terça-feira, 30 de outubro de 2007

Camarão na Moranga

Esta receita não tem nada a ver com o Halloween, é típica brasileira, mas como tem abóbora, fica como uma alusão a esta data festiva, que as crianças adoram brincar. Quem nunca se encantou com contos de fadas, com bruxinhas boas ou más? Fantasias das histórias infantis que fazem parte de nossa vida. Não considero isso coisa do mal referindo-me às suas raízes históricas remotas, mesmo porque o mal sempre esteve presente na humanidade, seja em que época for, assim como o bem e o Amor máximo que podemos testemunhar no Filho de Deus, Cristo, que veio para nos Salvar e nos Dar Vida Eterna. E numa inocente festinha de "Doces ou Travessuras" só há diversão. Apesar de não fazer parte de nossa cultura brasileira em geral, hoje em dia, pelo menos aqui no Estado de São Paulo, conheço inúmeras crianças de várias cidades que já aderiram, brincando em seus bairros e condomínios, devido também ao ensino do inglês nas escolinhas e também da cultura que vem junto com a língua. Globalização!!!???... Seja o que for, à todos, Happy Halloween!

Ingredientes:

  • 1 moranga média
  • 1 bisnaga de requeijão ou do autêntico catupiry*
  • 500g de camarão médios ou um pouco menores (fresco ou congelado)
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de azeite)
  • 1 cebola picada
  • 1 colher (sopa) de alho picado/triturado
  • 1 lata de tomate italiano (tipo Divella ou outra marca boa) ou 3 tomates maduros batidos no liquidificador
  • 1 colher (sobremesa) de molho de pimenta, pode ser tabasco, pimenta de cheiro, ou malagueta - médio ardume
  • Sal e pimenta do reino moída na hora à gosto
  • Coentro seco ou fresco para polvilhar.

Modo de Preparo:

Moranga:

  • Prepare a moranga: lave-a, enxugue-a e corte uma tampa com uma faca de aproximadamente 5 a 6 cm de diâmetro. Retire com uma colher todas as sementes, se sobrar alguma não tem importância, por mais que você tire, uma vai ficar (heheh)
  • Passe um pouco de óleo com papel absorvente em toda a casca para ela ficar lustrosa, mas não oleosa. Coloque no microondas por aproximadamente 20 min. na Pot. Alta ( como os microondas têm potências diferentes, a cada dez minutos de uma verificada para ver se a poupa já está cozida, macia, porém firme.

Camarão:

  • Numa panela média, refogue 1 colher (sopa) de azeite, a cebola, o alho, deixe dourar levemente e coloque os tomates batidos. Deixe apurar um pouco, acerte o sal. Numa tijela à parte tempere os camarões com um pouco de sal e pimenta do reino moída na hora, e uma gotas de limão. Deixe-o descansar um pouco para pegar o tempero.
  • Quando o molho estiver um pouco mais apurado, coloque os camarões na panela, cozinhe durante 3 minutos para ficar macio e tenro e acrescente o creme de leite, misture e desligue.

Finalização:

  • Pegue a moranga, solte um pouco da polpa com uma colher, não muito para ela não ficar fina, forre-a por dentro com o requeijão em bisnaga pelo fundo e por toda a circunferência dela e coloque o molho de camarões dentro dela. Mexa cuidadosamente, só para pegar a cor da moranga e volte ao microondas apenas para aquecer (5 min. Pot. Alta) para servir.
  • Polvilhe coentro e sirva com arroz branco. Um vinho branco seco ou suave gelado de sua preferência combina muito bem com este prato.

13 comentários:

Célia disse...

Que engraçado o nome moranga em Portugal (Zona Alentejo chama-se mogango), Agei piada a receita

samegui disse...

Vim retribuir sua visita ao nosso blog Conversas de Cozinha e achei esta receita doce. Camarão na moranga sempre foi uma das especialidades dos meus pais e seu preparo reunia muita gente em casa na minha infância. Nunca fiz sozinha, vou testar sua receita no feriado, gostei da idéia do Halloween para envolver as crianças.

anna disse...

Quer dizer que moranga é uma abóbora???
Nunca lá iria chegar...
As fotos estão lindas!
Beijinhos.

Laurinha disse...

Que lindo seu post.
E aprendi mais uma (bem, muitas) nunca tinha cozido no microondas, sempre punha papel alumínio e assava no forno... Adorei, mais rápido, né.
E quanto ao camarão, arrasou!
Beijinhos,

Nani disse...

Cláudia não faz isso comigo, desse jeito eu estrago meu computador de tanto babar e meu estomago briga comigo querendo um pouco agora.
Que delicia deve estar!
Beijos!

Sheila disse...

Eu ADORO camarão na moranga, Clau!
To olhando essa foto e imaginando como um belo prato na hora do almoço me faria feliz =)

Silvia Arruda disse...

Este prato é um clássico, né? Todo mundo tem sua receita e agrada gregos e troianos!

Gourmandisebrasil disse...

Eu sempre gostei deste prato, mas meu ex-chef (francês) é literalmente apaixonado pelo camarão na moranga. Para ele a combinação é perfeita e o sabor maravilhoso.

bjinho,
Nina.

Marizé disse...

Eu já passei com os olhos por essa receita, e fiquei desconfiada que seria muito bom.
Mas agora depois de vêr essas fotos fiquei a salivar.

Beijocas

Agdah disse...

Menina, que receita legal. Sempre ouvi falar mas nunca provei. Agora, dando penada no lance do Halloween, a única coisa que vejo de negativa é o modismo. Quando algo vira moda por ser bonitinho, e importado, sem conotação cultural alguma é que me parece sem sentido. Acho que em nossa cultura há tantas tradicões bonitas que estão quase à beira da extinção por esquecimento e falta de valorização, enquanto idolatramos o que vem de fora por ser "chique". Brasil é carnaval, frevo, maracatu, bumba-meu-boi, saci-pererê, curupira, caipora, procissões, presépios, queimação de palhinhas e de fogueiras, dia de reis, do folclore e de tantas outras coisas, personagens e datas tão mais especiais que Halloween.

Heidi disse...

Clau, adoro camarão na morango, e com este arroz então!!!

Cris disse...

Amo camarão na moranga! Adorei o post, bem legal, é sabe que as crianças se uniram e fizeram uma festinha aqui ontem, até as mães participaram e foi legal porque só assim mesmo para termos um tempo com os vizinhos. Coloquei meu chapéu de bruxinha também, hehe. Acho que Campinas é americanizada por natureza, e não sou chegada em carnaval, gosto destas festas mais comportadinhas. Bjs!

Unknown disse...

Oiii , bom adorei a receita estou louco pra fazer ela ,bom moro nos USA e aqui a gente pega esse gostinho de ficar na cozinha rssrs.
Eu queria fazer essa receita e convidar alguns amigos ,mais estou na duvida nao sei pra quantas pessoas essa receita rende ,sera que vc pode me ajudar ...
Obrigado as fotos ficarao perfeitas e essa receita deve ser uma delicia haaa adorei seu senso de humor rsrsr!!!

Blog Widget by LinkWithin