sábado, 13 de dezembro de 2008

Bolo de Aveia

Olá, bloggers! Estou voltando, mas meu problema de vírus ainda não está plenamente resolvido. Estou mandando meu computador para um check-up geral e enquanto isso vou usando o laptop do Mr. L. que está super concorrido!
Hoje é um dia gostoso para se ter um bolinho para se comer a tarde e escolhi este bolo de aveia clássico, daqueles que com certeza alguém já tem a receita, mas é muito bom e saudável. Não é muito doce por isso fica ótimo com uma colherada e mel por cima (digo isso para as formiguinhas de plantão, que por sinal parecem que vão levar a casa nas costas!). A sua casa nesta época também tem formiguinhas andando pela cozinha? Espero que gostem!
bolo de aveia
ingredientes:
  • 1/2 xícara de manteiga
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 1 xícara de farinha de trigo ou 1/2 xícara de farinha branca e 1/2 xícara integral
  • 1 colher (chá) de canela
  • 1/2 colher (café) de cardamomo em pó
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 4 ovos
  • 1/4 xícara de leite
  • 1/2 xícara de uvas passas passadas na farinha de trigo (opcional)

preparo:

  1. Coloque todos os ingredientes numa vasilha, exceto as passas. Bata bem com uma colher de pau ou na batedeira. Junte as uvas e misture.
  2. Coloque a massa numa forma de 20 cm de diâmetro untada. Asse em forno quente (200ºC) preaquecido, por uns 35 minutos, ou até que enfiando um palito no meio, este saia limpo. Desenforme ainda quente, ou corte e sirva com uma colher de sopa de mel sobre o pedaço.

14 comentários:

laila radice disse...

clau eu nao tinha nenhuma receita parecida e adorei encontra-la aqui! bjs

ameixa seca disse...

Ainda bem que está voltando! Este blog está com um aspecto muito bonito :)
Ando para fazer um bolo de aveia há algum tempo. Vamos ver se vai ser em breve. O teu está lindo com o mel escorrendo ;)

Claudia Lima disse...

Gosto muito destes ingredientes e o bolo deve ficar uma delícia!
Bjs e melhoras ao seu pc! :)

Cláudia Marques disse...

Cláudia, nunca comi bolo de aveia, mas acho que está na hora! Ainda por cima tenho cá em casa umas sementes de cardamomo que a amiga Ameixa teve a gentileza de me oferecer. Aqui está uma boa receita para as utilizar.
Bjs

"Manjares da Manu" disse...

Que delícia de bolo!!!

Bjs...

Goreti disse...

Até hoje não tinha nenhuma receita de bolo de aveia, ou não tenha prestado muita atenção, mas ainda bem que passei por aqui.

Estou no aguardo do nosso próximo doce encontro!

Beijos!!!

Cristina Momentos Preciosos disse...

Eu que passo a vida a fazer bolos,mas de aveia nunca fiz,está na hora.
Bjs e boa sorte com o pc.

Anônimo disse...

Olá, sou Giovanna da Edelman, agência de comunicação da Quaker.
Achei seu blog e passei para dar uma olhada nessa receita de bolo de aveia. Me surpreendi pois a foto está realmente muito bonita e o bolo parece delicioso. Caso você tenha vontade de conhecer mais receitas com aveia, entre no site Receita Saudavel: www.receitasaudavel.com.br

Abraços,
Giovanna - giovanna.carvalho@edelman.com

Letrícia disse...

Opa, eu não tinha uma receita de bolo de aveia até agora! Acho que encontrei ;-)

Beijos!

Natércia Ramalho disse...

Minha querida o teu bolinho ficou lindo!Um beijinho...

Pitadasdilu disse...

Cláudia, essa receita eu não tinha e vou logo experimentar, pois amo bolo com aveia. Receita anotada.
Bjos, Lú.

Cris disse...

Adoraria experimentar num chá da tarde :-) ou café da manhã, que saudade de nossos cafés... vamos ver se no ano que vem nós nos reunimos novamente Claudia. Ficou lindo. bjs

Ba disse...

Que delícia essa receita, tão fácil e tão saudável! Vai pro forno hoje mesmo!

Beijos

Laurinha disse...

Não conhecia..... adorei!
Aveia e mel, adoro! sugestão anotada!
Beijinhos

Blog Widget by LinkWithin