Quem me inspirou a fazer esta sopinha deliciosa foi a Fabrícia, do Sopa Vermelha. A receita original dela está aqui, a minha eu fiz com mandioca no lugar da batata e a couve-flor. A mandioca confere uma cremosidade tão densa que não houve necessidade de acrescentar mais nada, como massinhas ou creme de leite. Só usar a imaginação sobre os temperos e as ervas. O toque especial foi graças a Cris, que me presenteou com um potinho de pimenta harissa (pimenta tunisiana) que ela também ganhou da Fabrícia. Gente, e coloque especial nisso. Esta pimenta é deliciosa, tem um sabor e um aroma que até agora nenhuma chega aos seus pés!
Vamos lá:
Ingredientes
- 500g de mandioca branca (tinha orgânica, que sabor de infância!)
- 1/2 cenoura grande picadinha
- 1/2 maço grande de couve-flor orgânica tb picada (não coloquei as folhas, pois já estavam um pouco murchas)
- 1 cebola grande picada grande
- 3 dentes de alho grandes
- 1/2 linguiça calabreza grande picadinha em rodelas, depois em quatro.
- Ervas que coloquei : 2 colheres (sopa) de salsinha crespa, 1 colher (sopa) de hortelã picada, 1 colher (sopa) de folhinhas de orégano fresco.
- Sal a gosto
- 1 tabletes de caldo de galinha
- 1 1/2 litro água fervida.
Modo de Preparo:
Numa panela grande ou caldeirão, coloque o azeite com um pouquinho de óleo comum e frite a linguiça por 3 minutos e reserve-as numa outra vasilha.
Na própria gordura que ela soltou um pouco, doure a cebola, já coloque o alho, doure ligeiramente e acrescente 1 litro de água fervida, mais os cubinhos de caldo de galinha.
Coloque a mandioca, couve-flor, cenoura e prove o sal. Se precisar, acrescente mais água, e deixe levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhando lentamente com a panela semi-tampada por uns 30, 35 min., até os ingredientes estarem macios. Quando tudo estiver cozido, tire o caldeirão do fogo, para dar uma amornada, dei um tempo de uns 15 minutos, para não colocar no liquidificador muito quente. A mandioca é muito quente, então é bom esfriar um pouco. Bata no liquidificador até formar um creme, se quiser deixe água fervida disponível caso fique muito grossa, ou deixe a consistência de acordo com o seu gosto. Volte a sopa à panela, aqueça um pouquinho e acidione as ervas e um fio de azeite extra virgem. Se quiser colocar pimenta, pode. Eu não coloquei nenhuma, por causa das crianças, eu e meu marido nos esbaldamos em nossos próprios pratos com a harissa.Fabrícia, o meu maridoco* adorou!
* direitos reservados
10 comentários:
Que sopa hein, e cheguei com ela ainda quentinha.
Claudia sou uma "tonha" queria expor o premio que me destes e nao consegui fazer o link...can you please help me?!
bjs
Adorei. Sopa é comigo mesma.
Beijos pra você.
Ana.
Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
Deliciosa!
Beijinhos,
Que delícia essa versão da minha sopinha...deve ter ficado maravilhosa. A harissa arrasa né? Quando for para o Brasil levo mais para ti.... Tomava essa sopinha agorinha mesmo....miam.
Bjcas para ti e que bom que seu maridoco adorou a sopinha.
Como gosto de sopa... depois que descobri a harissa mais ainda, como ela dá um toque especial e só ela já cuida do sabor! Fico feliz que gostaram! Bj!
pode colocar numa cumbuquinha pra mim??e com bastante harissa q tbm virei fã! bjs
Que sopa charmosa, Cláu!
Gostei muito da receita. Parece uma delícia. Super anotada!
Bjs
Claudia,
Hoje está fazendo um friozinho por aquí, e esta sopa maravilhosa esta a me deixar com água na boca! Abraços.
hummm..esa sopa cai bem hoje aqui em São Paulo..que tá geladinho..adoro sopas...
Postar um comentário