quarta-feira, 6 de junho de 2007

Bolo de Fubá

Eu sei que todo mundo sabe fazer bolo de fubá, e muita garota começou o seu blog fazendo um bolo destes. Convenhamos, é bom demais, como mineiro diz "mió do mundo". A simplicidade das tardes com um cafezinho, ou um bom copo de leite com uma fatia é que faz dele tão especial. Vou passar a minha receitinha, pois festa junina tá chegando e é sempre bom cultivarmos a nossa cultura. Pipoca, quentão, broinhas, pão de queijo.Viva a nossa brasilidade!
Posted by Picasa
Ingredientes:
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo - eu coloco 1/2 xícara e com um óleo de girassol ou canola para não pesar no sabor.
  • 1 potinho de iogurte natural s/ açúcar, pode ser desnatado.
  • 1 1/2 xícara (chá) de fubá
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de sementes de erva doce (é opcional, mas eu adoro).

Modo de Fazer:

  • Coloque todos os ingredientes numa tigela. Bata bem pode ser com uma colher de pau ou use a batedeira por poucos minutos, até ficar bem misturado. Acrescente o fermento e dê mais uma mexida, sem bater, mas para dissolver bem o fermento.
  • Despeje a massa numa forma , de 24 cm de diâmetro, (pode ser redonda ou redonda com furo central), untada com margarina ou manteiga e polvilhada com farinha.
  • Leve ao forno quente (200ºC), preaquecido, e asse por 40 minutos. ( o meu fica pronto em 30 min., depende do forno). Até que enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Deixe esfriar um pouco e desenforme.

10 comentários:

Cláudia A. disse...

Oi Clau, que receita de bolo de fubá legal! Achei bom o fato de ir iogurte, fica levinho. Eu também adoro as louças de Monte Sião. Tenho várias.

Flor de Sal disse...

Quando era bem mais nova comecei a ouvir sobre esse bolo de fubá nas novelas brasileiras que passavam cá em portugal. Durante muito tempo achei que esse bolo era confeccionada com um ingridiente muito misterioso: o fubá! Claro que agora já fiz várias vezes o bolo, porque descobri o tal ingrediente, e também descobro porquê os brasileiros gostam tanto dele: é ke o bolo é realmente delicioso!

Cris disse...

Claudia, e cada uma tem uma receitinha especial... a sua por exemplo, leva iogurte, e acho que nunca comi bolo de fubá com iogurte... ai amiga... vamos nos encontrar!

Fer Guimaraes Rosa disse...

Claudia, esse seu bolo de fuba esta ESTUPENDO! E que ideia otima a do iogurte. Gostei muito. Agora, o que eu gostei MESMO foi desse seu jogo de cha, lindo e charmoso, um luxo! :-) beijo,

Joaninha disse...

Cláudia, me dá uma fatia para eu ir nanar feliz e contente? :-))) Nunca utilizei fubá mas vou ter de encontrar para experimentar.
Bjs!

Rosi disse...

Cláudia, td bem?
Gostei muito da sua visita e estou retribuindo, voltarei e testarei suas receitas que parecem deliciosas...Somos da mesma idade e vizinhas, legal!!
Suas palavras vieram em ótima hora, muito obrigada!!
Bjos,

Rosi.

Márcia disse...

Amo, adoro bolo de fubá!
Tem coisa mais aconchegante que esse bolo quentinho???
O seu ficou com uma cara ótima!
Bjos.

Cláudia disse...

Que legal, Cláudia, pelo jeito sempre temos o mesmo gosto. As louças de Monte Sião, comprei algumas na Tok Stock, e depois sempre que vou prá lá compro alguma coisa.


Flor, nossa esse ingrediente tão misterioso, é o que pode haver de mais simples e popular aqui no Brasil, que bom que nossas novelas vão p/ Portugal, não deixa de ser um jeito de nos conhecermos melhor, as diferenças, as origens. Eu também assisto a RTP aqui na Tv a cabo. Acho muito bonito o sotaque de vocês.


Cris, vou combinar um dia (um sábado) e a gente se encontra aqui em casa com a Paula e outras amigas. Cada uma traz um pratinho, deixa o bolo de fubá por minha conta. É serio, já estou convidando, só marcar a data.

Fê, este jogo é de Minas Gerais, uma cidadezinha pequena no meio das montanhas que se chama Monte Sião. As vezes se encontra na Tok & Stok, (Cps e SP). Precisamos dar um jeito de mandar para vc. Onde é sua cidade natal?

Joaninha, claro que dou, não há nada melhor com um copinho de leite antes de nanar!


Rosi, já vi sua resposta no seu blog. Muito obrigada. Valinhos é um pulo daqui.


Márcia, obrigada pelo elogio, não pensei que o meu simples bolinho fosse agradar tanto.

Beijos carinhosos a todas vcs.
=^.^=

Camila L disse...

Eu adoro bolo de fubá!!!!!! Mas o último que fiz ficou péssimo! Muito seco... vou é logo testar sua receita com iogurte.. Beijos!

Beatriz Belliard disse...

fiz esta sua receita ontem, amei e vou fazer outras vezes mais, ate meu marido que nao gosta de bolo de fuba gostou deste ! obrigada ! bjs

Blog Widget by LinkWithin