segunda-feira, 23 de março de 2009

Bolo Capuccino

Eu adoro o sabor de café e chocolate juntos. Revendo meu velho caderninho de receitas que comecei a escrever aos onze anos na 5ª série, onde tive minha primeira aula de culinária, achei esta receita tão gostosa quanto simples. Assim que acabei de assá-lo veio à tona, com o cheirinho bom, todas as lembranças da época. Como era bom cursar a 5ª série... aulas diferentes todos os dias, professores diferentes, o burburinho gostoso entre uma aula e outra... as paquerinhas (no meu tempo era paquera mesmo, nada de "xaveco"). A aula de culinária era uma diversão! Dia da semana aguardado por todos, ainda me lembro da professora Sônia e o avental que usávamos, xadrezinho azul e branco, cabelos presos e lenço do mesmo tecido na cabeça. Os meninos também participavam e dávamos risadas na cozinha com o jeito estabanado deles... E você? Tem alguma lembrança boa para compartilhar dos seus anos escolares? Conte!
bolo capuccino
Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 9 colheres (sopa) de farinha bem cheias
  • 7 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de achocolatado (Nescau ou Toddy) recomendo o achocolatado, pois o chocolate em pó domina o sabor para o chocolate, e com o achocolatado, o sabor do café não desaparece.
  • 1/3 de xícara (chá) de óleo
  • 125 ml de café forte coado já frio
  • 1 colher (sopa) de fermento
  • Açúcar e canela para polvilhar o bolo já pronto, grãos de café torrado para enfeitar comer (quem gosta)
Modo de Fazer:
  • Numa tigela, coloco os ovos e bata bem até espumar com o 'fuet' ou batedor de arames. Vá juntando os outros ingredientes, mexendo com uma colher de pau, não precisa bater, apenas vá misturando para ficar uma mistura homogêna. Coloque os fermento por último, mexa e coloque a massa numa forma de bolo inglês média já untada com manteiga e farinha e um pouco de canela. Leve ao forno moderado (180º ) por aproximadamente 30 minutos, ou assim que enfiar um palito este saia limpo. Desenforme o bolo assim que amornar e polvilhe açúcar e canela.

25 comentários:

Anônimo disse...

Olá Cláudia,
obrigada pela visita e pelo comentário. Que doce encontro este. Gosto do blog e adorei o bolinho.
Parabéns.
Bjinhos.
Susana

angela disse...

Claudia, acabei de rascunhar um post com uma receita desta epoca, devo postar em breve, tempos bons, ah este bolo é uma delicia. beijos!

ameixa seca disse...

O sabor do café realça mesmo o sabor do chocolate. Deve ficar excelente :)

Mari disse...

Hum, que delícia. Café e chocolate é tudo de bom.

Delícias e Talentos disse...

Parece delicioso!
Será que fica muito seco?

Silvia Arruda disse...

Adorei a textura desse bolo! Deve ficar delicioso!

☆Lu Cavichioli disse...

Hummm... amei a receita e vou experimentar. Ficou lindo Claudia, parabéns! Adoro seu blog! Linkei no Café & cia.

bjka!

risonha disse...

Eu também adoro o sabor do café e chocolate juntos. Esse bolo deve ter ficado uma tentação.

Mari disse...

Claudinha querida, que bolo mais lindo... nunca comi bolo de capuccino, só pudim... deve ser fantástico também... a textura é maravilhosa!!
Bjooo,

Mari

Lua Limaverde disse...

Você tinha aula de culinária na 5a série? Que legal, infelizmente eu estudei em colégio público, mal se davam as aulas normais, mas tenho boas lembranças dos colegas. E esse bolo me parece delicioso!!! :D
Beijos!

Luciana Macêdo disse...

Também comecei a fazer minha coleção de receitas bem cedo, hoje são tantas que é impossível experimentar a todas. Corrigindo...as receitas de bolo são uma exceção...experimento todas. Este bolo de capuccino ainda não fiz.
Bjs!

Ana disse...

Adoro o sabor de cafe em sobremesas, esta lindo o seu bolo Claudia!
Beijos!
Ana

Cláudia Marques disse...

Cláudia, que bolo lindo. Adoro café, chocolate então nem se fala... essa mistura deve ser imperdível.
Sabe, a minha filha (quase 8 anos) já anda entusiasmada com a culinária... e já toma nota das receitinhas do Canal Panda (infantil). Isto promete...
bjs e saudades

Anônimo disse...

Claudia,
que idéia ótima para o café da tarde, hein???
Chocolate com café é uma dupla imbatível! Já vou copiar!
Obrigada pelo recado no Mangia! Pelo jeito nossas famílias são parecidas nos gostos culinários!
Um beijo e um ótimo dia!

Nana disse...

Claudia, sabe que aqui eu pego o café pelando e jogo um chocolate dentro.
Fica divino, agora imagina esse bolo.
bjs

Edilia disse...

este bolo promete,adoro café. vou anotar para experimentar.
Edilia

Cris disse...

Tempinho bom este né, interessante a aula de culinária, na minha época não tinha :-) Bolo com café... hum... e eu que sou louca por café! Me lembrou de uma torta que minha mãe fazia, de café com cobertura de leite condensado, vou ver se acho. Bjs!

Téia disse...

Hummmmmmmm, amei este bolo lindona. Vou tentar, hem??? Bj grande.

Laurinha disse...

café e chocolate, uma dupla boa mesmo!
E assim, num bolinho simples e saboroso, hummmmmm, deu vontade...
Ficou uma graça com os grãozinhos de café ...
Beijinhos

Nani disse...

Nossa ficou muito lindo teu bolo e bem requintado, adorei!
Beijos

"Manjares da Manu" disse...

É uma ótima combinação,e muito simples a receita, e parece muito fofo!!!
BJs...

Anônimo disse...

Gente, estou salivando, esse bolo deve ser tudo de bom. Bora anotar a receita e fazer o quanto antes. Dê um pulinho lá no blog, vou sortear um livro e espero que você participe. Bjos

Naturegirl disse...

In any language this shouts (((((DELICIOUS))))))

cucchiaiopieno.com.br disse...

Que perfeiçao de bolo, parabéns! Fiquei muito feliz em saber que aqui tem receitas para maquina de pao! Um abraço.

♥ Elaine Veiga ♥ disse...

Olá que delícia de bolo,fiquei com água na boca....

beijos
Nani

Blog Widget by LinkWithin