quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Arroz Pilaf com Amêndoas, Passas e Limão

Uma maneira simples para sofisticar o arroz nosso de cada dia: arroz pilaf. Não há segredos, pois o modo de preparo já faz parte do jeito brasileiro de cozinhar o arroz. Sua origem vem do oriente médio (também chamado de pilau) sempre é feito primeiramente dourando o arroz na manteiga ou óleo e depois acrescenta-se o caldo para cozinhá-lo. Os pilafs podem receber vários temperos e geralmente acrescentamos outros ingredientes picados como vegetais, legumes, frutos, passas, castanhas e até carnes, frutos dos mar ou aves. Na India usa-se o curry também. A minha receita contém passas, amêndoas e um delicioso toque das raspas de limão, confira:
Ingredientes:
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 xícara de arroz ( tipo longo)
  • 2 1/2 xícaras de caldo de galinha 0% de gordura já dissolvido (ou se preferir faça seu próprio caldo)
  • 2 colheres de sopa de cebola bem picadinha
  • 1/2 xícara de amêndoas grosseiramente picadas (se preferir podem ser tostadas)
  • 1/2 xícara de passas escuras ou claras sem sementes
  • Sal e pimenta-da-jamaica à gosto
  • Raspas de 1 limão tahiti.
Modo de Preparo:
Coloque a manteiga e o azeite numa panela, aqueça e comece a fritar a cebola até ficar translúcida e levemente dourada. Acrescente o arroz e misture bem para encorporar toda a manteiga e o azeite. Coloque o caldo de galinha, mexendo cuidadosamente, depois um pouco de sal e pimenta-da-jamaica. Assim que levantar fervura, abaixe o fogo para fraco e acrescente as passas e as amêndoas. Deixe a panela semi-tampada até secar o líquido e o arroz ficar pronto. Na hora de servir, acrescente as raspas de limão. Sirva como acompanhamento de qualquer carne, ave ou peixe.

14 comentários:

Laurinha disse...

Muito chisque este pilafffffff!

E as amêndoas cozinham junto?
Adorei a pimenta da jamaica aqui.... vou experimentar!

Beijinhos

ameixa seca disse...

Eu não gosto muito de passas, mas o resto eu comia com gosto :) Ficou linda a foto!

Goreti disse...

Oh my God, que delícia, e a combinação perfeita pro meu paladar, e ficou um charme a apresentação.


Beijos!!!

Claudia Lima disse...

Eu gosto muito de incremetar o arroz de todo dia. Fica outra coisa!
As raspas de limão deram um toque de frescor que adorei!
Bjs :)

Unknown disse...

Amiga, sabe que não sou fã de arroz, mas esse eu babei hehe
bjs

Nani disse...

Menina que ótima maneira de variar o arroz nosso de cada dia.
Beijos

Isa Trivelato disse...

Passei para te convidar para um memê. Topas???
Passa lá no meu blog!

Anônimo disse...

Bonito e gostoso! Adoraria receber uma visita sua no meu blog Maça do Amor (blig.ig.com.br/primeiramordida). Apareça e depois me diga o que achou.
Um abraço
Cal Moreira

Luciana Macêdo disse...

Bom ter receitinhas assim para incrementar as refeições.
Bjs!

Joyce Galvão disse...

oi CLaudia! Vou seguir sua dica sobre o leite e fazer algumas pesquisas para descobrir o porquê amacia a carne!

muitos beijinhos e adorei a visita!

Rosane Vargas disse...

Hmmm, que ótima sugestão.
abraço

Isa Trivelato disse...

Oi Claudia, eu sempre passo por aqui, e faço suas receitas que são ótimas, sei que é um blog somente de culinaria, mas gostaria de te convidar para um meme, sobre dicas de beleza,topas?abraços
e parabens pelo blog e pelas deliciosas receitas!

Thaís Gonçalves disse...

oi vc teria uma receita de arroz de forno?

Ivy disse...

Fiz esta receita hoje, porque tinha os ingredientes em casa (época de Natal, já sabe como é). Adorei!
Pena que eu deixei ele ficar muito empapado, mas ficou gostoso.

Blog Widget by LinkWithin