quarta-feira, 27 de junho de 2007

Sabores da Minha Terra São Paulo - Picadinho

São Paulo já nasceu com vocação para ser uma cidade do mundo, da pequena Piratininga a grande São Paulo foi num piscar de olhos. Acolheu imigrantes das mais varidadas culturas, começando com os portugueses, depois africanos, italianos, japoneses, alemães e por aí vai. Com a culinária paulista não podia ser diferente:
Chegaram os portugueses com malas e cuias, com ajuda dos índios descobriram os produtos
regionais, palmito, mandioca, abóboras, feijões, amendoins e frutas. Colocaram na mesma panela, as técnicas culinárias trazidas da Europa e aplicada com ingredientes bem brasileiros. Dos portugueses herdamos os doces, as receitas de bacalhau, os guizados e ensopados. Os africanos já deixaram sua marca na comida baiana, e outras por esse Brasil afora. Os italianos
chegaram com muita massa, assados, berinjelas zucchini, pimentões e muito vinho. A culinária japonesa também com suas receitas diferenciadas, a princípio meio tímida e com dificuldades, pois quando aqui chegaram sentiram muita falta de suas verduras e seus ingredientes. Atualmente é uma das mais importantes correntes gastronômicas da cidade, sem falar dos melhores pastéis brasileiríssimos que eles fazem.
Apesar de toda essa globalização, temos a culinária caipira do interior mesmo, desenvolvida através da história de nosso Estado. O desbravamento dos Bandeirantes pelas bandas de
Campinas, o troperismo da região de Sorocaba, a feira de muares, que trazia a culinária do sul a ponto de muita gente achar que o feijão tropeiro é típico da cidade. Sem dúvida, toda esta movimentação foi muito importante para a formação de novas cidades, onde apenas havia fazendas cafeeiras, cana de açúcar e agricultura de subsistência. Nosso Estado ainda mantém suas tradições, o arroz com feijão, a banana frita, o quibebe, o cuscus, pamonha e curau, frango caipira, o picadinho na faca... e por aí vai, sem falar ainda no litoral de São Paulo, com suas peixadas típicas que me obrigaria a ficar escrevendo infinitivamente sobre nossa diversidade. O prato que eu escolhi para hoje, não poderia ser mais comum, pois está na mesa do povo que trabalha duro e na sua simplicidade não abre mão do arroz com o feijão com a mistura do dia:

Picadinho

Ingredientes:

  • 500g de coxão mole ou alcatra em cubinhos
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola grande picadinha
  • 1 dente de alho picado
  • 1 xícara de tomate bem maduro, picadinho
  • Sal e pimenta do reino à gosto
  • Salsinha para polvilhar.

Modo de Preparo: Ponha o óleo e a cebola e o alho para dourar numa panela . Junte os cubos de carne até que fritem, acrescente sal e pimenta-do-reino à gosto. Acrescente o tomate picadinho e deixe cozinhar em fogo brando até a carne ficar macia, mas não desmanchando, com o próprio vapor do picadinho. Se precisar, acrescente um pouco de água. Está pronto, sirva com arroz, feijão, na verdade com o que você gostar.

Fonte da Receita: Livro São Paulo - Paisagens, Cultura e Arte

Texto: Cláudia B.

Agora passo a vez para a Cris (From our home to yours) e para a Verena (Mangia che te fa bene).

13 comentários:

Elvira disse...

Muito agradável, de facto. :-)

Cá em Portugal, chamamos a esse prato um guisado de carne.

Joaninha disse...

:))) Cláudia adorei o texto! Obrigada pelo seu e-mail, ultimamente não tenho tido muito tempo mas gostava de escrever-lhe assim que possível.
Um picadinho desses é sempre bem vindo, cá em casa faço muitas vezes.
Beijinhos!

Eli disse...

Cláudia amei o texto. O picadinho?! O que dizer?! É um LUXO amiga!! Já peguei a receita. :)

Sheila disse...

Hmmmmm...
que cara boa :)

Silvia Arruda disse...

Hummm.. eu estou em dívida com a Eli do Sabores da Lica, ela me passou essa saborosa tarefa e eu ainda não tive tempo de pensar num prato daqui :(
O seu me deu água na boca... aliás, estou saindo para almoçar agora :)
Beijos

Lua Limaverde disse...

Eita, nem me lembro a última vez que comi picadinho! Faz tempo mesmo... :)

Heidi disse...

Claudia querida,é muito bom tudo isso!!! Aínda mais acompanhado com esse texto seu, viajei agora...
Abraços.

Anônimo disse...

Cláudia,embora more no Rio eu sou paulista e adoro São Paulo!
O picadinho está lindo!
Bom fim de semana!

Cinara disse...

Culinária também é cultura! Muito interessante e didático o seu post, Clau! Bjs e bom final de semana!

Natércia Ramalho disse...

Cláudia quero um pouquinho deve estar tão bom.um bjs Natércia...

Cris disse...

Que delícia! Agradeço a indicação, vou fazer sim com muito carinho uma receita da minha infância que é muito comum na região onde nasci e no Brasil todo, mas que tem muito a ver com minha cidade. Bjs!

Anônimo disse...

Claudia,até que enfim consegui me decidir e fazer o prato que você pediu para o Sabores da minha terra, dê uma olhadinha.
Beijos.

www.mangiachetefabene.wordpress.com

David disse...

É uma das minhas comidas favoritas. queria saber o que era o melhor lugar em São Paulo para pedir delivery comida para comer na minha casa. obrigado

Blog Widget by LinkWithin