terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Salmão Grelhado ao Molho de Maracujá

Este delicioso filé de salmão teve duas inspirações, a Goreti que me passou o tempero da marinada, o molho de alcaparras e como não tinha as alcaparras em casa acabei escolhendo e o molho de maracujá que ela me passou por telefone, e a Cinara que fez também a pouco tempo atrás um lindo filé grelhado com molhinho de mel e limão. A minha receita não foi assada como a da Goreti e fiz no grill elétrico com as dicas de Cinara no máximo 4 minutos de cada lado. Ficou ótimo. Também fazia tempo que não fazia um peixe assim e fiquei realizada.
Ingredientes (serve de 4 a 6 pessoas):
  • 6 filés de salmão médio para grande
  • Marinada*: Coloque num saco tipo Ziploc ou um saquinho daqueles para congelar (se usar este use dois, pois é um pouco fino), misture os ingredientes e coloque sobre os filés, coloque depois os filés dentro do saco , tire bem o ar, e vire na metade do tempo para o tempero pegar em todo o peixe. Deixe no máximo 1 hora, eu deixei 30 min.
  • 1/2 xícara de shoyo
  • 1 colher (chá) de gengibre ralado
  • Suco de um limão
  • Raspas deste limão
  • Uma pimentinha vermelha picada (sem as sementes, se preferir mais suave)

Depois deste tempo grelhe os filés numa chapa, grill elétrico, ou bistequeira, por 4 minutos de cada lado, ou 3 se o filé não for muito grosso.

Molho de Maracujá :

  • 3 colheres (sopa) de suco concentrado de maracujá
  • 2 colheres (sopa) de maionese
  • pimenta do reino à gosto moída na hora ( uma pitada)
  • 1 pitada de sal
  • Azeite extravirgem
  • Numa tigelinha misture os ingredientes com um "fuet' derramando um fio de azeite até ficar com uma consistência mais encorpada.*

* Essas medidas foram a olho, você pode variar de acordo com seu gosto pessoal. Sirva com arroz com açafrão da terra e salada.

21 comentários:

anna disse...

Lindos e saborosos é o que estes lombinhos de salmão estão...
Beijocas.

Carla disse...

Que maravilha de receita!

bjs

Fabrícia disse...

Que delícia Cláudia e quanto capricho. Aposto que ficou muito saboroso .....lindo ele já está.
Bjcas para ti....

Goreti disse...

Nossa!!! Esse post me deu água na boca e um certo ar de nostalgia...flashback...Tipo, 15 dias atrás...meu Deus , só fazem 15 dias!!!!!O tempo que estivemos juntas foi tão, que parece ter sido a mais tempo. Foi tão bom, e em breve vamos repetir a dose, em nome de Jesus... agora resta saber: Aí ou aqui??????

Beijos querida!

Cinara disse...

Cláudia, que perdição! Adorei este salmão e vou fazer com certeza! Agora só falta conhecer o molho de alcaparras da Goreti... Vou me esbaldar de salmão! :oP
Beijos, amiga!

Marizé disse...

Salmão grelhado é do melhor que há.

Adorei a marinada e o molho

Beijocas

Receitas da Filipa disse...

Adoro salmão e gostei muito desta receita.
Gostei da maneira como é feita a marinada e gostei do molho de maracujá. Acho que vou experimentar :-)
Beijinhos

Natércia disse...

Cláudia que maravilhoso adorei um beijo. Natércia...

Migas disse...

Já ando à imenso tempo para fazer um peixe com molho de maracujá. A minha ideia era mesmo usar o sumo do maracujá (retirar as sementinhas). O que acha? Este prato faria as minhas delícias ao jantar. Gostei muito! :o)

Beijo

Giovana Martini disse...

Cláudia,
Que delícia de refeição!!

Beijos!

Laurinha disse...

Que delícia!
Que saudades senti daqui!
Já vou anotar, jájá!
Beijinhos,

cozinha da drica disse...

Claudia , aqui em casa adoramos salmão e vou experimentar sua receita para variar a minha que é sempre a mesma...Bjs

Ana disse...

Humm, que gostoso! Um dos molhos q mais gosto p/ salmao eh o de maracuja, acho q cai tao bem! Mas nunca fiz com maionese. O meu molho fica mais com cor de suco, nao tanto com cor de creme como o seu Claudia.
Esta de dar agua na boca! (fora q salmao eh um peixe super saudavel, ne!!)
Ana

Natural Naturalmente disse...

Parabens, digno de uma "chef".
Beijinhos
Márcia

Gatinha na cozinha disse...

que delicia de receita!!!!! as vezes faço salmão em casa e uma receita diferente é sempre muito bom!!!! sem contar estes muffins abaixo....aiaiiaiaa
]bjkas dani

Cláudia disse...

Obrigada a todas pelos comentários, vcs deixam o nosso dia mais feliz!

Migas, só o suco é mais fraquinho, talvez fique bom misturar o concentrado com o natural e faço também com algumas sementes para enfeitar!

bjs a todas

Eliana Scaramal disse...

Amiga eu fiquei sem fala!

Mari disse...

Amei o blog! Voltarei aqui sempre. Beijos

anna disse...

Deixei-te 1 desafio lá na minha cozinha...

Carla Ventura disse...

Hum...agora que minha alergia a peixe parece estar vencida, fiquei com uma vontade de experimentar. Ainda mais q vc parece tão orgulhosa com seu feito! :) Beeeijo da Marietta :)

Nani do Paulo disse...

Andava a procura dessa receita fazia tempos!
Beijos amiga, adorei!

Blog Widget by LinkWithin