, então comemoramos só com o nosso núcleo familiar. Papai, mamãe e nossas filhas. Caprichamos no almoço. Fizemos o seu prato favorito, Lasanha a Bolonhesa com Salada de Rúcula e de sobremesa um delicioso Petit-Gâteau (que será o próximo post).

Ingredientes:

  • 2 pacotes de massa de lasanha de sua preferência ( eu usei a pré-cozida Petybon)
  • 400g de mussarela
  • 100 g de queijo provolone em fatias
  • 400g de presunto cozido magro
  • 500g de patinho moído
  • 2 latas de tomate italiano pelado + 1/2 lata de água
  • Temperos a gosto: alho, cebola, azeite, cheiro verde, manjericão e orégano.

Modo de Preparar:

  • Comecei pelo molho. Numa panela grande, coloquei o azeite e alho para dourar. Logo em seguida a carne moída. Fui mexendo até ficar bem frita e soltinha. No liquidificador, bati duas latas de tomate italiano pelado, com uma cebola e mais meia lata de água. Coloquei o molho na panela e deixei refogar por uns 15 minutos no fogo baixo. Acertei o sal, e após desligar o fogo coloquei os temperos: cheiro verde picadinho (3/4 de xícara), manjericão ( 1 colher de sopa) picadinho, orégano (pode colocar o seco) eu coloquei o fresco.

  • Numa travessa comece a montar a lasanha. No fundo eu sempre coloco uma camada de molho para não grudar a massa. Depois a massa, molho, presunto, queijo, massa, molho, presunto, queijo. Deixei para por o queijo provolone nas últimas camadas. Polvilhe com queijo ralado. Coloque um papel alumínio. Seja generosa no molho. Depois de montada a lasanha eu deixo descansar 30 minutos e depois eu coloco no forno por aproximadamente 25 a 30 minutos, forno médio. Só que desta vez eu fiz à noite e só assei no dia seguinte para o almoço. Pois fomos à Igreja de manhã. Passamos agradáveis momentos de alegria, louvor e agradecimento por este dia.

  • Dicas: desta vez eu só fiz com o molho a bolonhesa, mas pode-se colocar molho branco também, junto com o molho vermelho, intercalando as camadas. Ou, há uma receita de família, que foi muito popular anos atrás quando a massa da lasanha não era pré-cozida, colocava-se 1 litro de leite fervido no final na travessa até quase transbordar e cobria-se com o papel alumínio de deixava descansar na geladeira para assar no dia seguinte. Fica muito boa também. Além de ser prática.

11 comentários:

Marcia disse...

Claudia,
naõ me importaria de ganhar alguns quilinhos com esta lasanha deliciosa.
Bj

laila radice disse...

nossa Claudia, me levaste a infanca..minha mãe fazia aos domingos geralmnte, mas não era com carne pq meus pais nao comiam carne vermelha, era de queijo, brócolis e molho branco...mas eu como sou carnívora fiquei atiçada com a sua, parece ótima! bjos

Gourmandisebrasil disse...

Acho que a maioria das raças e credos comemoram as datas festivas em volta da comida. Uma boa mesa é sempre motivo ou consequência para a reunião dos familiares e amigos. Esta sua lasanha parece gostosa, mas o sabor de ter a ua família reunida deve ser melhor!
bjo, Nina.

Laurinha disse...

Que delícia que ficou! E me fez lembrar do leite para assar, fazia assim mesmo....
E aguardo o seu petit gateau...
Beijinhos,

Sheila disse...

Concordo com a Nina! A lasanha parece ter ficado ótima, mas o momento em si, é o mais importante. Família é tudo gente, tudo!

Heidi disse...

Claudia, a lazanha ficou maravilhosa, e melhor aínda, como já foi dito acima pelas meninas, a companhia da família é tudo, faz a mesa ficar mais bonita aínda...

Patricia Scarpin disse...

Cláu, também fiz lasagna em casa domingo - meu pai e meus irmãos foram almoçar lá.
A sua está lindona, que vontade de "roubar" um pedacinho! :)

Natércia Ramalho disse...

Cláudia bem que maravilha a sua lasanha adorei.um bjs Natércia...

Eli disse...

Cláudia minha amiga, que maravilha!! Eu amo de paixão lasanha, faço um pouco diferente, mas a sua foto está tão tentadora que vou fazer igual a você!! :)

Cris disse...

Claudia, eu admiro quem tem esta paciência de montar a lasanha assim como você faz, eu faço uma lasanha doida vapt-vupt porque não tenho a calma de prepará-la como se deve. Você faz parecer tão simples! Parabéns ao papai, atrasado, e que ainda não conheço, ainda estamos por marcar um dia para reunir as famílias! Bjs!

Marizé disse...

Não consigo resistir a uma lazanha á bolonhesa, apetece tirar uma garfada.

Blog Widget by LinkWithin