domingo, 31 de agosto de 2008

Today's Flowers - As Flores de Hoje!

#04
  • Our biological diversity is something wonderful. The flower which I present you today is called great bougainvillea, in China is ye zi hua and paper flower in English.This plant is brazilian, both specimen: glabra and spectabilis. They are very similar and only people who has expertise in the subject can explain the difference. For me it doesn't matter, there are a lot of colors and all of them make my day happier!
  • Uma das maravilhas de nossa flora é a primavera, também conhecida por buganvilia, espinho-de-Santa-Rita, três-marias, dizem também flor de papel (em inglês) e ye zi ha, como é conhecida na China. Originária do Brasil, apresenta duas espécies, glabra e espectabilis. São muito similares e somente biólogos sabem a diferença. Para mim, isto não faz diferença, há muitas cores e todas elas deixam o meu dia mais feliz !

Camera-Critters # 21

  • At first I' d like to thankful Misty Dawn for the invitation to participate in the C.C. This is my first post for it. I introduce my female dashundhound(or Teckel) dog, Melly. She is 6 years old. One of the things she likes to do is going around under the kitchen table, asking something to eat: _ A little snack, please... only one...!
§
  • Primeiramente gostaria de agradecer Misty Dawn por me convidar a participar do Camera-Critters ("Camera-Criatura"), onde podemos postar qualquer espécie animal. Para quem não conhece, esta é Melly, minha cachorrina dashundhound (teckel). Ela tem 6 anos. Uma das coisas que adora é ficar rondando embaixo da mesa da cozinha, pedindo alguma coisa para comer: _ Um lambisquinho por favor... só um!
Click here to participate.
Para participar clique aqui.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Salada marroquina de beterraba, canela e salsa

Quando começamos a sair do discurso para a prática vemos que muitos hábitos/vícios estão tão enraizados que só com uma percepção mais seletiva podemos notar o que acontece ao nosso redor. Isso aconteceu comigo quando fui comprar beterrabas para fazer o post do Colher. Entusiasmada com o assunto do aproveitamento total dos alimentos, lá fui eu comprar a beterraba com as folhas. Para o meu espanto, não tinha em 2 supermercados que fui e também no varejão. Fiquei abismada, pois onde moro o dia da feira não é o dia que estou livre para ir lá, sendo assim pensei, espero que alguém esteja aproveitando essas sobras, pois tive que comprar só as beterrabas...
Ingredientes
  • 500g de beterrabas já cozidas no ponto macio. (pode ser no microondas, ou assadas no forno, como preferir)
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (sopa) de óleo de noz (usei azeite extravirgem, pois nunca vi este óleo por aqui)
  • 1/2 xícara (chá) de salsa
  • 1/2 colher (chá) de açúcar fino
  • 1/4 colher (chá) de canela em pó
  • Sal grosso (usei sal Lebre gourmet) e pimenta preta moída na hora a gosto

  1. Corte as beterrabas já cozinhadas em cubos grandes. Numa tigelinha coloque o limão, o óleo, o açúcar, a canela, o sal e a pimenta e misture bem. Pique as nozes e envolva nos cubos de beterraba juntamente com a salsa. Deite por cima o molho, envolva e sirva de imediato.

Fonte: Blue Cooking

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Geléia de Morango para o Desafio da Geléia

