sábado, 26 de janeiro de 2008

Cação ao Molho de Camarão

Um dos nossos peixes favoritos é o cação, por não ter espinhos, como toda mãe, fico mais tranquila em oferecer aos nossos filhos sem medo. Nesta temporada na praia, eu e meu marido íamos quase sempre comprar logo cedo os peixes fresquinhos no mercado de peixes. Eu adoro o cheirinho de peixe recém-pescado, fresquinho. Tanto que não faço muito peixe aqui no interior por ser sempre congelado. Esta receita eu adaptei da Cris, do From our Home to Yours, pois é bem parecida com a que eu já fazia, mas ela sempre dá uns toques que valorizam o prato!
Ingredientes:
  • 1 kg de cação em postas
  • 1/2 kg de camarões limpos temperados com sal e alho e limão (não usei gengibre)
  • 3 tomates picados sem sementes
  • 1/2 pimentão verde em cubinhos
  • 1 cebola picada, alho a gosto
  • 1 colher (chá) de tempero baiano
  • Azeite (pode ser de dendê)

Modo de Preparo:

  • Tempere o filé com sal, alho, tempero baiano e usei também o tempero de pimenta limão.
  • Em uma panela de fazer moqueca (daquelas de barro capixaba), refogue no azeite a cebola até ficar transparente, acrescente o alho, pimentão e tomates.
  • Adicione os pedaços de peixe e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos. Por último, coloque os camarões e cozinhe por cerca de 3 minutos ou até ficarem rosados. Sirva com arroz.

19 comentários:

cozinha da drica disse...

Claudia eu também adoro cação , é muito saboroso e não dá trabalho )nem medo) na hora de comer....Esta receita está um show e realmente o pimentão e os temperos dão um toque diferente e especial

anna disse...

Adoro cação... ponho sempre na caldeirada ou faço à moda do Alentejo com montes de coentros.
Este tem tudo para eu gostar, com camarão e o molhinho apetitoso.
Só não sei o que é tempero baiano, ups...
Beijocas.

Cláudia disse...

Anna, o tempero baiano é um mix de temperos que contém pimenta do reino preta, coentro em pó, cominho, cúrcuma, pimenta calabreza, orégano. Combina com peixes, frutos do mar e pratos típicos da culinária baiana. Aqui no Brasil conheço duas marcas: Kitano e Masterfoods. Sites: http://www.masterfoods.com.br/ e
http://www.kitano.com.br/

bjs

Natural Naturalmente disse...

Adoro cação, faço muitas vezes com molho de camarão é que ainda não experimentei, mas pelo aspecto do seu prato fica divino. Gostei muito.
Beijos
Márcia

Goreti disse...

Hummmm, de todas as carnes, a do peixe é a minha preferida. E vc tem razão , nada como um peixe bem fresquinho, o congelado tbm não é a minha cara, mas como não são todos que tem essa oportunidade, o jeito é apelar para os congelados, desde que seja de uma empresa conceituada,é claro!!
Beijos amiga!!!!

risonha disse...

nós também adoramos cação. a minha sogra que é alentejana faz uma sopa de cação espectacular.
mas esta tua receita também tem tudo para dar certo.
gostei muito.

Eli disse...

Quanta saudades já estava de entrar aqui e sempre encontrar um prato gostoso, uma foto linda e muito carinho destribuido em forma de palavras por ti minha amiga! Delícia de peixe!

Marcia disse...

Bem a calhar... estou indo para a praia amanhã, anotano a receita.

Fabrícia disse...

Nossa que prato delicioso....que vontade. Obrigada pelos comentários.... adorei !!!!!
Boto manda lembranças à Melly.
Beijos para ti.

Silvia Arruda disse...

Eu não gosto de peixe, mas acredito que deve ter ficado delicioso, pelos ingredientes e seu capricho de sempre! :)

Nani disse...

Tenho certeza que essa receita é MARAVILHOSA, afinal com o dedo de duas grandes cozinheiras só pode sair boa.
Beijos e ótima semana!

Bonnie disse...

CLAUDINHA,tá marcado vamos fazer juntas esta receita maravilhosa e o melhor de tudo é juntarmos as nossas panelas loguinho, ok?
bjs

Fabrícia disse...

Oi Cláudia....leia os dois que vai amar. Realmente o filme é tabajara...não assista. Eu queria sair correndo do cinema....um horror.
Bjcas para ti, para família e para Melly....

Isabel Salvador disse...

Adorei maravilha mesmo...saí um prato com o cação para mim.....bjokitas e obrigado

Natércia Ramalho disse...

Cláudia meu marido até ele adorou a tua sopa de cação como diz a Risonha ele faz uma sopa de cação que eu também gosto muito ELE é Alentejano.um beijo Natércia:))

Maria Vitamina disse...

Também gosto muito de cação, adorei a receitinha.
Bjs

Cris disse...

Oi Claudia! Você me deixou emocionada agora com esta receita, e com água na boca! Ela tem um significado especial para nós. Que bom que gostaram! Bjs!

Betechef disse...

Oi Claudia, aqui em casa adoramos peixe. E essa sua receitinha esta de dar água na boca. Vou anotar com certeza.
Bjs!

Danielle disse...

amo, amo, amo, cação.. e só sabia 1 jeito de faze-lo...( e pior faço so para mim pq aqui em casa maridão não come... adorei a receita.. vou experimentar em breve:) bjkas dani

Blog Widget by LinkWithin