sábado, 24 de maio de 2008

Panquecas de Carne

Eis uma pedida simples e saborosa para o dia a dia. Espreitando alguns blogs, descobri que havia uma sintonia no ar, havia panquecas por todo lado. Fiquei com desejo também (não, não, não é nada disso que estão pensando, heheh). Resolvi fazer uma velha receita do meu caderninho que comecei aos 11 anos. Esta receita é da minha tia Leda. Ela é daquelas mulheres super-práticas, não gosta de perder muito tempo no fogão, mas ainda sim faz comidinhas deliciosas e com prazer.
Ela sempre brinca que o melhor fogão para ela é aquele de uma boca só! Esta massa é daquelas versáteis, que você pode fazer uma lasanha também, fica ótima. Quando quiser fazê-la é só cortar a panqueca mais quadrada. E comer os rebotalhos no lambisco.Yummy!
Ingredientes da massa da panqueca:
  • 1 xícara (café) de maisena (amido de milho)
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 2 ovos
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 2 colheres (sopa) de queijo ralado

Modo de Preparo:

Misture os ingredientes e bata no liquidificador. Numa frigideira média aproximadamente de 15 a 17 cm de diâmetro, coloque um pouco de óleo e passe papel absorvente para espalhar bem e ficar untada, mas sem exagero. Vá colocando com uma concha a mistura da panqueca bem no centro da frigideira que já deve estar esquentada, e vá virando a frigideira para a panqueca se espalhar até todo o fundo da mesma. Espere fazer uma bolhas e veja se desgruda, e logo vire a panqueca para ela não ficar muito escura, elas devem ficar douradas. Para virá-la jogue-a para cima e faça-a cair do lado oposto dentro da frigideira (ahahaha). Se você não tem prática pode virar com uma espátula mesmo. Não esquente! Mas é muito legal fazer isso. Todo mundo aqui em casa de tanto tentar já sabe!

O recheio eu fiz com a tradicional carninha moída. 500g de patinho moído. Numa panela refoguei no azeite 1 cebola pequena picadinha, 2 colheres (chá) de alho triturado, a carne. Quando estava quase pronta, coloquei salsinha picadinha para finalizar.

O molho eu fiz com 2 latas de tomate pelado batido no liquidificador, refoguei também com alho no azeite, sal. No final coloquei manjericão picadinho. Depois é só colocar o recheio sobre a panqueca, enrolá-la e arrumá-las num refratário. Colocar o molho por cima, queijo parmesão ralado e levar ao forno para aquecer e o queijo derreter, pode gratinar se quiser.

16 comentários:

anna disse...

Boas as tuas panquecas com cara de cannellones...
Gostei da receita, parece-me bem fácil!
Beijocas.

ameixa seca disse...

Que foto linda... parece saída de um restaurante 5 estrelas. E tenho certeza que é mesmo ;)
Bom fim de semana

Isabel disse...

Olá Cláudia, queria te agradecer pelo interesse e preocupação que demonstrou por mim. É bonito quando alguém que está tão longe, (quase do outro lado do mundo), nos compreende, sem mesmo nos conhecer.
Adoro as suas fotos do céu e das paisagens. Mais uma vez, obrigada.

Natércia disse...

Cláudia maravilha essa foto até apetece comer tudo. Um bjo. Natércia;))

Mel L. Ramos Bryar disse...

Lindas suas panquecas! este prato é simples, mas é tão acochegante, tão saboroso, lembra comidinha caseira de todo dia...o que é a melhor comida que tem!!!bjs

Nana disse...

Amo panqueca, e as suas estão lindas.
bjs

Cláudia M. disse...

Que aspecto! Deve ser delicioso! Estou até tentada a fazer, excepto a parte de "jogar" a panqueca para cima, pq de certeza que no regresso já não ia voltar para a frigideira, ia antes estatelar-se no meio do chão! No meu caso, é melhor recorrer à espátula! Essa manobra deve exigir mto treino...
Beijos

Lila disse...

panquecas sempre fazem sucesso aqui em casa também, nunca usei esses tomates pelados pra fazer o molho, vou experimentar,deve fazer a diferença!
beijos Claudia

Fabrícia disse...

Uma delícia de prato...tem gostinho de casa da mamãe.
Bjcas.

Marcia disse...

Esse prato é comfort food total! Lembra infância... muito bom! Bj

Filipa disse...

Lindas panquecas enroladinhas com ar de cannellones!

beijinhos

Cris disse...

Lindas panquecas com esta receita que leva maizena, adorei. E a receita também está muito bem-humorada, bem do seu jeitinho.

Nani do Paulo disse...

Panquecas é tudo de bom né?!
Eu faço até salada com a massa!
Beijos

Patricia Scarpin disse...

Cláu, não tem aquele ditado, "great minds think alike"? Então... ;)

Lindas as suas panquequinhas, parecem tão saborosas!

Agdah disse...

Quando eu era pequena também tinha caderninhos de receitas.

AgriCabaz disse...

Boa tarde
Conhece a Salicórnia da Salina Eiras Largas da Figueira da Foz, em Portugal?
Uma planta halófita que dá para substituir o sal nalguns pratos, como por exemplo nas Saladas.
À venda na loja do AgriCabaz em Coimbra. Envio pelo correio.
http://agricabaz.blogspot.com/
agricabaz@gmail.com
Obrigada

Blog Widget by LinkWithin