Esta postagem é especialmente para o Desafio da Geléia da nossa amiga Fer Ayer do blog Sabor. Todo mês ela está lançando um delicioso desafio, participem!
Desta vez fiquei empolgada e fiz uma geléia bem diferente, (hehe), brincadeira. Todos concordamos que geléia de morango é tudo de bom, e agora no auge da safra, vemos morangos por todo lado. Mas quando eles somem, sentimos a sua falta. Não sou de fazer geléias em casa, gosto muito de comprar pronta, diversos sabores, especialmente da marca "Queensberry" (não estou ganhando nada, viu? É só uma dica de um ótimo custo x benefício). Mas desta vez me arrisquei e fiz minha primeira geléia! Então... vocês não vão ficar bravas comigo, mas usei a máquina de fazer pão! No ciclo "Geléia"! É isso aí gente, não sou muito de ficar cozinhando doces no fogão. Adorei a experiência, fiquei empolgada, e fiz também outra geléia. Esta sim seria mais original, pois escolhi fazer de carambola com especiarias ( eu mesma que inventei). Esperei um resultado digno de uma postagem, qual não foi a minha decepção. A geléia ficou com um gosto horrível. Não sei se a fruta estava sem gosto, ou se preciso adequar as quantidades, só sei que ela está em "processo de pesquisa". Ainda vou conseguir um bom resultado!
Ingredientes:
Copo medida de 240ml
  • 2 copos de morangos frescos cortados. (piquei pedaços maiores e menores, para ficar "pedaçuda".
  • 1 copo de açúcar (usei açúcar cristal)
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 1 colher de (sopa) de pectina (este produto é encontrado em casas especializadas para produtos para confeiteiras)

Modo de Preparo:

  • Misture todos os ingredientes numa tigela, ou se preferir, coloque no liquidificador para dar uma moída leve na fruta, mas no modo pulsar, para ficar com uns pedaços.
  • Retire a forma de assar de dentro da máquina de pão, e adicione todos os ingredientes. Recoloque a forma de assar na máquina. Selecione o ciclo "Geléia". Feche a tampa e pressione o botão Iniciar/Parar.
  • Depois de 1h20 a geléia estará pronta, guarde num pote de vidro esterelizado.

Today's Flowers - As Flores de Hoje!

Esta simples florzinha que nasce em qualquer arbusto, nem sequer sei seu nome, foi a mais desejada por esta abelha!
~§~
This simple little flower which grows at everywhere, I can't even say its name, was the most desired by this bee!
Click aqui e participe!

sábado, 23 de agosto de 2008

Berinjela Gratinada com Mussarela de Búfala e Tomates

Quando vi esta receita no blog da Patrícia, Technicolor Kitchen, não poderia deixar de fazê-la pois adoro berinjela. Não fiz exatamente igual, fiz uma versão expressa.
Ingredientes:
  • 2 berinjelas cortadas em rodelas
  • 3 tomates cortados em rodelas
  • 100g mussarela de búfala
  • manjericão a gosto
  • Azeite de oliva
  • queijo parmesão ralado
  • Sal e pimenta moída na hora a gosto

Modo de Fazer

  1. Grelhe as berinjelas numa frigideira anti-aderente em ambos os lados. Antes de grelhar eu passei um pouquinho de sal e azeite nelas.
  2. Coloque as berinjelas grelhadas num refratário, coloque sobre cada uma uma fatia de tomate, sal, mussarela de búfala, manjericão. Repita as camadas se for preciso. Salpique queijo ralado, pimenta e regue com azeite de oliva extra virgem.
  3. Leve ao forno no modo grill somente para derreter a mussarela e o queijo. Sirva como quiser, com pão, salada, ou até uma carne grelhada.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Sky Watch Friday - Sunset at the Lagoon - Pôr-do-sol no lago

This is a peaceful place, a club where I used to walk when I lived in Campinas downtown. Now I am living in another residential area and have a near place to go. But sometimes I still go to the club because it's very pleasant to spend the day there with the family, the kids can play, go to the swimming pool and we can prepare a delicious barbecue or a pic-nic!

§

Este lugar é muito tranquilo, é o clube onde eu costumava andar quando morei mais para o centro de Campinas. Agora estou num lugar mais residencial e tenho outro lugar para ir. Mas ainda assim vou para lá passar o dia com a família, as crianças podem brincar, nadar e nós preparamos um delicioso churrasco ou pique-nique!

