quarta-feira, 8 de abril de 2009

Frango ao Curry e Passas de Corinto

Mais uma deliciosa receita de peito de frango. E esta surpreendeu-me pela praticidade, sabor e maciez do frango. Encontrei esta receita aqui. Resumindo: Criada por Mark Bittman, o minimalista, da coluna de receitas do NY Times, mostra bem o espírito do cara, simplificar receitas complicadas para se fazer em casa. Além das passas, pode-se também acrescentar lâminas de amêndoas e uma pitada de pimenta em flocos, acredito que a nossa pimenta calabresa caiba bem. Eu não coloquei pimenta no prato devido ao fato que o curry já é levemente picante (usei o comum, pó amarelo, nacional, bem fresquinho) também porque uma de minhas cobaias ainda é criança e só o fato de Gabi gostar do sabor do curry já foi uma bela etapa vencida. Creio que um pouco mais picante agradaria mais ao meu paladar, mas acredite: não fez falta. A minha receita ficou com o caldinho um pouco mais ralo porque usei buttermilk feito em casa feito com leite desnatado e o charme fica por conta das passas de corinto que ganhei da Valentina, miudinhas e doces como só elas conseguem ser, harmonizando muito bem com as cebolas.
Ingredientes:
  • 1 colher(sopa) de óleo de milho ou azeite
  • 1 cebola média, fatiada no sentido do comprimento
  • 1/3 xícara de passas de corinto ou passas claras ou escuras
  • Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
  • 1 1/2 colher (chá) de curry em pó amarelo, ou a gosto
  • 4 a 6 filés de peito de frango (aprox.: 500 a 700g)
  • 1 xícara de buttermilk*
  • Salsinha picada ou coentro para salpicar (esqueci)

Modo de Preparo:
  1. Coloque o óleo em uma frigideira anti-aderente para aquecer em fogo médio. Adicione as cebolas, coloque uma pitada de sal e pimenta e as passas para refogar até ficarem tranparentes (aproximadamente 5 minutos). Acrescente metade do curry e refogue por mais um minuto.
  2. Enquanto isso, tempere os filés a gosto com sal e pimenta. Eu coloquei um pouco de alho também. Polvilhe o restante do curry sobre os filés. Na frigideira, afaste as cebolas para um lado e coloque os filés de frango para grelharem junto. Deixe-os por 2 minutos de cada lado e após fazer isso com todos os filés, reserve-os em uma travessa.
  3. Ainda com as cebolas na frigideira, acrescente o buttermilk e misture constantemente até engrossar um pouco. Volte os filés na frigideira, virando-os uma vez, para pegarem bem o caldo por mais 2 minutos. Enfeite com a salsinha ou coentro e sirva com arroz.
*Buttermilk - em uma xícara coloque 2 colheres de suco de limão ou vinagre e complete com leite para ter o leite azedo ou buttermilk.
**Você pode substituir o buttermilk por iogurte, mas não deixe ferver pois pode talhar.

11 comentários:

angela disse...

deve ter ficado divino! beijos.

Edilia disse...

Que prato diferente, e bonito também
A você e fam.uma Feliz Pascoa.
Edilia

Téia disse...

Amo frango com curry, e este ficou lindão. Bjs.

Claudia Lima disse...

Ficou com uma cara linda! O buttermilk é um dos meus ingredientes favoritos na cozinha. Deixa tudo macia, uma delícia.
Ótima sugestão! Adorei esta coisa de simplificar. É por ai!
Bjs :)

risonha disse...

eu adoro o toque de caril (curry) no frango.
que delícia de receita.

Verena disse...

Claudia,
que delícia de frango!
Parece bem apetitoso e exótico! Gosto muito de curry e quero experimentar!
Um beijo e ótima semana!

Bia disse...

Adoro curry!
Ficou bem petitoso!

Cris disse...

Receita super interessante Claudia, estou com as passas aqui ainda pensando onde usá-las, e com uma receita salgada acho que foi ótima escolha sua! Aqui um franguinho tem que ter toda semana... por coincidência estamos fazendo hoje com curry. Bjs

Dani Bros disse...

Oi Claudia que receita maravilhosa!!! Andei sumida por conta dos afazeres do baby que está por vir. Não poderia deixar de passar por aqui para ver suas delícias!
Bjks

"Manjares da Manu" disse...

Adorei a receita, super fácil!!!
E ficou lindo o frango!!!

Bjs...

Valentina disse...

Claudia querida, achei genial o uso das passas aqui nesta receita, com o frango que parece ter ficado delicioso. vou te copiar e fazer este prato para o almoco da segunda feira.show amiga.

Blog Widget by LinkWithin