quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Massa Caseira

Finalmente, consegui participar do concurso Comida & Música promovido pelo Chocolatria, demorou! Não vinha a inspiração para fazer. Pude ver vários posts tão belos e inspirados que foi difícil achar uma idéia, ainda mais no final. Para isso tive que recorrer as raízes da minha família. Fiquei pensando em que música gostava na infância ou que música combinava com a proposta que resolvi mostrar. Para dar um ar divertido e sendo que a família tem um ar italiano de ser: é daquela que senta ao redor de uma mesa e não sai mais, resolvi postar a massa caseira que fiz pela primeira vez, pois antes, eu era só figurante, o avó de minhas filhotas (meu sogro), típico neto de imigrante italiano é o Rei da Massa, vai convocando todos os netinhos para ajudar, desde o talharine, cortado na faca ou na maquininha de macarrão, ao nhoque, todas as mãozinhas da família passam por lá, por isso que fica muito bommmmm! Então imagine um monte de gente, fazendo macarrão, lavando as mãozinhas da criançada, limpando farinha por todo lado, secando macarrão... nada melhor do que cantar a música "Funiculi, funicula" e depois aquela mesa cheia de comida boa, dando graças e todo mundo contente, falando alto, se servindo...
E para acompanhar uma massa fresca, nada melhor do um simples molho ao sugo com azeite, alho, orégano e majericão no capricho!
Massa com Ovos:
2 copos de farinha de trigo especial
2 copos de farinha de semolina (usei trigo durum)
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de azeite de oliva ou vegetal (usei de oliva)
4 ovos grandes, batidos*
2 colheres (sopa) de água*
* essas medidas não são exatas, as vezes os ovos variam de tamanho, e pode colocar mais um, ou se preferir, colocar mais 2 colheres (sopa) de água. A massa tem que ficar homogênea, um pouco dura, mas não seca. Coloque na máquina de pão no ciclo massa, ou se preferir, coloque a farinha numa superfície lisa, forme uma cova no meio, coloque os ovos e os outros ingredientes e vá misturando com mão em círculos, pegando a farinha das bordas até depois misturar tudo e formar uma bola homogênea.
Corte a massa em cinco pedaços, achate-a e vá passando no cilindro, da regulagem mais larga até o 4 ou 3 ou 2 ou 1. Eu fiz até o 4, ficou um talharine ótimo para cortar e não muito fino, mas se preferir pode ir ao 2 e cortar no modo espaguete ou no modo talharine. Para cabelinho de anjo deixe até o 1 e corte no modo espaguete.

Molho: Coloquei 2 latas de tomate pelado Divella no liquidificador, com meia cebola, bati. Numa panela coloquei azeite de oliva, 1 colher (sopa) de alho triturado, fritei e joguei o molho, primeiro metade, misturei e deixei ficar mais vermelho, acrescentei o restante do molho, refoguei mais alguns minutos até ficar mais cozido, mas não há necessidade de apurar muito. Acerte o sal, pimenta se quiser (não coloquei), coloquei orégano e manjericão a gosto. Sirva sobre a massa cozida "al dente" com queijo parmesão ralado na hora.

13 comentários:

Marina disse...

Do you make your own spaghetti? Good for you!
Ow! I forgot onions in my greek salad! I'm so scatter-brain!!!

Mónica Pinto disse...

Ter uma família assim, deve ser divertidíssimo. Para mim quanto mais gente melhor e á volta de uma mesa então!
Essa massa fresca, está linda.
Beijinhos

Anônimo disse...

Que delícia!!!! Não poderia ter ficado diferente, linda!
Um beijo grande!

Eli disse...

Ficou uma verdadeira maravilha essa sua massa e combinou perfeitamente com a música. hehehe

Odete disse...

Claudia minha linda, voce me emocionou. Sinto uma falta tao grande dessa dinamica de familia grande envolvida no preparo e apreciacao da comida.
Essa massa caseira eh tudo! E a musica, faz carinho no coracao.

Beijo grande.

Cris disse...

A música deu o tom a esta receita Claudia, dá vontade de reunir a família toda... Seu sogro é muito sábio, cria memórias gastronomicas na família que vocês vão se lembrar por muitos e muitos anos. Beijos.

Téia disse...

Aff, arrasou na participação, Clau! Que massa linda! Olha, você me fez pensar em fazer macarrão caseiro. Depois te conto. Boa sorte no desafio. BJ.

Agdah disse...

Eu também adoro fazer massas em casa. É uma terapia, não é? E dá muuuuita satisfação.

Ah, postarei sobre o arroz rajadinho hoje.

BETO disse...

Oi, tudo bem? Dê uma passadinha lá no meu blog que tem um presentinho pra vc. Bjs.

Claudia Lima disse...

Este macarrão ficou divino!
Quando eu era criança a minha avó tb fazia a massa em casa na máquina. Me lembro que eu "ajudava", hehe. Acho que eu gostava mesmo era de comer a massa crua.
Boa sorte!
Bjs :)

Silvinha disse...

Que combinação perfeita, Claudia!!!

Massa fresca é muito bom, não?

Beijos e bom final de semana!

Valentina disse...

claudia, escrevestes de um jeito tão bacana. que fiquei vendo a festança, com a garotada toda ajudando e fazendo bagunça também.risos. Otimo prato e vou testar esta tua receita.Está muito apetitosa.

Anônimo disse...

Melhor do que fazer massas é comer massas, adoro.

Blog Widget by LinkWithin