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Salada de Harussame

O veranico se instalou por aqui, as flores dos ipês brancos e amarelos de um dia para outro explodem em nossas esquinas e ruas e o calor gostoso vem dar uma trégua ao nosso inverno (nada rigoroso por sinal), mas que incomoda muita gente. É a primavera se antecipando e com ela as gostosas saladinhas refrescantes caem muito bem.
Descobri esta salada no blog da Letrícia, quando ela nos apresentou as suas receitas preferidas. Tinha um pacote de macarrão harussame (feito de fécula de feijão) e não sabia ainda o que fazer com ele. Comprei por comprar (blogueira autêntica, né? hehe) e curiosidade, pois já havia comido esta salada apenas em restaurantes orientais. Quando vi esta receita, peguei na hora. Foram poucas as minhas mudanças feitas a partir da receita original, apenas troquei a sardinha pelo kani-kama, o que combinou perfeitamente e fiz meia receita. Clique aqui para ver a receita original.
Ingredientes:

  • 1 cenoura grande cortada em tirinhas (usei aquele ralador especial de tirinhas, esqueci o nome)
  • 1 pepino grande cortado fininho em rodelas na diagonal
  • 1 ninho de harussame grande
  • 6 tubetes de kani-kama
  • 1 colher (sopa) de óleo de gergelim torrado
  • suco de meio limão
  • Sal e gergelim preto a gosto (pus pouco sal, porque gosto de colocar um pouquinho de shoyo no meu prato)

Modo de Preparo:

Cozinhe o harussame em água fervente (na embalagem falou 5 minutos, então 5 minutos), o harussame pode ser mais fino, então leva menos tempo, até ficar transparente). Escorra-o e passe-o em água fria. Eu o escorri em uma peneira, pois ele é fininho, como explicou a Letrícia e também coloquei-o depois de escorrido em água gelada enquanto preparava o pepino e a cenoura. Desfiei os tubetes de kani e arrumei numa travessa o harussame escorrido, a cenoura por cima, os pepinos, o kani. Temperei e por último salpiquei gergelim preto. Todos aqui adoraram! Experimente e depois me conte. Vale por uma refeição leve, mas acompanhei com um filézinho de peito de frango grelhado.

Não é uma maravilha? Não temos palavras para descrever a obra de Deus!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Today's Flowers - As Flores de Hoje!

Peach flowers
§
Flores do pessegueiro
LUIZ SANTILLI JR. has sponsored a new meme... see Today's Flowers and join in us. (I will be open on Sundays at 9:00pm) .
LUIZ SANTILLI JR criou e está organizando o Today's Flowers. (As Flores de Hoje). Click aqui e participe! Todos os domingos as a partir das 21:00 hs.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Sky Watch Friday - A Lonely Girl at the Beach - Menina Solitária na Praia

This is one of the beautiful beaches in Brazil. It is Caraguatatuba beach, north of State of S. Paulo. The light sand and cristaline water is perfect to deep inside in their waves.
§
Esta é uma das belas praias do nosso Brasil. Caraguatatuba, litoral norte do Estado de S. Paulo. A areia clara e água cristalina é perfeita para dar um mergulho em suas ondas.

sábado, 9 de agosto de 2008

Bolo de Mandioca com Coco

Nada mais brasileiro do que este bolo. Feito somente com a mandioca ralada, não vai nada de farinha de trigo. Cremoso como só ele sabe ser, é feito pelo ingrediente que alimenta o Brasil de norte à sul, em suas mais diversas variações. Eu usei a mandioca aqui do sudeste comum branca.
Ingredientes:
1 kg de mandioca ralada
1 xícara de manteiga
2 xícaras de açúcar
5 ovos
1 colher (sopa) de fermento
1 xícara de leite de coco
Cobertura:
1 xícara de acúcar
1 xícara de água
1 1/2 xícara de coco ralado fresco ou de pacote, eu usei o de pacote, ralado mais grosso.
Preparo:
  1. Descasque e rale a mandioca. Reserve. Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Junte os ovos e bata mais um pouco. Adicione a mandioca ralada, o fermento e o leite de coco. Misture bem.
  2. Aqueça o forno em temperatura média. Unte uma forma de 25 cm de diâmetro com manteiga ou margarina. Use uma forma de aro removível, pois não é fácil desenformar este bolo, por ser molhadinho. Ponha nela a massa e asse por aproximadamente 30 min. ou até ficar bem dourado. Retire do forno e deixe esfriar para desenformar.
  3. Cobertura: Numa panela, ponha o açúcar e leve ao fogo, mexendo até caramelar. Adicione a água aos poucos, misturando até se dissolver o caramelo. Deixe ferver por 3 minutos. Junte o coco e misture, cozinhando por 2 minutos. Retire do fogo e ponha sobre o bolo ao servir, ou cubra todo o bolo.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

