quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Bolo Alemão de Natal e/ou Ano Novo

Este bolo é tradicional no Natal e ou Ano Novo na casa dos familiares do meu marido. A minha querida cunhada Zilma é que tem a receita e o faz muito bem. É uma sobremesa de sucesso, principalmente acompanhada de sorvete de creme e/ou chocolate. Ainda é saboreado de manhã com delicioso copo de leite gelado neste nosso verão brasileiro.
Esta é a minha participação para o Chá da Tarde - Tortas e Bolos Recheados, da Cris e Leila:
Ingredientes da Massa:
  • 1 caixa de bolo Sol sabor Festa
  • 1 caixinha de pudim de caramelo
  • 1/2 xícara de óleo ou margarina
  • 4 ovos
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de fermento

Ingredientes da Farofa: Misture tudo e reserve.

  • 1 colher (sopa) de canela
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de nozes picadas ou outro tipo de noz de sua preferência
  • 1 xícara (chá) de passas escuras

Ingredientes do Glacê: Leve ao fogo numa panelinha até ferver e engrossar um pouco.

  • 1 xícara (chá) de açúcar ( pode ser de confeiteiro)
  • 3 colheres (sopa de leite)
  • 1 colher (sopa) de manteiga

Modo de Fazer: Mistura-se todos os ingredientes da massa e bate-se 4 minutos na batedeira. Coloca-se em forma untada de buraco no meio metade da massa, metade da farofa, massa e farofa consequentemente. Leva-se ao forno forte (10 a 15 min.) e depois em forno médio por mais 20 ou 15 min, ou até que enfiando o palito ele saia limpo. Após o bolo assar, derramar o glacê sobre o bolo ainda quente. Enfeite com nozes e cerejas. Se quiser polvilhe um pouquinho de açúcar de confeiteiro em cima do bolo. ( Dá um ar de neve!)

37 comentários:

Smas disse...

Bom Ano, Cláudia!
Esse bolo tem um óptimo aspecto, mas não sei o que é o sabor Festa da caixinha de bolo. Acha que com qualquer outro bolo dos pré-preparados também ficará bem?
Bjs

Isabel Salvador disse...

k maravilha amiga á bolos alemães k são mesmo um espanto...bigada á tua cunhada tb por ter partilhado a receita....bom ano

Marizé disse...

Que aspescto delicioso têm este bolo, mas estou com a smas, não conheço o sabor festa.

Bom ano, beijocas

Laurinha disse...

Hummmmmmmmm, deve ficar delicioso!!
E ficou super lindo!
Beijinhos,

Isabel (pipoka) disse...

Que delícia esse bolo!

Muitos beijos e um Bom Ano para si e toda a sua família!

Silvia Arruda disse...

Que delícia, Claudia. E bem simples de fazer. Receita anotada!

Eli disse...

Amiga que delícia!! E é tão bonito né?!

Cláudia disse...

Smas e Marizé:

Sim , acredito que qualquer sabor mais neutro ficará bom, tipo baunilha, ou bolo simples(já que requerem recheio e cobertura). Eu também não conhecia este bolo pronto, nunca tinha usado, havia também aqui no Brasil, da marca Santista, sabor "aniversário".

bjs

paula disse...

que aspecto delicioso este bolo...

feliz 2008

bjs

cozinha da drica disse...

Claudia , que maravilha!!!!! Lindo mesmo e deve ser uma delícia!

Elvira disse...

Esse bolo ficou um espectáculo mesmo! Ummmmhhh...! :-)

risonha disse...

também não sei o que é o sabor "festa" mas acho que arriscaria com qualquer sabor de preparado para bolo, pois deve ficar bom de qualquer maneira.

Anônimo disse...

Oi Claudia, adorei essa receita, vou fazer no domingo, que é Dia de Reis...
beijos

Goreti disse...

Parece realmente delicioso. E assim continuamos no clima de Festas!!!!

Nysa disse...

olá, sabes por acaso porque é que se chama bolo alemao? eu vivo na alemanha e nao conheco nenhum bolo assim. tem um aspecto muito delicioso! beijocas

Carla Ventura disse...

gostei da praticidade! :)

Cláudia disse...

Nysa, não sei porque chama bolo alemão, talvez não seja um autêntico bolo alemão, mas como brasileiro é criativo e tem influência dos imigrantes alemães também, talvez, como é muito comum na história da culinária, os alemães do começo do século adaptaram sabores e ingredientes disponíveis na época e os brasileiros foram acrescentando ingredientes e modernizando o modo de fazer. A culinária é uma arte em movimento!
Isso não acontece só com os alemães, aqui temos influências de outros países que resultam em pratos que atualmente não se acha mais no próprio país de origem.

bjs

Sheila disse...

