terça-feira, 10 de junho de 2008

Sardella da Paula

A receita deste delicioso antepasto é de minha querida amiga e vizinha Paula, exímia chef de cozinha de seu lar. Ela já participou do meu blog com o Molho Pesto de Abobrinha, que foi um sucesso. Mas nada dela virar blogueira, até já falei que eu faço tudo para ela, menos cozinhar. Ela cozinharia e eu fotografaria e publicaria em seu nome, num blog só dela....hehe, mas enquanto ela não se decide, vou roubando as delícias que ela faz e publico aqui, com os devidos créditos! Foi ela quem fez esta sardella e me presenteou. Amizade assim não tem preço!
Ingredientes e Modo de Preparo:
  • 1/2 kg de tomates maduros sem semente
  • 1/2 kg de pimentão vermelho sem sementes
  • 2 dentes de alho e um pouquinho de sal, que deverá ser acertado no final.
  1. Bater todos os ingredientes no liquidificador. Colocar numa panela, mexendo sempre até aparecer o fundo e ficar na consistência de massa de tomate. Retire e coloque numa tigela, deixe esfriar. (Não pode temperar com a mistura quente, pois ficará amargo o sabor da sardella).´
  2. Após esfriar, temperar com:
  • noz-moscada ralada na hora( uma boa pitada)
  • 2 latinhas de filé de anchovas
  • pimenta do reino a gosto
  • 1/2 xícara (chá) de azeite extra virgem
  • molho de pimenta vermelha (tabasco ou malagueta ou dedo de moça) a gosto
  • 1 pitadinha de louro em pó.

3. Misture bem, deixe descansar por uns 20 minutos para pegar bem o sabor e sirva com torradas, pão italiano, ou outro de sua preferência. Eu havia feito um pão com um toque de cardamomo que ficou divino e caiu muito bem com esta sardella.

21 comentários:

laila radice disse...

Clau...q maravilha eu amo sardella...bjs

ameixa seca disse...

Que belo petisco ;) Não conhecia sardella... Os ingredientes são deliciosos.

Goreti disse...

Oi lindinha, me perdoe pela ausência, o tempo tá concorridíssimo por aqui.
Que delícia...escolheu bem a receita para participar do Colher de Tacho.

Beijos!!!!

Filipa disse...

Que óptimo aspecto, parabéns à sua amiga!

beijinhos

Anônimo disse...

Tem um aspecto óptimo! Não conhecia e nunca provei, mas com essa cor fiquei logo com vontade de fazer! Deve ser deliciosa!
E como adoro aprender a fazer coisas novas, vou guardar a receita no del.icio.us para fazer!

Beijoca *
Mariana

Cris disse...

Que linda Claudia, eu adoro sardella e ainda mais sendo da Paula, tudo que ela faz é delicioso!!! Bjs!

Bonnie disse...

Olá meninas!!!!!!!!!
Essa Claudinha continua querendo que eu vire blogueira de qual quer maneira, quem sabe...
Fico contente por terem gostado , é uma receita bem facil que quebra o galho em um final de semana com os amigos ,com um bom vinho e queijinhos então fica 10.
beijos
Paula

Valentina disse...

Olha que show de receita.Estou assim maravilhada. E a Paula é de ouro,nao?!

Eli disse...

E somos nós todos que vamos ganhando com essa história né?!

Está lindissima a sardela, amei!

A União Faz a Vida disse...

Que sardella linda!
:)

Lua Limaverde disse...

Eu nunca comi sardella, eu acho. Tenho que fazer pra sentir o gostinho, rs. :)

Alessander Guerra disse...

E sardella é um antepasto pra lá de muito bom, né?

até
Alessander
www.cuecasnacozinha.com

Odete disse...

Oi Marcia querida, estava com saudades de vir aqui xeretar as delicias que passam por sua mesa. E de quebra uma cedida pela querida vizinha. Parece deliciosa!
beijo p/ voces duas.

BETO disse...

Oi Cláudia, obrigado pelas suas visitas ao meu blog. Hoje eu o atualizei e coloquei uma receita nova de galinhada que fiz para o almoço. Ficou uma delícia. Bom saber também que você é de Campinas. Quando precisar de traduções vou recorrer a você... Faço bolos sob encomenda, são bastante elogiados. Aproveito para oferecer esse serviço pra vc tb, afinal, a propaganda é a alma do negócio, né? Continue aparecendo no meu blog, onde será sempre bem vinda. Abraços.

Rosane Vargas disse...

Maravilha de receita, muito apetitosa.
bjs

Isabel (pipoka) disse...

Claúdia,

Vc tem mesmo que convencer a sua amiga a fazer um blogue, pois a julgar pelas 2 receitas dela, iria ser um sucesso.

bjs

Nani disse...

Realmente amizades assim são cativantes né?!Esse esse pãozinho e essa sardela ficou perfeito.E o pãozinho? Queremos a receita!
Beijos

Rê Gallo disse...

Cláudia, olha eu chegando com um mês de atraso... Estava viajando e vi só agora seu recado lá no Frango. Então, moro em Tatuí, mas tenho alguns amigos em Sorocaba. E, como vc deve saber, por essas bandas, Sorocaba é uma metrópole!! rs Por isso sempre citamos.
Ah, sempre passo aqui pelo seu blog, adoro!
Bjs!!

Fabrícia disse...

Adoro sardella...sua receita é divina. Anotada com certeza. Como vai a Melly...Boto Augusto manda bjs.
Bjcas para ti.

Anônimo disse...

Maravilhoso. Uma super dica para receber amigos em casa e surpreende-los com a simplicidade desse antepasto que deve ser delicioso.
Bjs,
Leticia.

Anônimo disse...

Maravilhoso. Uma super dica para receber amigos em casa e surpreende-los com a simplicidade desse antepasto que deve ser delicioso.
Bjs,
Leticia.

Blog Widget by LinkWithin