As Dez Mais do Blog - Top Ten Recipes

A Cris do From Our Home to Yours me pediu para mostrar quais são as 10 receitas favoritas de meu blog. Achei uma tarefa difícil, pois gosto de minhas receitas, mas sempre fico encantada com as receitas dos outros (A galinha do vizinho é mais gorda, né! heheh). Além disso muitas que publiquei foram retiradas de outros blogs, além de entrar definitivamente para o cardápio aqui de casa. Sendo assim, vou dizer minhas preferidas, mas uma ou outra não são de minha autoria.
E pensando em comidinhas e gostosuras, todos (as) nós que gostamos de culinária, de certa forma somos abençoados(as), pois podemos curtir fazer um trabalho que não é fácil, demanda tempo e dedicação e muito planejamento. Portanto, deixo uma mensagem para reflexão para tornar essa missão mais fácil, sem deixar o stress tomar conta da gente, o que é inevitável às vezes:
"Por isso voz digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber, nem pelo vosso corpo quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes?
Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai Celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? (...) Portanto, não vos inquieteis dizendo: Que comeremos? Que beberemos? ou: Com que nos vestiremos? (...) Vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
Buscai, pois, em primeiro lugar o seu reino e sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas." Mateus 6:25-33.
Veja agora as receitas preferidas do meu blog:
Clique nas fotos para ir para as receitas.

Frango Caipira com Polenta Cremosa

Brownies de Chocolate Meio Amargo

Kafta no Espeto e Babaganouch

Salmão Grelhado ao molho de maracujá

Cookies de Baunilha com Chocolate Meio Amargo

Lasanha à Bolonhesa do Papai

Petit Gâteau do Papai

Bolo de Limão com Sementes de Papoula

Cubinhos de Carne de Porco Oriental com Gergelim

Muffins de Mel e Gengibre

Pena que várias ficaram de fora, mas é só dar uma olhadinha e você encontrará várias outras que gostará. Na sessão de massas tem mais coisas deliciosas, nos bolos, saladas, enfim. Dá para contentar todos os gostos. Passo agora 5 amigas para participar da brincadeira:

1. Goreti

2. Téia

3. Silvinha

4. Giovana

5. Laurinha

As regras para escolha deste meme de receitas "As Dez Mais do Blog" :

  • Publicar 10 fotos das comidas favoritas do seu blog.
  • Indicar o nome e o link da pessoa que colocou você neste meme.
  • Passar a oportunidade para outras 5 pessoas e deixar a mensagem comentando nos blogs de cada uma (para avisá-las).

Agradeço a participação de todos e também agradeço a Cris por me indicar.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Pãozinho de Minuto Integral

Lá pelas 5 horas, bate aquela vontade de fazer um lanchinho, ou, melhor, quando chega uma vizinha ou uma amiga de surpresa para um bate-papo rapidinho e tudo acaba na cozinha. Neste dia você não fez nenhum bolo e nem foi à padaria ainda. Fácil, fácil, você prepara estes pãezinhos de minuto integrais. Saindo do forno, quentinhos, com manteiga, geléia, requeijão e claro, um cafézinho. Simplicidade e uma delícia de fim de tarde!
Ingredientes:
  • 2 ovos
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
  • 1/2 xícara de leite morno
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral ou de centeio
  • 1 xícara (chá) de maisena (amido de milho)
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo branca
  • 1 colher (sopa) de fermento
  • 2 colheres (sopa) de queijo ralado

Modo de Fazer:

Misture todos os ingredientes numa vasilha e vá mexendo com as mãos até a massa se tornar homogênea, se precisar pingue um pouco mais de leite. Depois faça bolinhas com a massa, não precisam ficar lisinhas, coloque numa assadeira untada com óleo ( passe o papel absorvente), só para não grudar e leve ao forno até dourar (aprox. 20 a 25 minutos). Sirva quentinho.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Sopa Creme de Talos de Brócoli Japonês

