sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Kibe Assado Vegan

Este quibe é feito com a proteína de soja texturizada granulada (PTS), a conhecida carne de soja. Apesar de eu não ser vegetariana, às vezes compro um pacote do produto acima e depois fico pensando: Ai, o que eu vou fazer com isso? Hamburguer, almondega, molho à bolonhesa, misturo ou não com a carne moída? - e o pacote vai ficando na despensa. Descobri esta receita de quibe de soja com a Gi, do Coffee Coffee , aliás seu blog é ótimo, muito educativo e ela é muito talentosa. Esta receita é uma delícia, super saudável e agradará muito os vegetarianos e não vegetarianos. A receita original está aqui.
Ingredientes:
  • 2 xícaras (chá) de trigo para quibe
  • água fervente (o suficiente para ficar um dedo acima do nível do trigo)
  • 1 xícara (chá) de proteína texturizada de soja (PTS) granulada
  • 4 batatas pequenas-médias cozidas e amassadas (cozinhe as batatas com a casca, para evitar que a batata absorva água, o que pode deixar o quibe mole) - eu cozinhei as batatas no microondas, ficaram bem sequinhas).
  • 1 xícara (chá) de farinha de rosca
  • Temperos à gosto: muita hortelã, 1 cebola grande ralada, sal, pimenta síria, um pouquinho de alho, canela, pimenta do reino...
  • Recheio: o que desejar: eu usei requeijão culinário (aquele que vem numa bisnaga de plástico
  • Azeite de oliva para pincelar o quibe
  • Óleo de soja para untar a forma.

Modo de Fazer:

  1. Colocar o trigo em uma tigela funda e despejar água fria até cobrir. Deixe de molho por 1 hora (eu deixei 30 min.). Enquanto isso prepare os temperos.
  2. Coloque a proteína de soja em uma outra tigela e despeje água fria até cobrir. Deixe de molho por 5 minutos, escorra, lave e repita o processo por mais 3 vezes (até a espuma que se forma na superfície desaparecer). Esse processo é importante para que a soja não fique com o famoso "gosto estranho". Quando você faz isso, retira o fitato, presente na casca da soja que dá este gosto que muita gente não gosta. Escorra bem para retirar toda a água.
  3. Numa tigela bem grande, misture o trigo já espremido, a proteína de soja espremida, a batata amassada e os temperos. Amasse muito bem, vá despejando a farinha de rosca até adquirir uma consistência semelhante ao quibe com carne. Verifique o sal, se necessário coloque mais, deve ser bem temperado.
  4. Unte um refratário retangular médio com o óleo, coloque metade da massa, coloque o recheio, e coloque o restante da massa. Faça losangos, regue com azeite ou pincele se preferir. Leve ao forno (200º) pré-aquecido por 6 minutos e asse aproximadamente uns 20 a 25 minutos. No final, eu coloquei no modo grill para dar mais cor no quibe por uns 5 a 10 minutos. Sirva com berinjelas e abobrinhas grelhadas.

11 comentários:

Leila disse...

achei tua receita bem interessante,
bjs

risonha disse...

a receita é fantástica e a foto está linda
parabéns

Natércia Ramalho disse...

Que maravilha adorei está linda um beijo. Natércia...

Fabrícia disse...

Foto linda prato delicioso.....
Bjcas para ti.

cozinha da drica disse...

Claudia nunca usei carne de soja mas só pela sua foto vou experimentar! Bjks

Bia disse...

humm delícia, será que eu acerto? Nunca consegui fazer carne de soja direito. Sempre fica um pouco amarga no final.

ps.: e sim, sobre os bichinhos de pano. Vamos nos falando por email. Me escreve que eu te respondo... biamlg@yahoo.com.br

eu tenho um tecido lilás de bolinhas igual ao verde que tem lá. Lindinho!!! E quanto ao gato, tenho vários tecidos que podem ser legais... posse te mandar amostras. :)

Ana disse...

Muuuito interessante, adorei a ideia!
Vou fazer, pois estou com um pacote de PTS na dispensa e assim como voce estava com a pulga atras da orelha me perguntando "e agora, o q eu faco com ela"!! hehe!
Obrigada mesmo pela receitinha!
Ana

Cris disse...

Muito interessante mesmo! Todo mundo tem a mesma dúvida, o que faço com ela??? heheh Claudia, adoro berinjela grelhada e só eu que como aqui... faço no george fore"WOMAN". Bjs!

Claudia Rumi disse...

Tb nunca tive interesse em comprar a carne de soja, mas creio que precisamos conhecer tudo e achei o kibe muito pratico e saudável.bj
Claudia

Grazi disse...

Olá gostei muito da receita, da foto, do blog, de tudo enfim.

Só uma observação: Se puser o requeijão ou qualquer outro produto de origem animal, deixará de ser vegan.

Bjokas e parabéns pelo blog.

Grazi

Monalisa disse...

Oi, a receita aé bem legal. Mas se vai requeijão não é vegana.

Blog Widget by LinkWithin