terça-feira, 4 de novembro de 2008

Frango sul-asiático com shoyo e saquê licoroso

O modo de fazer deste frango praticamente lembra o do adobo de frango, receita já postada aqui, a qual conheci aqui, no blog da nossa querida Elvira. Só esta versão fica com um sabor mais forte, picante e temperada, pois além do sake licoroso, coloquei um tempero da Malásia, mas que foi produzido em Cingapura. Não sei o que tem neste tempero ( não diz na embalagem nem em inglês e muito menos em malaio ( também se fosse, pouco diferença faria ehehehe), mas presumo que é um mix dos temperos usados lá para fazer as inúmeras combinações que eles usam.( Posso identificar noz-moscada, aniz, canela, cravo, um outro tempero que arde no nariz, mas acho que não tem pimenta do reino, mas tem algo picante). Como não sou expert, fica só no achômetro. As mais experientes podem me ajudar...talvez esteja mais para um garam masala simplificado. Ingredientes:
  • 8 coxas ou sobrecoxas de frango sem peles
  • 1/2 xícara (chá) de saquê azuma mirin licoroso
  • 3/4 xícara (chá) de shoyo
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 1 cebola bem picadinha
  • Sal (pouco) acerte no final por causa do shoyo que é salgado
  • 1 colher (chá) deste tempero sul-asiático
  • Cebolinha fresca picadinha para salpicar no final

Modo de Fazer:

Num recipiente, esfregue os pedaços de frango com a cebola picadinha, o tempero asiático e uma pitada de sal, coloque o saquê e deixe marinando por 1 hora.

Numa panela média, fogo forte, coloque uma colher (sopa) de óleo e vá colocando os pedaços de frango para ir dourando, mexendo sempre, se precisar pingue um pouco de água. Quando os pedaços estiverem dourados por igual, acrescente o shoyo e mais 1/2 xícara de água. Misture delicadamente, abaixo o fogo para médio-baixo e deixe o frango refogar até ficar macio, aproximadamente 25 minutos, ou quando espetar um garfo nele, não saia líquido nenhum. Sempre dê uma olhada para ver se o caldo não secou. É importante ficar um caldinho. Depois de pronto salpique a salsinha por cima e sirva com arroz branco, jasmine ou basmati.

13 comentários:

"Manjares da Manu" disse...

Esse seu franguinho está lindo d++++, e a cor está linda!!!

Bjs...

ameixa seca disse...

Deve ficar delicioso!!! Tem aspecto disso :)

laila radice disse...

não conehçoe sse tempero mas o franguinho parece otimo!!bjs

Simone Izumi disse...

Obaaa...esses ingredientes são constantes em minha cozinha!! ótima dica!!!!bjooos!

Claudia Lima disse...

Claudia ficou com uma cara linda e apetitosa! Com um arroz de jasmim não precisa mais nada!
Talvez um dos temperos que tenha tb seja o gengibre, o que vc acha?
Bjs :)

Cláudia disse...

É Cláudia, acho que tem gengibre em pó sim!
bjs

Mari disse...

Cláudia, está lindo demais o aspecto do seu franguinho... parece delicioso!! Eu adoro esses sabores orientais, só fico meio perdida, pois não era costume meu cozinhar com esses ingredientes (tô começando a aprender agora), mas um dia aprendo! rsrsrs
Fiquei curiosa demais a respeito desse tempero asiático, nunca o vi pelos mercados... mas pela tua descrição, deve ser simplesmente fantástico.
Beijo grande!!

Beatriz Belliard disse...

tenho ceteza que vou gostar, ja esta anotada ! bjs

Eli disse...

Fiquei encantada, que delícia!!

www.saboresdalica.blogspot.com

Cris disse...

Claudia, aqui em casa todo mundo gosta demais de um franguinho... ficou uma cor linda este seu prato, estou imaginando agora o sabor, porque estes condimentos sempre realçam o prato, só eles em si já dão conta de deixar qualquer prato delicioso! Bjs

Anônimo disse...

Ola! Esse frango asiático!Está uma delícia!Convido os cibernautas da gastronomia a passar pelo www.garficopo.blogspot.com!Bjs e Até já

Luciana B. disse...

Oi Claudia, que delícia de blog! Virei sempre visitá-lo.
Um beijo

Téia disse...

Claudia amiga, eu sou fã incondicional da culinária asiática, esta receita está "demais de boa", nunca experimentei o saque licoroso, deve ficar maravilhoso e o molho agri-doce do jeito que gosto. Bj lindona.

Blog Widget by LinkWithin