Apesar de já ter estourado o tempo para a apresentação da receita para a Campanha de Reaproveitamento Integral dos Alimentos patrocinado pelo blog Sabor da Fer Ayer, continuo a fazer isso em casa, pois me deparei jogando muitas riquezas no lixo orgânico. Resolvi postar esta sopa de talos de brócolis, que além de muito saborosa, é leve e light (pouquissímimas calorias).
Ingredientes:

  • 500 ml de água
  • 1 envelope de caldo de galinha ou legumes 0% de gordura (opcional)
  • 1 cebola grande picada
  • 1 talo de brócoli japones que sobrou quando outra receita foi feita com os buquezinhos do brócoli.
  • 2 colheres de sopa de creme de leite de soja (usei a marca Sollys, a que mais me agrada no sabor, isto é, não deixa sabor de soja para quem não gosta). Se preferir pode usar o creme de leite comum UHT light ou normal.
  • Sal e pimenta a gosto
  • Salsinha picada (usei a crespa)

Modo de Fazer:

Numa panela média, coloque a água, os talos picados e as cebolas, com um pouco de sal e coloque para ferver. Assim que ferver, acrescente o caldo de legumes ou galinha. Deixe o talo ficar bem molinho. Após, desligue e bata a sopa no liquidificador com salsinha. Volte o creme à panela e acrescente o creme de leite. Aqueça um pouco mais e sirva imediatamente. Coloque um fio de azeite extra-virgem no prato. Rend.: 2 porções grandes.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Semana Mundial da Amamentação

Quando vi a proposta desta campanha, tive dúvidas se ia participar ou não.
Como a maioria de vocês sabem, tenho duas filhas. Quando a primeira nasceu, eu passei por muitas dificuldades para amamentar, não que eu não quisesse, fiz de tudo para isso, mas não consegui.Ela chorava demais e eu vivia amamentando-a, horas e horas, mal acabava ela chorava de novo.
Fui ao pediatra e quase que não me orientou nada, ela já tinha dez dias, ele disse que era normal e mandou eu retornar só depois de 20 dias. Eu, exausta, sem saber mais o que fazer, fui para a casa de minha mãe em outra cidade e fui a outro pediatra conhecido da família.
Levamos o maior susto, pois minha bebê estava com o peso menor do que quando saiu do hospital. Claro que a ordem era salvar sua vida e introduzimos a mamadeira. Eu podia amamentar primeiro, mas assim que percebesse que não havia mais leite, dava a mamadeira.
Fiquei muito triste e angustiada, frustada por não poder amamentá-la mais. Logo ficou só na mamadeira, mesmo tomando cuidado com um bico de boa qualidade, destes da Nuk, na época, que fazia o bebê simular os mesmos movimentos da amamentação.
Fiquei tão traumatizada, que na segunda filha amamentei só nos primeiros dias, pelo menos o colostro ela mamou, mas logo senti que não tinha leite suficiente, e na época mãe de uma de 2a 9m e mais uma recém-nascida não ia dar para prosseguir.
A segunda também tomou mamadeira. Mas sempre procurei ter a maior intimidade com elas, tirava a blusa e o sutian deitava-as no meu colo para sentirem a minha pele e o meu coração batendo.
Tudo passa nessa vida, sei que há casos mais graves, e graças a Deus tudo correu bem depois. Foram lindas (ainda são, hehe), foram bebês felizes e graciosas, não deram trabalho, dormiam bem, comiam bem e acho que com amor e dedicação superei esta tristeza de não ter conseguido amamentá-las como queria por uma série de fatores.
Mas com muita alegria, minhas irmãs amamentaram muito bem seus filhos. A minha segunda irmã amamentou seus dois meninos e a terceira está amamentando a sua primeira princesinha de 3 meses e meio, e está indo muito bem. (foto acima)
Estou vendo 3 flores cor-de-rosa. Estou enganada????
Blog Widget by LinkWithin