quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Pão de Batata na Máquina de Pão


Eu sou fã da minha máquina de fazer pão exatamente por não ter que fazer nada, às vezes penso em usar só ciclo massa e depois dar o formato aos pães, mas acabo desistindo pela praticidade de apertar o botão, programar, chegar em casa e o pão estar prontinho, ou de manhã, estar quentinho. Então resolvi ser útil de outra forma, ando a procurar receitas que não tenho no meu "manuel" da máquina e adaptá-la em proporções que darão certo para se fazer direto.
Este pão de batata ficou super macio, sabor suave e acabou na hora.
Ingredientes: para um pão de 600 - Copo de Medida - 240ml

  • 1 copo de leite com 1 ovo. Coloque o ovo no copo e complete com o leite
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 1 copo de batata cozida e amassada ( usei batata em flocos da Yoki, coloquei meio copo de batata em flocos + meio copo de água morna). Vira um purê instantâneo, bem sequinho, ótimo para a massa do pão. E mesmo sabor no final.
  • 1 1/2 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 3 copos de farinha de trigo especial
  • 2 colheres  (chá ) de fermento biológico seco ou 1/2 tablete de fermento fresco esfarelado. (tenho usado esse em meus últimos pães e acho que deixa o pão menos pesado.
Seguir as instruções da sua máquina, que geralmente é quase igual para todas. Colocar os ingredientes na cuba na ordem acima, programar o ciclo Normal ou Sanduíche. Se for ciclo Normal, decida a cor (clara, média ou escura. Não aconselho a escura, pois fico muito escuro dos lados) ou o Ciclo Sanduíche que deixa o pão com a casca mais fina. Neste eu usei a opção Sanduíche.
Ligue na hora ou programe para o horário que quiser. E Bom apetite! É aconselhavel fazer caminhadas de 1 hora diariamente para queimar os carbohidratos e as gordurinhas localizadas, 120 passos por minuto!

25 comentários:

Bia disse...

ai que delícia de pão

tb adoro fazer pães, como não tenho máquina vai na mão mesmo.

vc viu a edição de pães dessa coleção da abril que está saindo agora?

achei ótima. Já fiz dois deles...

obrigada pela visitinha
vou te linkar lá
beijo

Marcia disse...

Delícia de pão.
Sabe que sua Melly é igualzinha à minha Fofoca!!!
Bj

Betechef disse...

Que pão é esse Claudia? Simplesmente maravilhososo, dá um vontade tirar um pedacinho.
Olha me desculpe, não tenho aprecido e nem respondido aos e-mails, É tenho andado meio ocupada, mas vou colocar tudo em dia.Deixei lá no blog uma brincadeira pra participar, se puder passe por lá.
Bjs!

Fabrícia disse...

Cláudia essa receita veio na hora certa....estou cansada das receitas tradicionais da máquina....ai essa manteiga derretendo me deixou morrendo de fome....
Bjcas para ti e joyeux St-Valentin...

Natural Naturalmente disse...

Eu tambem não tenho maquina então quando faço tem de ser mesmo a mão, o seu ficou lindo, e com aquela manteiguinha por cima hummm...
beijinhos
Márcia

Ana Prazeres disse...

Adoro a minha máquina de fazer pão, precisamente por tudo aaquilo que descreveu... é uma tentação o pãozinho quente de manhã ou ao final do dia...
Beijinhos

Marizé disse...

Esse pão deve ser super macio.

Também sou fã da minha máquina, esta receita vai directa para os meus apontamentos.

Beijocas

risonha disse...

eu faço caminhadas todas as manhãs, cerca de 4 kms, por isso posso fazer este pão sem pesos na consciência
já tomei nota da receita.

Natércia Ramalho disse...

Menina que maravilha de pão adorei um beijo. Natércia...

Filipa disse...

Que pão delicioso, está lindo mesmo!!

Beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Cláu, eu amo pão de batata! E fica tão macio, não? Delícia!

Odete disse...

Ainda nem tomei o cafe da manha e me torturei vendo essa fatia ja prontinha para uma mordiada...deu ate pra sentir o cheiro desse pao.
Beijos e bom fim de semana.

Danielle disse...

ola! sabe que ha um grupo de diacussão do google so sobre pão de maquina... o link do grupo é: http://groups.google.com/group/maquinadepao?hl=pt-BR e o do blog è:http://www.maquinadepao.com/
assim vc pode aprender outras ideias:) bjkas dani

Elisa disse...

Que meeeeeeeeeeedo desse pão!
Que meeeeeeeeeeedo!!!

um beijo!

Cláudia disse...

Obrigada a todas que gostaram, e vamos fazer pão e fazer caminhada gente!

Pessoal, olhe a dica da Gatinha na cozinha. Valeu, Gatinha!

Bjs a todas

Cris disse...

Claudia, adorei esta receita, uma vez eu tentei fazer com os flocos e não ficou bonito assim, você está me incentivando a colocar a máquina para funcionar! Bjs!

Claudia (Cacau) disse...

Olá Claudia,
Navegando na net atrás de receitas de pão na máquina achei o seu blog, engraçado eu tenho uma máquina já tem quase 08 anos, acho que devo ter feito pão nela menos de 05 vezes, tudo porque ela não é nacional, como não entendendo quase nada em inglês não fazia pão com receio de estragar, uma das vezes o pão saiu horrivel, mas ultimamente com a internet ativa e com as blogueiras como você, acho que vai começar a dar certo, gostaria de lhe perguntar um coisa, ontem fui no mercado comprar o fermento seco, achei meio caro, tudo bem que deve dar pra fazer um monte de pão, mas como aqui em casa é só eu e meu marido não comemos tanto pão assim, na embalagem do fermento que é um potinho igual o fermento de bolo diz assim: após aberto consumir em até 07 dias, como você faz com o seu?
aguardo sua resposta meu email é croche_ou_trico@yahoo.com.br.
Obrigada
Cacau

Anônimo disse...

acabei de testar o pão, ficou uma maravilha, adorei o resultado

Receitas da Clarice disse...

Olá!
Acabei de fazer o pão (na verdade ainda está assando), mas acho que errei na colher de fermento, porque ele tá crescendo muuuuuuuito!!! Como não dizia qual a colher, eu coloquei de sopa... mas acho que é de chá, né?
Depois eu conto como ficou...

Obstetrícia-Campos/RJ disse...

Parabéns pelo blog. Segui todos os passos e a receita ficou perfeita. Já fiz 2 vezes. Recomendo.

Isis Pontes disse...

Olá! Gostei da receita e está separada para testar essa semana. Ela também fica boa assando no forno? Pensei em fazer pequenos pães para servir com chá, então se colocar no ciclo de massa ainda devo aguardar a massa crescer após formar as bolinhas??? Att, Isis

Anônimo disse...

Nossa pesquisei "pão de batata" no Google Imagens e fui direto no seu! Que bonito ficou! Vou tentar fazer. Ganhei recentemente a máquina e ainda não usei muito. Estou louca pra fazer um pão gostoso assim! Bjo, Pam.

www.labculinario.com

Unknown disse...

hahahahaaaaaaaa,,, Adorei o conselho da caminhada!!

michele silva disse...

Gostaria de saber se posso fazer com farinha de arroz?

grazi disse...

fiz e saíu muito bom : obrigada!

Blog Widget by LinkWithin