terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Churrasco

Férias, verão, piscina e nada mais gostoso que juntar uns amigos e preparar um? Churrasco, claro! A loira gelada também está convidada e a picanha é a protagonista deste ritual das cavernas (como disse Rubem Alves, famoso escritor, os homens liberam seu lado troglodita quando fazem churrasco). Eu adoro churrasco porque, claro, quem vai para a churrasqueira são os homens, e ainda bem que meu marido é um dos bons. Os acompanhamentos ficam por conta das mulheres. Saladas, vinagrete, guacamole (sou viciada), petiscos, enfim, há mil opções de entradas.
Às vezes um arroz branco e uma farofa de mandioca, ou até um simples e gostoso pão francês para se comer com uma linguiça e vinagrete. O churrasco não pode ser rápido, tem que ser aos poucos, regado a muita conversa, risada, cerveja e aos poucos vamos nos servindo do que nos aprouver. Vá com calma, mas coma sem culpa. Afinal, temos a tarde inteira!
A peça de picanha deve não ultrapassar 1,3 kg, são mais novinhas e mais macias. Gosto mais da picanha não maturada de um frigorífico de boa procedência. Tem o sabor mais natural. Tempero: sou tradicionalista: sal grosso, depois é selada na churrasqueira, bate-se o sal, corta em pedaços grossos que voltam à churrasqueira por mais um pouco de tempo. Aí se faz ao gosto do freguês: sangrando, mal passada, ao ponto, bem passada, torrada (ai, que sacrilégio, mas tem gente que gosta) e nem preciso dizer, né. Olha o meu prato lá em cima, mal passada (hehe). Vão de carona na brasa, linguiças, queijinhos de coalho, etc... e outros cortes também, como maminha, alcatra, fraldinha, T-bones e outros que podem ser para o próximo. Vamos marcar um?

Mas antes, a sobremesa: abacaxi grelhado com açúcar e canela.

19 comentários:

Lua Limaverde disse...

Como moro em apartamento só dá pra fazer um falso churrasco usando grill elétrico, mas o importante é juntar os amigos, né? Deu até vontade de fazer de novo, vou aproveitar a idéia do guacamole, não tinha pensando como acompanhamento de churrasco, legal. :D

ameixa seca disse...

Eu não sou nada carnívora e carne mal passada, para mim, é carne ainda viva :)
Adorei o abacaxi grelhado com açúcar e canela. É só isso mesmo e leva-se a grelhar? Eu queroooo :)

"Manjares da Manu" disse...

Hummm adoro churrasco, esta semana faremos de novo!!!Na sexta meu marido vai fazer aniversário!!!
Bjs... Obrigado por sua visita!!!

Ana Carolina Portella disse...

Simplesmente amo churrasco!Pra mim a picanha também tem que ser mal passada! Tudo na grelha fica maravilhoso, adoro legumes grelhados, ficam divinos! Adorei o blog voltarei mais vezes! Bjs

Mão na Massa disse...

Olá!

O teu prato tem um aspecto delicioso! Eu não consigo comer a picanha mal passada... nem muito torrada, tem de ser uma carne ali mesmo no meio! Gostei muito da sobremesa, nunca experimentei o abacaxi com canela e açucar...

BJs

Nani disse...

Nossa que carne linda e essa sobremesa então? Encheu minah boca de água!
Beijos

Rosa Maria Martins Moraes disse...

Que delícia esse churrasco...e o abacaxi deu água na boca!

Mari disse...

Amei a sobremesa!

Unknown disse...

Claudinha,
na próxima me chama, amo churrasco e o seu ficou maravilhoso linda.
Mil beijos.

BETO disse...

hummmm, um churrasquinho bem que cairia bem hoje, faz tanto tempo que não me esbaldo de comer carne... Bjs.

Leo Gonçalves disse...

Tem um agradecimento especial para você lá no blog. bj.

Rosi disse...

Cláudia, amo abacaxi grelhado, que vontade...Tem um carinho pra vc lá no meu blog, bjos querida!

Unknown disse...

olá!
Parabéns pelo blog!
Churrasco é tudo d bom. né??
hehhe
bjãoo

Cris disse...

Pode me convidar para o próximo, eu levo uma sobremesa :-) beijos!

Laurinha disse...

tb gosto de mal passada....

Não sou muito de carne, mas um bom churrasco não dispenso. Aliás, este abacaxi, menina, está demais! Fiquei aguada...

Beijinhos

Luciana B. disse...

Claudia que delícia de ideia para uma sobremesa de churrasco! Fiquei passada com a beleza deste abacaxi, deve ser delicioso :)
Obrigada pela visitinha lá nas Ragazze :) Que bom que gostou da foccacia, cada cobertura um prato diferente mesmo :)

André Ogrodoy disse...

Olá! Muito legal seu blog. Gostei muito do post do churrasco! Da uma passada no meu blog, e mostra pro maridao puxar uma receita de la!!

http://ogrosnacozinha.blogspot.com/


Abs!!

Márcia disse...

Cheguei ao seu blog enquanto procurava digas de como fazer churrasco em grill elétrico. Não encontrei a resposta (alguma idéia?), mas gostei do que vi por aqui. Hummm......

Ronachér Pinheiro disse...

Olá,
Nossa super legal seu blog...
A alguns meses atras achei um site sensacional de churrasco, ensina de tudo e tudo feito na churrasqueira..é WWW.TVCHURRASCO.COM.BR, vale a pena conferir!!!
abçssssssssssssssssss

Blog Widget by LinkWithin