Que bolo lindo Clau, show hein?
Um desses na minha mesa ia ser um estrago, ahhahaha
ia comer todinho U.u'

Rosi disse...

Cláudia! Vc não vai acreditar que lembrei de vc hoje!Pensei, nunca mais escrevi nada prá Cláudia, preciso ir lá, rsss!!
Tbém li o seu meme pessoal, adorei e acho que para 4.2 nós estamos bem na fita! Espero que vc concorde comigo, rsss.
Fazendo bróa de fubá, vai com um acafezinho aí, amiga? Bjos, bjos e quando ler a biblía, faça uma oração prá mim, estou precisando! Obrigada.

Rosi disse...

Corrigindo: Cafezinho e bíblia, rsss

Goreti disse...

Claudinha, nossa to íntima já, dá uma pasadinha no iscipula na Cozinha e participe do evento, vou ficar bem feliz!!!!Beijos ..

Akemi disse...

Que bolo mais lindo e parece tão fácil de preparar! Esse bolo sabor festa, pode ser de outro sabor?

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Como resistir?
Um beijinho com votos de um feliz 2008 *

Nani disse...

Amiga que bolo lindo, lindo!
Um super beijo pra você um ótimo 2008 para você e toda sua familia.

Cláudia disse...

Akemi, pode ser sim de outro sabor, mas o mais neutro possível, tipo bolo simples ou baunilha. Ou ainda pode fazer uma receitinha sua e acrescentar o pó da caixinha de pudim de caramelo e assim por diante.

bjs

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Olá!
Adoro este tipo de bolo. Inclusive, postei um de frutas secas, que também é de Natal, no meu blog.
Sua receita deu água na boca!!!
Vou experimentar!!
Beijos
Otavia

Letrícia disse...

Nossa, qualquer mesa fica mais bonita com um bolo assim! Que lindo, Cláudia!

Beijos!

Mari disse...

Claudinha minha linda, que perfeição de bolo... menina, assim você assassina meu regime!
Estava com tanta saudade, quanta coisa linda você postou durante a minha ausência... ui, ameiiii!!!
Florzinha, feliz natal para você... um ano novo maravilhoso e repleto de realizações, que você seja sempre muito feliz!!!
Super beijo

Mari

Unknown disse...

Oi queridaa, adorei te encontrar, vc é um anjo.
Eu sou boba mesmo, não liga viu, mas quase chorei na mesa, me senti totalmente fora da realidade ali.
Bem passou e agora que tenha outro no ano que vem hahahaha
Adorei esse bolo, aqui a ceia vai ser romântica uiui, jantar para dois hahaha
Só dia 25 vamos comer com os parentes.
Bjs

Glau disse...

Claudia, passei aqui pra te dar um beijo e dizer que vc é um doce de pessoa.. o nome do blog combina mto com vc!

um ótimo Natal pra vc, viu
um beijo com carinho, Glau

Claudia Rumi disse...

OI, Cláudia!!!
Foi bom te conhecer em SP.
Achei vc muito simpática.
A molheira é de ceramica por isso, vc pode por no microondas ou forno, mas não na chama direto do fogão.Fiquei feliz que vc era minha amiga secreta pois logo que cheguei vc que venho falando comigo sem eu saber quem vc era.Aproveito para desejar FELIZ NATAL e um GORDO 2009. Um grande beijo,
Claudia

risonha disse...

minha querida, antes de mais um Santo e Feliz Natal para ti e todos os teus.
para celebrar o dia de hoje publiquei uma receita maravilhosa que retirei daqui do teu blog, espero que não te importes.
beijocas e Boas Festas.

Unknown disse...

Claudinhaaa, vim aqui desejar feliz natal para você e sua família linda!
Que papai do céu ilumine o seu caminho.
Mil beijossss

Rosi disse...

Cláudia, Feliz Natal!! Bjo grande pra você e seus famíliares...Rô.

Talita disse...

Que delícia de bolo alemão! Nunca tinha ouvido falar em nada parecido! Boa sorte no concurso!

Claudia Lima disse...

Claudia eu perdi esta sua receita, mas nunca é tarde para se elogiar.
Além de prática, parece muito gostosa.
Parabéns pela sua particpação no evento e boa sorte!
Bjs :)

Leila disse...

achei super interessante a combinacao dos ingredientes desta receita.

beijinhos

Blog Widget by LinkWithin